TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologicos

Resenha: Fundamentos Sociologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Resenha  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  199 Visualizações

1. Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

Segundo Marx a educação é um fator histórico que é moldado a partir das mudanças econômicas e sociais, onde a educação deve ser transformadora, onde se tenha como objetivo a sociedade. Pensando no âmbito escolar, a prioridade não é formar o aluno para o convívio da sociedade mas para o trabalho pois a sociedade é cheia de regras não dando a oportunidade do educando para fazer suas escolhas, mas sim obrigando ele a ser o que não quer.

A educação deve ser como arma capaz de transformar o ser humano e a sociedade onde vive. Ele acreditava na capacidade de superação do ser humano.

2- Retome sua trajetória escolar e pense em suas experiências escolares. Tente se lembrar se algum dos seus professores dos ensinos fundamental e/ou médio se comportavam como os burocráticos-disciplinadores, criticados por Weber. Reflita, então:

O comportamento do professor segundo Weber é de pesquisador, aquele que vai além do conhecimento que vai sempre em busca da verdade, e que influencie o seu aluno a ser pesquisado buscando educa-lo e leva-lo a reflexão que se aproximem de sua realidade, com aulas sempre criativas

Estar sempre atento ao que acontece no mantendo atualizado, buscar sempre novas ideias, é alguma maneira do professor alcançar seus objetivos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com