TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológico Do Serviço Social III

Ensaios: Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológico Do Serviço Social III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  3.332 Palavras (14 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

(4ª SÉRIE)

Cunha, Nádia Helena¹; Reis, Juliana Rodrigues de S.² ; Ferreira, Gislaine Zamotelli³; Macorin, Priscila4

email: nadiacunha07@hotmail.com, RA: 391560¹

email: julianaeanderson@hotmail.com, RA: 375689²

email: gislainez86@hotmail.com, RA: 374414³

email: primacorin@hotmail.com, RA: 4387574

ORIENTADORAS: Gomes, Profª. Ms Elaine Cristina Vaz Vaez (Tutora a Distância);

D´ávila, Profª. Erica Sanches (Tutura Presencial);

Bauru, Novembro, 2013

LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

RESUMO

O trabalho apresentado realizou um resgate desde as primeiras formas de organização do trabalho até a contemporaneidade. Levando em consideração as transformações ocorridas no mundo do trabalho, as quais afetam todas as profissões não sendo diferente com o serviço social. Um profissional contemporâneo necessita ter um novo olhar no sentido de ver os instrumentais como um conjunto articulado de técnicas que permite a operacionalização do Serviço Social. É preciso ter criatividade no uso dos instrumentais, pois ele por si só não define uma intencionalidade pautada numa perspectiva atual e sim o profissional que as define, mas para isso é preciso que haja habilidade e conhecimento para dominá-lo. Indiscutivelmente, para o desenvolvimento das ações é preciso o uso dos instrumentais.

Palavras-chave: demandas, respostas, serviço social; trabalho, prática profissional, assistência social

ABSTRACT

The presented work conducted a rescue from the earliest forms of work organization until the present. Taking into account the changes in the world of work, which affect all professions no different with social service. A contemporary professional needs to have a new look in order to see the instruments as an interconnected set of techniques that allows the operationalization of Social Service. It takes creativity in the use of instruments, because it alone does not define intentionality ruled an updated perspective but the professional that defines, but it is necessary to have knowledge and skill to master it. Arguably, the development of the actions it takes the use of instruments.

Keywords: demands, responses, social work, work, work practice, social assistance INTRODUÇÃO

No século XX surgia o Serviço Social como uma disciplina de intervenção. Ao longo dos anos esta foi-se modificado e transformando-se para conseguir arranjar soluções e dar respostas aos vários problemas que este mundo tem sofrendo. O Serviço Social rompeu totalmente com as práticas conservadoras, pois o avanço do mundo

tem contribuído para a reformulação de práticas tradicionais. Com esta demarcação o Serviço Social coloca hoje em dia alguns desafios imperativos. O assistente social atualmente vê-se no meio de várias mudanças sociais, ou seja, isso significa que este tem vários novos desafios para resolver, para procurar soluções para solucionar os vários problemas que esses novos desafios trazem. Foi-me proposto a realização de um papel no âmbito da disciplina de Fundamentos Histórico-Metodológicos do Serviço Social III. Dos conteúdos programáticos que se encontravam no programa da disciplina, propostos pela professora para a realização deste trabalho, o que mais me fascinou e que despertou logo a minha atenção foi “O Serviço Social de hoje: e os desafios da atualidade".

Embora fascinante, na minha opinião, e com toda a pesquisa que fiz, este é um tema ainda pouco abordado na sociedade... 1. SERVIÇO SOCIAL ONTEM E HOJE. 1.1. A importância do Serviço Social junto ao idoso.

O mundo posto em movimento tem exigido da sociedade uma nova visão acerca das relações sociais, impulsionando jovens e “jovens” maduros ao estreito convívio e o repensar de seus valores, especialmente quanto à pessoa idosa, e a necessidade de resgate como ser social. Neste contexto, o Serviço Social pode promover a valorização do idoso e a compreensão que é pessoa dotada de direitos, merecedora de reconhecimento como ser pensante, que atua e ainda pode contribuir a sociedade e a família. Dentro de um olhar histórico, em que o Serviço Social emergiu fundamentado pelo pragmatismo, e utilitarismo americano, norteado na Europa pelos valores religiosos, temos no Brasil, a partir da década de 1980 um Serviço Social voltado a responder as contradições sociais vigentes, advindos da modernização industrial. Um Serviço Social que pode orientar e conscientizar a sociedade sobre o verdadeiro papel do idoso, garantindo seu lugar em uma sociedade de avanços tecnológicos e de inovação. Ao Serviço Social a ponte para o diálogo acerca da importância do idoso, fazendo com que o idoso se veja em uma situação de inclusão social, e não de exclusão, percebendo ser individuo detentor de deveres, e, sobretudo de direitos, redescobrindo assim sua verdadeira identidade. Cabe, portanto, ao Estado, a família e a sociedade, segundo a Constituição Federal o amparo a pessoa idosa, o que na prática pouco se verifica. Neste contexto o Serviço Social, tem a missão de resgatar a dignidade do idoso, promover a integração com outras pessoas, especialmente com a família.

O Serviço Social buscou em meio às décadas se configurar como uma profissão que agisse de forma integral com o individuo social. Grandes foram às dificuldades , pois o mesmo nascera do berço da caridade filantrópica e se desfazer desses ideais custou preço para mudanças e rupturas para a consolidação de uma verdadeira profissão para uma sociedade. Frente às transformações do mundo globalizado está inserido o assistente social para encontrar respostas sólidas as especificidades da questão social, sendo esta, segundo Neto, O conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos que reclamados pela classe operária

no curso da consolidação do capitalismo. É dentro desse contexto que estamos inseridos como profissionais do Serviço Social, lutando por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com