TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Marketing

Trabalho Escolar: Fundamentos De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A ideia desse trabalho é fazer uma análise da empresa Clássico Paisagismo, a fim de estudá-la e compreender como ela está atuando no mercado atual, suas características quanto à localização, tempo de mercado, estrutura, suas estratégias, etc.

A empresa está localizada na Avenida José Correia Machado, 578 – Todos os Santos, cidade de Montes Claros – MG. Trabalha com todos os tipos de clientes, pois oferece variedades disponíveis para todos os públicos e dispõe de prestação de serviços, como jardinagem, manutenção e projeta campos de futebol, além da loja de floricultura, estando no mercado há mais de 20 anos. Contém 11 funcionários. O lema da empresa é: “O estilo que faz a diferença.” Essa empresa acredita que a qualidade superior e com entrega mais rápido que diferencia dos concorrentes. Como dizem os clientes dessa: “O resultado final tem sua marca registrada.”

Com esse trabalho entende-se as estratégias dessa empresa e compreende-se a utilidade de se aprender Marketing, a sua importância dentro da empresa.

Kotler (2000) afirma que (...). Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Quando se usa uma definição gerencial, o marketing é frequentemente descrito como a arte de vender produtos (...).(2000 p. 30)

Desenvolvimento

Segundo Philip Kotler (2000 p. 37), 4p´s significa o Composto de marketing ou mix de marketing, é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado alvo. Há outras definições: “O conceito de composto de marketing é uma das idéias básicas do marketing”.

(WATERSCHOOT e BULTE, 1992, p. 84). Segundo Gombeski Jr. (1998), desde a metade dos anos 60, o paradigma da gestão do composto de marketing baseado nos 4Ps, o qual foi concebido por McCarthy, tem sido o modelo tradicionalmente utilizado pela maioria dos educadores e profissionais de marketing. A mesma constatação é feita por Waterschoot e Bulte (1992) quando afirmam que muitos autores seguem a classificação 4Ps, assim como sua subdivisão do P da Promoção. E, seguindo o primeiro p de produto, segundo Kotler e Keller(2006), produto é muito mais do que uma oferta tangível. É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser desde algo físico, passando por um serviço, até mesmo um simples evento. A empresa Clássico Paisagismo pode ser vista como uma empresa que trabalha com serviços especializados no paisagismo e com materiais diversificados como, por exemplo, flores, adubos, pedriscos, vasos, serragem, esterco, cascatas, artesanatos para interiores, oferecendo vários tipos de serviços para atender a todos os públicos.

O segundo p de preço, quantia em dinheiro que se cobra por um produto ou serviço, sendo o único elemento do mix de marketing que produz receita. Nessa empresa é compatível com profissionais do ramo no quesito mão-de-obra. Trabalha com o preço baseado na concorrência, sendo o método mais simples e, se for necessário, cobre ofertas sem prejuízos de qualidade para o cliente sem prejudicar no final do mês.

O terceiro p de praça, significa as atividades de distribuição da empresa que fazem com que o produto esteja disponível aos consumidores. Nesse fator, a empresa trabalha conforme solicitação de orçamento, licitações e relações públicas da empresa. Trabalha com pedidos nos locais pedidos, tendo a loja como local de ponto de venda.

E por último o quarto p de promoção, persuasão das vendas, ao diálogo existente entre o produtor e o consumidor, incluindo as informações e o marketing de relacionamento interativo. Essa empresa oferece promoções ao consumidor, como por exemplo:

* “Compre uma planta e ganhe de brinde o adubo”;

* “Compre o vaso e leve o pedrisco”;

* Taxa de entrega isento;

* 6 meses de garantia.

Antes de identificar os pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças, tanto interno quanto externo, é preciso defini-los e relacioná-los com a análise de SWOT, que “é uma forma muito difundida de fazer diagnóstico estratégico da empresa ou um produto”. Ela é dividida em duas partes: Ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos) e Ambiente externo (oportunidades e ameaças).

Pontos fortes: vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Nesse elemento, a empresa procura deixar estável seu capital para futuros projetos, busca desempenhar suas tarefas de modo que o resultado final faça a diferença com um serviço de ótima qualidade, favorece à loja com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com