TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social II

Exames: Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1 -

PASSOS 1 e 2

A definição de Serviço Social passa por mudanças no modo de ver e exercer suas práticas, uma vez que não só o contexto, mas a visão e os objetivos também mudam, onde o funcionalismo da prática do Serviço Social é vista com maior amplitude maior eficácia nas estratégias de ação do profissional.

Apesar das muitas definições do termo Serviço Social, vemos no final que a intenção é a mesma que é a de promover o bem estar e ajustamento da pessoa humana como indivíduo ou como grupo à comunidade. Os problemas sociais são denominados de “deficiências sociais”, que devem ser enfrentadas “por meios científicos”, conforme definição adotada no 1º Congresso-Brasileiro de Direito Social de 1941: “Serviço Social é toda a ação dos poderes públicos, dos indivíduos ou das obras particulares tendo por objetivo prevenir, curar ou minorar por meio científicos as deficiências dos indivíduos e das coletividades”.

Os profissionais do serviço social na área da saúde, em especial do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) realizam varias atividades como Triagem de demanda; visitas domiciliares para analisar as condições do paciente em casa e investigar o vínculo familiar, as condições socioeconômicas e incentiva-los para o uso da rede de serviços; orientações sobre benefícios sociais e previdenciários; parecer social com objetivo de ajudar o usuário ao auxilio doença, sempre é utilizado pela justiça; relatórios que descreve e relata os casos. Existe um grupo de familiares cuidadores que facilita o dialogo e o vínculo do usuário e a família junto à instituição. São realizados encontros educativos itinerantes; reuniões com a atenção básica, comunidade e associações comunitárias facilitando assim o diálogo e abordando sobre a desmitificação da doença mental.

A ideia inicial de aplicabilidade do Serviço Social era a de caridade, mas com as mudanças de postura e a ruptura com a filantropia, e a piedade, muda-se então para uma visão técnica e científica promovendo então a adaptação do sujeito ao seu meio trazendo a satisfação consigo mesmo e dentro das relações psicossociais essa nova visão tem como objetivo fortalecer o funcionalismo das potencialidades e a adaptação do individuo, ou grupo.

O profissional do Serviço Social deve abandonar seus conceitos retrógrados e sua postura autoritária para ver e fazer um diagnóstico mais complexo, abandonando a postura moralista e aplicando o conhecimento com competência no enfrentamento das situações, nessa perspectiva o Serviço Social pressupõe os princípios dos direitos humanos e a justiça social, cabe ao profissional à concretização na prática.

O conhecimento do passado a origem da profissão nos leva a redefinição não só dos objetivos e formas da aplicabilidade do Serviço Social, mas principalmente uma nova visão das possibilidades da profissão e reformulações teóricas e práticas, o período da reconceituação foi marcado por impasses, crises e ganhou força com questionamentos, contestações, reelaborações que culminou no reconhecimento de que a profissão se sintoniza com "as solicitações de uma sociedade em mudança e em crescimento".

Devido à crise do Serviço Social tradicional em 1960, quando iniciou o seu processo de erosão, sendo esta tributária dos movimentos libertários da década de 1960 originando alguns movimentos, podendo citar entre eles, o movimento do negro, o movimento da mulher e o movimento ambientalista, os quais colocavam em xeque a ordem burguesa, chamada também de sociedade capitalista e, como tal, o Estado e as instituições publica.

No Brasil, o encontro regional de escolas de Serviço Social do nordeste (1964) é considerado a primeira manifestação grupal de crítica ao Serviço Social tradicional e o ensaio de reconceituação (docentes e profissionais posicionam os métodos de intervenção face à realidade subdesenvolvida do nordeste). Dando ênfase à crítica quanto ao aspecto economicista e adota o processo de conscientização na linha de libertação do oprimido

ETAPA 2

PASSOS 1, 2 e 3

A perspectiva modernizadora constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil e o movimento de reconceituação começa no Cone Sul da América - latina, sendo realizado em 1965, o 1º seminário regional Latino-americano de Serviço, Social, que foi em Porto Alegre e se espalhou pelo resto do continente ao longo de aproximadamente uma década, sendo relacionados na sequência os principais deles:

Seminário de Araxá

O 1º seminário de teorização foi realizado em 1967, em Araxá MG, o seminário teve como objetivo discutir a pratica profissional dos Assistentes Sociais. A atuação dos assistentes sociais foi dividida em dois níveis: A macro atuação e a micro atuação. Na micro atuação a pratica profissional se volta para a prestação de serviços direto, são os trabalhos voltados para a população, grupos e comunidades. A macro atuação vai tratar da atuação profissional voltada para a política e planejamento. “Essa integração supõe a participação no planejamento, na implantação e na melhor utilização da infraestrutura social” (CBCISS 1986, p. 31). Neto (2011, p.173) acha a proposta um tanto exagerada, no entanto foi importante para dar autonomia ao profissional não de participar somente da execução das políticas mais também do planejamento.

No seminário de Araxá surge a ideia de que o documento vai conduzir à adequação da metodologia as funções do Serviço Social. Neto coloca ainda que o documento de Araxá seja omisso em relação a abrir espaço para polemização acerca dos conteúdos das políticas sociais.

Seminário de Teresópolis

Realizado em janeiro de 1979 no Estado do Rio de Janeiro na cidade serrana de Teresópolis, o II seminário de teorização foi realizado pelo CBCISS e teve como tema a “Metodologia do Serviço Social”. O seminário teve como objetivo a requalificação profissional do assistente social, tendo em vista que na época da ditadura o profissional do Serviço Social era obrigado a atuar nas instituições adaptadas aos projetos da autocracia burguesa. Com as formulações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com