TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Historico E Teorico Metodologico Do Serviço Social Ii

Trabalho Universitário: Fundamentos Historico E Teorico Metodologico Do Serviço Social Ii. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  3.612 Palavras (15 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 15

Serviço Social – 3ª Série - Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II

HELENA O. da SILVA RA: 304749

ENILDA G. de OLIVEIRA RA: 384434

ANDRÉIA dos S. GONÇALVES RA: 363600

KARLA R. I. PEREIRA RA: 395890

SUELI FIGUEIREDO RA: 395416

CÉSAR A. FERREIRA RA 335790

Campo Grande,MS

Abril, 2013

Introdução

O Serviço Social é uma das ciências que estuda o comportamento e a vida humana, através dela foram desvendados inúmeros problemas desconsiderados pela sociedade e até mesmo impercebíveis pelos próprios indivíduos, o convívio e relacionamento encontrado na vida humana são alguns dos mistérios a serem desvendadas aos poucos pelos próprios homens, as variáveis envoltas do mundo humano alem de ser necessário o respeito é um dos elos existentes na necessidade encontrada para a convivência coletiva e individual.

O reconhecimento do Serviço Social no Brasil

O Movimento do Serviço Social constitui com a ruptura do serviço social tradicional, conservador, buscava uma nova identidade profissional com ações voltadas para as demandas da classe trabalhadora, passando a ter uma visão política da intervenção interação. O conceito do Serviço Social marcou a nação latino-americana, apontando pelo menos quatro conquistas nessa época no Brasil: intercâmbio e interação profissionais com outros países; a explicitação da dimensão política da ação profissional, que até então era uma dimensão ideológica; a interlocução critica com as ciências sociais, abrindo-se a novos fluxos (inclusive da tradição marxista) sincronizando-se com o pensamento social contemporâneo; a inauguração do pluralismo profissional: através da carta da cidadania surgiram diferentes concepções de natureza práticas do Serviço Social, inclusive como resultado do recurso a diversificadas matrizes teóricas metodológicas.

A retomada do conservadorismo pode foi percebida nos documentos de Araxá, ocorrido em 1967, conhecido como o I Seminário de Teorização do Serviço Social, tendo como objetivo repensar em maior profundidade a teoria básica do Serviço Social e sua metodologia. Sete encontros foram realizados para discuti-lo dando origem ao próximo que foi em Teresópolis , em 1970, sobre metodologia voltada para a prática profissional do Serviço Social, um método que defende ser científico. Oito anos depois (1978) realizou-se o encontro de Sumaré (RJ), objetivando a cientificidade do SS. A crítica á validade Da metodologia de trabalho americana, fator desencadeante do movimento de reconceituação, em razão da tomada de consciência da inadequação do preparo profissional para atender ás condições de subdesenvolvimento deste continente, essa tomada de consciência levou o Serviço Social a rechaçar o uso indiscriminado da metodologia recebida dos Estados Unidos e a uma revisão crítica das suas formas operativas.

A ruptura da herança conservadora expressas como uma luta por alcançar novas bases de legitimação da ação profissional, e de colocar-se a serviço dos interesses dos usuários. É relacionado também o III congresso e reinserção da classe operaria na política, portanto a importância deste movimento para a construção do Projeto Ético Político do Serviço Social. A construção desse projeto era a proposta ideológica construído diariamente, é constituído de três documentos: Diretrizes Curriculares, Código de Ética de 1986 e Lei 8.662\92, só foram possíveis a partir do reconhecimento da teoria social de Marx possibilitou nova visão da categoria. Para Netto: A existência deste Serviço Social crítico que hoje programa o chamado Projeto Ético Político é a prova conclusiva da permanente atualidade da conscientização humana como ponto de partida crítica ao tradicionalismo.

Através da conscientização tornou possível à formação de profissionais com novos perfis, criticando as vertentes individualistas, procurando embasamento cientifico e ético para sua intervenção, além de uma formação continuada, para respaldar o caráter moderno e atuante da profissão, formando uma nova identidade profissional. Representou para o Serviço Social o início de uma nova práxis um novo modo de refletir pensar e agir de maneira a criar vínculos com ações transformadoras que vai muito além do capital, como a “defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo”.

DOCUMENTO DE ARAXÁ

Os documentos dos seminários de Araxá, Teresópolis, apresentam um marco histórico do Serviço Social que refletiam os conceitos e a pratica do serviço social na época dos anos 1960 e 1970, que tiveram sua importância, sendo assim impossível analisar com os conceitos de hoje. O Documento de Araxá, tinha como proposta, colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas como capazes de formulá-las e administrá-las, ou seja, rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro.Mas o que rebate essa proposta não é só a demanda específica como a técnico-funcional numa moldura autocrática burguesa que a categoria profissional assume, e isto é uma polêmica que o documento deixou de relatar. De acordo com o Documento, o Serviço Social teria contribuição positiva no desenvolvimento através das mudanças nos aspectos econômicos, tecnológicos, socioculturais e político-administrativos. A direção dessas mudanças deveria ser induzida via planejamento integrado, a priorização é econômica e tecnológica, e suas dimensões sociais e políticas são associadas á cultura e a administração.

A compreensão da idéia principal está fortemente ligada ao caráter envolto a econômico e tecnológico, sobre uma ótica da dimensão social verdadeiramente relevante. Embora preocupado com a teorização do serviço Social, o Documento de Araxá não enfrenta explicitamente, pois acaba reduzindo Teorização a uma abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com