TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Marketing

Artigos Científicos: Fundamentos De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 8

FUNDAMENTOS DO MARKETING

O Marketing, nas ultimas décadas, assumiu um importante papel dentro da administração moderna. Passou de uma função, inicialmente isolada das demais áreas das organizações, para uma filosofia de gestão empresarial responsável pela ligação de todas as áreas da organização.

De acordo com o SEBRAE (2009), Marketing é a área do conhecimento que contempla todas as atividades relativas às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Semelhantemente, Kotler e Armstrong (1998), definem Marketing como o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos adquirem o que desejam e necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.

Esse grupo de compradores reais e potenciais de um produto ou serviço é chamado por Kotler (2000), de mercado. A utilização do termo mercado pode variar entre os estudiosos, no entanto, nesse estudo, adotaremos esse termo para nos referir aos vários grupos de cliente, tais como:

• Mercado de necessidades: empresas de saúde, seguros, etc.;

• Mercado de produtos: o mercado de eletrônicos de consumos, etc.;

• Mercado demográfico: de uma geração específica;

• Mercado regionais: os de uma determinada localidade.

A idéia de ambiente de marketing é defendida por Kotler e Armstrong (1998), pois, para eles, a administração de marketing está inserida no macroambiente e no microambiente.

Uma empresa padece de forças que estão fora do controle do Marketing e que afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter ligações bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir.

O microambiente, segundo Kotler (2000), consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes, são elas:

• A Empresa: Todos os setores da empresa formam o ambiente interno e influenciam as ações de Marketing.

• Os Fornecedores: Fornecem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem influenciar o Marketing.

• Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais. Compreendem: revendedores (atacadistas, varejista, agentes); firmas de distribuição física (transportadoras, manuseios, etc); agências de serviços de marketing (ag. de propaganda, ag. de promoção, consultorias de marketing) e intermediários financeiros (bancos, financeiras, seguradores). A empresa deve relacionar-se efetivamente com os fornecedores e os intermediários de marketing a fim de melhorar seu desempenho.

• Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. A empresa pode ter cinco tipos de clientes: O mercado consumidor (indivíduos e famílias), o industrial (compra bens e serviços para processamento ou para usá-los em seus processos de produção), o mercado revendedor (compra para revender com lucro), o governamental (órgãos do governo que compram bens e serviços para outros que deles necessitem), o mercado internacional (compradores estrangeiros, incluindo consumidores, produtores, revendedores e governos).

• Concorrentes: estes devem influenciar nas tomadas de decisões, principalmente no que se refere ao preço, pois as empresas devem buscar mostrar aos clientes suas vantagens em relação aos concorrentes.

• O Público: é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa a atingir seus objetivos. Kotler (2000) apresenta sete tipos de públicos: público financeiro, público da mídia, público do governo, público de defesa do consumidor, público local, público geral, público interno.

Para Kotler e Armstrong (1998), o macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente. As principais forças do macroambiente de uma empresa são:

• Ambiente Demográfico: É o estudo da população no que se refere à localização, tamanho, densidade, faixa etária, sexo, raça, ocupação, etc.

• Ambiente Econômico: São os fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de consumo do cliente.

• Ambiente Natural: São os recursos naturais que afetam a atividades de marketing.

• Ambiente Tecnológico: É de extrema significância, pois a criação e o desenvolvimento de novas tecnologias geram grandes oportunidades.

• Ambiente Político/Legal: É composto de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e restringem várias organizações e indivíduos.O desenvolvimento do ambiente político afeta as decisões de marketing.

• Ambiente Cultural: É constituído, dentre outras coisas, por instituições que afetam os valores e os comportamentos da sociedade.

2.1.1.- SIM – Sistemas de Informação de Marketing

Para estruturar um Plano de Marketing é fundamental que se estruture um Sistema de Informações. Ele dará suporte aos responsáveis pelo marketing, com informações para que as decisões sejam tomadas baseando-se na realidade do mercado.

A Análise de Mercado tem como uma de suas atividades, a utilização do Sistema de Informações em Marketing, que segundo Kotler (2000), compõe-se de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões. No Sistema de Informações de Marketing, dados e informações são obtidos, processados e guardados para serem empregados nas decisões de marketing das organizações.

Os Componentes de um Sistema de Informações em Marketing são:

• Sistema de Informação Interna: são informações obtidas dentro da empresa, como por exemplo: relatórios sobre pedidos, vendas, preços, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar, etc..

• Sistema de Controle: é um conjunto de procedimentos usados pelos administradores para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos relacionados ao ambiente de marketing.

• Sistema de Pesquisa de Marketing: é o planejamento, coleta, análise, apresentação dos dados e descobertas importantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa. As Pesquisas de Marketing podem ser:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com