TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Historicos E Teoricos-metodologicos Para O Serviço Social

Artigo: Fundamentos Historicos E Teoricos-metodologicos Para O Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Anhanguera Polo Presencial Criciúma – SC

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social.

O SERVIÇO SOCIAL E AS QUESTÕES SOCIAIS

Professora: Mª Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutor presencial: Michele Piccollo

Grupo:

Guilherme Cavanholi Zanatta – RA – 446230

Miria Rejane Carboni Madeira – RA – 434614

Nei Alan Martins – RA – 426442

Criciúma 30 de setembro de 2013

CRICIÚMA - 2013

O SERVIÇO SOCIAL E AS QUESTÕES SOCIAIS

O SERVIÇO SOCIAL E AS QUESTÕES SOCIAIS

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada à disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodologico do Serviço Social, solicitado através do cronograma da disciplina.

CRICIÚMA – 2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 A QUESTÃO SOCIAL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 6

2.1 OS EFEITOS NO BRASIL 6

2.2 O ESTADO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 7

2.3 O RECONHECIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL 8

3 A ILUSÃO DE SERVIR 10

4 O NASCIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 11

5 PROBLEMAS SOCIAIS NA COMUNIDADE DE POÇO OITO-IÇARA-SC 12

5.1 IMAGENS DO LIXÃO 13

5.2 TRABALHANDO A QUESTÃO SOCIAL DOS CATADORES 14

5 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Este relatório cientifico, tem por objetivo numerar o momento histórico em que se deu o nascimento do Serviço Social enquanto profissão, bem como as lutas enfrentadas pelos primeiros Assistentes Sociais.

Abordando temas de grande discussão na sociedade e questões sociais ainda sem respostas. Destaca as lutas de classes em especial a luta desencadeada com a revolução industrial e o crescimento do capitalismo.

Finaliza o relatório contextualizando a questão social dos catadores de lixo na comunidade de Poço Oito, Içara – SC.

2 A QUESTÃO SOCIAL NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O filme nos mostra a dura realidade ocorrida no período da Revolução Industrial, onde o capitalismo imperava sedento por mão de obra barata e trabalho individual extremo.

Nesta realidade o que vimos é uma maioria de indivíduos desempregados, pois a mão de obra era substituída por máquinas que faziam o trabalho de muitos empregados, essas pessoas desempregadas viam-se sem saída, pois com a família para sustentar e sem ter o que ganhar, muitas vezes entravam para o mundo do crime, como forma de obter sustento aos seus filhos.

Ainda em relação ao filme, podemos afirmar que os trabalhadores nesta época contavam com seus sindicatos para reivindicar seus direitos, pois para os empregadores o que se visava era lucro acima de tudo, o indivíduo enquanto ser humano não poderia exercer o mínimo de direitos, esse mesmo ninguém tinha, muitas vezes o indivíduo que realizava sempre o mesmo tipo de trabalho, não tinha suas habilidades desenvolvidas pois o empregador não se preocupava em saber se ele tinha determinado conhecimento em alguma outra área que não fosse a sua, a função do empregado era apenas realizar aquela determinada função sem tempo para suas necessidades e muito menos para descanso.

O empregado via-se estressado, cansado, pois por repetir inúmeras vezes às mesmas ações, os sindicatos se uniam também aos desempregados e aos empregados insatisfeitos também, toda a população encontrava-se num verdadeiro caos devido à insatisfação.

2.1 OS EFEITOS NO BRASIL

No Brasil a Revolução Industrial acontece após a migração de muitos agricultores que não recebiam apoio do governo, então migravam para o Distrito Federal, que no começo era localizada na cidade do Rio de Janeiro, cidade em que o desenvolvimento industrial encontrava-se em expansão, com todo esse movimento na indústria também cresceu a importação dos produtos produzidos no Brasil, necessitava-se construir estradas e ferrovias e para isso muita mão de obra.

Com a expansão comercial e a exploração demográfica, iniciava-se no Brasil o que chamamos de favelas, ao longo dos morros, as pessoas utilizavam para fazer suas casas, com toda essa mão de obra que existia o que se precisava então era que essa mão de obra fosse disciplinada para o trabalho, com esse objetivo o Estado, passa para o serviço Social a importância de estar exercendo essa função.

O Serviço Social surge com o movimento da Igreja Católica em estar inserida nas comunidades como forma de recristianizar os indivíduos para mantê-los sob a supervisão das classes dominantes e do Estado, o governo desenvolve o reconhecimento da cidadania Social, através de uma legislação social e salarial, atendendo assim em partes as reivindicações da população, que se baseava em alimentação, moradia e saúde.

Com este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com