TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Durkheim

Seminário: Trabalho de Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Seminário  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Durkheim trabalho

B)características

Para Durkheim, o objeto da Sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados como "coisas". Segundo Durkheim, o homem é um animal que só se humaniza pela socialização.

Para Durkheim, as características principais:

a) São coercitivos (coercitividade) – exercem uma força coercitiva sobre os indivíduos. Tudo que o homem faz, pensa e sente é condicionado pela sua convivência e aprendizado no grupo. Para Durkheim não existe vontade livre, uma vez que até os nossos mais secretos desejos são determinados pelo grupo social no qual estamos inseridos.

b) São exteriores (exterioridade) – existem fora dos indivíduos e bem antes dos mesmos. Ou seja, os fatos sociais são determinados por normas e regras que existem independente da nossa vontade, e fora da nossa consciência individual.

c) São Gerais (generalidade) – são válidos para todos os indivíduos do grupo social.

... beijão.

A)Objeto de estudo

Fato social

C)método de investigação

Karl Marx defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.

Max Weber defende o estabelecimento de um raciocínio lógico capitalista, que o mesmo denomina racionalismo; sendo esta leitura realizada através da comparação da Alemanha do período com outros países civilizados do planeta em condição de desenvolvimento semelhante, ou seja, com existência do capitalismo e de empresas capitalistas, sendo identificado na primeira uma estrutura social, política e ideológica ímpar, que pode se ditar como a condição ideal para o surgimento do capitalismo moderno, que defende a paixão pelo lucro como demonstração de prosperidade, fé e salvação. Neste contexto o autor expõe através do emprego do método e da pesquisa científica uma das várias facetas do capitalismo, o capitalismo ocidental, apresentando em sua obra científica como as principais características do Sistema Capitalista a organização capitalista racional do trabalho livre, a separação dos negócios da moradia da família e a implementação da contabilidade racional; da qual se origina a classe burguesa ocidental ligada estreitamente à divisão do trabalho.

Durkheim defende que o melhor método para se explicar a função do “fato social” na sociedade, seria através da observação, de maneira semelhante ao adotado pelos cientistas naturais, levando-se em conta, entretanto, que o objeto do estudo dentro da Sociologia tem peculiaridades próprias, distintas dos fenômenos naturais. No entanto, acreditava ele que investigando-se as relações de causa e efeito e regularidade, poderia se chegar a descoberta de leis, que determinassem a existência de um “fato social” qualquer e que por conseguinte, determinaria, este, a ação dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com