TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social III

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  5.783 Palavras (24 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 24

Introdução :

O Serviço Social buscou em meio às décadas se configurar como uma profissão que agisse de forma integral com o individuo social. Grandes foram às dificuldades , pois o mesmo nascera do berço da caridade filantrópica e se desfazer desses ideais custou preço para mudanças e rupturas para a consolidação de uma verdadeira profissão para uma sociedade.

Frente às transformações do mundo globalizado está inserido o assistente social para encontrar respostas sólidas as especificidades da questão social, sendo esta, segundo Neto, O conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos que reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo.

É dentro desse contexto que estamos inseridos como profissionais do Serviço Social, lutando por uma sociedade mais justa com valores e ideais respeitados através dessa profissão que é imprescindível para o coletivo.

Etapa 1- O SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS ATUAIS

O Serviço Social nos dias de hoje é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Inserido nas mais diversas áreas (saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, o assistente social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo e de prestação de serviços.

A direção social atualmente hegemônica não se inspira em valores religiosos ou morais, reconhecendo que o objeto de atuação do Serviço Social são as múltiplas expressões da questão social, tão evidentes na sociedade capitalista.

A partir de várias lutas e conquistas, o serviço social ganha prestígio da sociedade com a nova visão de execução de políticas públicas e profissão de luta pelos trabalhadores. Nesse contexto com o surgimento do Projeto Ético-Político e o avanço do mesmo na década de 1980 devido a acontecimentos como o Código de Ética de 1986 que se consolidou na década de 1990.

Também em 1993 foi sancionada a lei orgânica da Assistência Social (LOAS) lei 8662/1993, que regulamentou a profissão de Serviço Social. A década de 1990 foi um vôo alto para o Serviço Social, como afirma Iamamoto:

[...] deu um salto de qualidade em sua autoqualificação na sociedade. Essa adquiriu visibilidade pública por meio do Novo Código de Ética do Assistente Social, das revisões da legislação profissional e das profundas alterações verificadas no ensino universitário na área. (...) houve, também, um adensamento do mercado editorial e da produção acadêmica. (...) Os assistentes sociais ingressaram nos anos 90, como uma categoria que também é pesquisadora, reconhecida, como tal, pelas agências. (Iamamoto, 1998, p. 51)

O projeto profissional elenca os princípios que orienta a atuação profissional, seu relacionamento com os usuários, com as outras profissões e instituições.

Vivemos hoje em profundas mudanças sociais, econômicas, culturais, enfim uma grande demanda para os novos assistentes sociais que através desses reflexos deve aprofundar seu conhecimento na realidade e através de embasamentos teóricos, praticidade profissional superável, expressando a habilidade para a dinâmica social.

O trabalho do assistente social pode produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais e culturais da vida de seus usuários, em seu acesso e usufruto de políticas sociais, programas, serviços, recursos e bens, em seus comportamentos, valores, seu modo de viver e de pensar, suas formas de luta e organização, suas práticas de resistência. (YASBEK, 2002, p. 180)

Relatório Parcial dos passos vistos logo a cima 1 e 2

O Serviço Social não é mais o mesmo de tempos remotos, porém a sociedade também não é, e requer do Serviço Social a sua capacidade de mostrar respostas esperadas a população. Vivemos em um tempo de ganhos com a facilidade tecnológica que nos cerca, para a apresentação de um profissionalismo com autenticidade e referência para atuar em todas as dimensões da questão social.

Sendo assim o Serviço Social não é um mundinho fechado, mais uma imensidão de relacionamentos sociais, onde o mesmo está inserido no campo governamental, privado, terceiro setor e entra em uma rede de encontros de demandas sociais múltiplas.

Saber atuar com atores e políticas sociais requer atualmente um profissional atrelado a novas teorias e práticas no núcleo do projeto ético-político. Dar respostas as demandas presentes é o nosso papel, pois assim teremos uma sociedade com conhecimentos e participação como cidadãos de direitos

Desde o princípio acadêmico a formação profissional vale ressaltar que estamos inseridos em uma profissão de mudanças constantes, com isso como ficaremos parados? Somos responsáveis em zelar e continuar zelando por tão grandes conquistas do Serviço Social até os dias de hoje, sabendo que a sociedade não espera por mais um profissional, mas pelo profissional.

O Serviço Social enquanto profissão esta inserida na totalidade da sociedade capitalista, esta não esta indiferente aos ajustes e reformas, muito pelo contrário, além de ser uma profissão atingida enquanto classe trabalhadora que esta sujeita as transformações do mundo do trabalho com a reforma do Estado, ao trabalhar com esta classe que esta cada vez mais pobre e mais carente de serviços sociais, deve responder positivamente e rapidamente as necessidades. Cada vez mais e exigindo mais ao Assistente Social uma formação continua, critica e direcionada para o fim de exploração desta e de outras classes. Isto não significa que o Serviço Social rompeu totalmente com as práticas conservadoras, pois o avanço do mundo tem contribuído para a reformulação de práticas tradicionais.

Com esta demarcação o Serviço Social coloca hoje em dia alguns desafios imperativos, os quais são:

* Construir coletivamente estratégias para que os fundamentos que orientam o Projeto ético político sejam apreendidos pelo conjunto da categoria profissional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com