TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos A História do Serviço Social

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O objetivo desse estudo é refletir sobre a história do Serviço Social, assim como os desafios decorrentes dessas circunstâncias que se fazem presentes na contemporaneidade.

O estudo reafirma que a pesquisa é constituinte da prática do profissional do Serviço Social, junto às políticas sociais sendo determinada pela natureza interventiva, e pela sua inserção histórica na divisão sócio técnica do trabalho, facilitando o indivíduo, comunidade ou povo a ter acesso aos seus direitos.

Palavra-chave: Serviço Social, políticas sociais, prática profissional

Intodução

Para termos uma melhor compreensão da prática das políticas sociais junto ao Serviço Social, tornou-se necessário uma busca fundamental para o bem estar do cidadão. Essa política constituiu-se em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social, ou seja, uma política que responde principalmente aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.

Para tanto, temos que ter a compreensão do que é política e o seu objetivo, como ela se mostra, para termos uma visão melhor de como funciona.

Neste contexto da política, o Serviço Social se insere como uma profissão que ao longo dos anos vem se tornando uma das principais promulgadoras da proteção dos direitos humanos.

1 O que é Política Social

Política é a ciência da governação de um estado ou nação r também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.

O termo tem origem no Grego Politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é publico.

O significado de política é muito abrangente e esta, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço publico.

1.1.O papel do Educador Social e da Relação entre sua área de atuação e os conceitos de política

O papel do Educador Social e fundamental na vida do educando, sempre, estabelecendo algum vinculo, seja pelo toque no ombro, pelo ouvir, o olhar, uma palavra de conforto,...

Ele, o Educador Social é um agente de transformação junto a sociedade em que nesta troca com o educando descobre –se novos caminhos e alternativas desenvolvidas junto ao educando mesmo andando na contramão de um sistema numa via de mão dupla.

Entende-se que esta interdependência de vínculos entre ambos traz mudanças positivas para comunidade em seu meio inserido.

Importante este profissional conhecer um pouco da historia de vida de cada educando para então desenvolver atividades coerentes que possibilitem a mudança da realidade em que ele esta vivendo, muitas vezes com embates dentro de um contexto familiar.

O profissional do Serviço Social tem significativo papel de intervir nas políticas sociais que são criadas pelo governo para o Assistente social clarear o usuário dos seus direitos como cidadão levando o mesmo a conscientização de seus deveres para ter esses direitos públicos garantidos.

Para esta possível troca, importante o Assistente Social conhecer a sua trajetória em que a constituição federal tem um papel fundamental neste processo, por que reconhece o Assistente Social junto as políticas sociais e também na demanda da saúde e previdência social, compõem-se então o sistema de seguridade social brasileira inerentes a outras políticas.

Como profissionais de Serviço Social Somos mediadores das políticas publicas em que ele é respaldado podendo agir com propriedade, para ser um agente transformador, seja na singularidade de um usuário ou no coletivo de uma sociedade, povo e nação pois para isto ele planeja, executa as políticas publicas e programas sociais voltados para o bem estar coletivo e integração do individuo na sociedade.

Este profissional precisa fomentar a ética, os valores e dignidade. Que implica a ruptura do atual padrão de acumulação do capital pois ele tem o empoderamento e a flexibilidade que conduzem as relações pessoais através da empatia pelos usuários e relação interpessoais econômicas vigentes caminhando pela estrada da democrática e concretização das formas de cidadania, agindo com intrepidez no enfrentamento para solução efetiva das expressões.

2 . Gandhy – Questões Sociais

O filme Gandhi nos trouxe uma reveladora trajetória de um líder que conscientizou o povo de seus direitos, que ate então estavam esmagados por: discriminação racial, desvalorização do ser humano quanto a mão de obra, diferença de classe sociais e uma segregação religiosa.

Esta realidade contextualizada pelo filme assusta, mas é um fato que acontece desde antiguidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com