TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologico

Exames: Fundamentos Sociologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentos Sociológicos da Educação

“Sociologia da educação e sua representação na sociedade”

Introdução

O objetivo desse trabalho é compreender a importância da sociologia na educação, quais foram as suas contribuições, entender os conceitos de ensino, sociedade e cultura.

Fazendo assim uma reflexão dos textos lidos, dando inicio ao texto argumentativo, desenvolvendo assim nossas competências e habilidades ao longo de nosso trabalho vamos relatar aquilo que aprendemos e entendemos.

Este trabalho vem nos ensinar que na sociologia da educação é preciso atuar no cotidiano da comunidade, reconhecer suas estruturas e formas de organização social, permitindo assim um pensamento critico e sua importância em diversos assuntos relacionados à sociedade.

È preciso muita leitura para entender os principais objetivos e contribuições para nossa educação. Espero que consigamos assim atingir os objetivos propostos.

Desenvolvimento

Etapa1

A Sociologia tem com objetivo estudar a sociedade e sua organização social, sabendo então que a sociologia nasce da própria sociedade e estudam e pesquisam os grupos étnicos, as classes sociais, gêneros, violências, família, estado, escola, religião, etc.

A Sociologia da educação tem contribuído para a fundamentação de diversas disciplinas que fazem parte do currículo educacional, por ter um olhar sociológico sobre o processo educativo e para a compreensão da realidade educacional no Brasil.

A educação visa formar indivíduos para uma vida em sociedade, proporcionando um ensino voltado para diferentes classes sociais e grupos étnicos.

Para conhecer as principais discussões da Sociologia é preciso estudar e entender o embasamento teórico de alguns dos grandes nomes que contribuíram na história da sociologia.

O pensamento de Comte foi um marco muito importante e consiste em uma forma de pensar, uma filosofia que acredita na existência de um caminho, uma ordem para que cada sociedade evolua e alcance o progresso.

Já Durkeim consolidou a Sociologia como ciência, se empenhou em fazer da Sociologia uma ciência independente e com método próprio.

Marx estudou o nascimento e desenvolvimento do capitalismo, denominou a sociedade moderna, dividida em duas classes sociais: proletariado e burguesia.

Weber defendia uma educação que formasse indivíduos, dando-lhes liberdade, estimulando-os a refletir por meio do conhecimento.

Marx foi eleito o filósofo mais importante de todos os tempos.

Etapa 2

Passo 2

Vivemos hoje em uma sociedade bem mista, com pessoas de varias etnias, religião, classe social e culturas diferentes, mas a maioria dessas pessoas tem um único objetivo, viver em uma sociedade justa, mas estamos vivendo em uma época onde a tecnologia tomou conta de nossas vidas, o consumismo cresce rapidamente a cada dia, nossas crianças já não brincam mais como antigamente, eles têm outros sonhos e objetivos, não se preocupam com o futuro, vão para a escola só por que são obrigados pelos pais. Na escola não tem mais o respeito e admiração pelo professor, os alunos não se preocupam em estudar não gostam de serem cobrados, mas a sociedade não pode desistir desses jovens que vão dar continuidade no futuro.

Temos também a diversidade de culturas, a maioria delas que vieram de regiões pobres e secas do interior do país, temos também imigrantes que vieram de outros países e são recebidos por aqui, temos também a questão da religião, que cresceu o numero de igrejas evangélicas, e outras religiões.

A escola deve levar em conta todas essas diferenças, criando aulas diversas atendendo a todos os públicos sejam eles ricos ou podres, negros ou brancos, católicos ou evangélicos, enfim repeitando as diferenças da cada família.

Etapa 2

Passo 4

Ao observar os quadrinhos obervamos que o primeiro refere-se a uma reflexão sobre água Mostrando água em abundancia, potável que flui das montanhas, que em seguida vem nos advertir sobre o desperdício, tal como o banho demorado, escovar os dentes com torneira aberta, enfim a falta de consciência com o desperdício observou que uma coisa leva a outra, quando há desperdício a mau trato como, terreno sujo, rios poluído com garrafa pet, pneus e etc. Não temos á

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com