TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologicos Da Educaçao

Dissertações: Fundamentos Sociologicos Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

Piaget

Segundo o autor o desenvolvimento humano surge através do choque entre a convivência entre indivíduos com interesses diferentes, promovendo então a busca pelo acordo em comum (democracia), alega que a lógica é um produto social.

A motricidade é o estudo dos movimentos que implica aprender sobre as decisões que tomamos acercados movimentos, mas também na maneira como desenvolvemos as decisões e produção de atividades motoras. A capacidade de movimentos permite respostas adaptativas ao ambiente, isto implica que a nossa orientação de atenção se concentra mais nas ações que fazemos do que nos movimentos propriamente ditos. Através do movimento a criança, começa a conhecer-se a si própria, aos outros e os objetos. Pelo movimento comunicamos e relacionamo-nos com tudo o que nos rodeia, sendo através da atividade motora que a criança percorre o seu trajeto de desenvolvimento e por adaptações sucessivas vai adquirindo informações complexas, variadas e progressivamente mais elaboradas. Cognição Ato ou processo de conhecer inclui estados mentais e processos como pensar, a atenção, o raciocínio, a memória, o juízo, a imaginação, o pensamento, o discurso, a percepção visual e audível, a aprendizagem, a consciência, as emoções.

Vygotsky

A relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem está atrelada ao fato de o ser humano viver em meio social, sendo este a alavanca para estes dois processos. Isso quer Dizer que os processos caminham juntos, ainda que não em paralelo. O desenvolvimento não acontece sozinho, mas si através de mediação e do meio social onde vive. | Para Vygotsky, não é suficiente ter todo o aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o indivíduo não participa de ambientes e práticas específicas que propiciem esta aprendizagem. Não podemos pensar que a criança vai se desenvolver com

o tempo, pois esta não tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinho o caminho do desenvolvimento, que dependerá das suas aprendizagens mediante as experiências a que foi exposta.Neste modelo, o sujeito no caso, a criança é reconhecida como ser pensante capaz de vincular sua ação à representação de mundo que constitui sua cultura, sendo a escola um espaço e um tempo onde este processo é vivenciado, onde o processo de ensino envolve diretamente a interação entre sujeitos. | A proposta interacionista:- Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.

Wallon |

DESENVOLVIMENTO HUMANO | MOTRICIDADE | LINGUAGEM E COGNIÇÃO |

Buscando compreender o psiquismo humano, Wallon volta sua atenção para a criança, pois acredita que através dela é possível ter acesso à gênese dos processos psíquicos. De uma perspectiva abrangente e global, investiga a criança nos vários campos de sua atividade e nos vários momentos de sua evolução psíquica. Enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nas diferentes etapas, os vínculos entre cada campo e suas implicações com o todo representado pela personalidade. | Para Wallon até os 3 anos de vida a aquisição da marcha e apreensão que dão a criança maior autonomia na manipulação de objetos. É importante estar atento a fatos, onde os primeiros gestos, antes de serem emocionais, exceto o choro, são gestos impulsivos. São aspectos ligados tanto a parte da motricidade, como do pensamento. A motricidade tem um caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento, quanto pela maneira com que ele é representado. Para Wallon, “o pensamento da criança, precisa da gestualidade como suporte”, logo como formar seres pensantes, se os obrigamos a ficaram sentados nas cadeiras das salas de aula? | A teoria de Wallon visa à valorização da interação com os elementos da cultura, por estar baseada no pensamento que se estrutura por meio da linguagem, isto é, o pensamento expresso pela fala e organizado pela linguagem.

Waldorf (Rudolf Steiner) |

DESENVOLVIMENTO HUMANO | MOTRICIDADE | LINGUAGEM E COGNIÇÃO |

A vivência deve preceder a teoria. Deste modo, o método prevê que o currículo escolar deve ser individualizado e levar em conta apenas as necessidades de aprendizado do aluno em cada fase da sua vida. | Na criança, todos os órgãos de percepção sensória estão abertos e, a partir de uma intensa atividade em seu interior, ela responde com a repetição dos estímulos vindos do ambiente exterior, a IMITAÇÃO. Essa imitação é a grande força que a criança de 1° selênio tem disponível para a aprendizagem, inclusive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com