TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologicos Da Educação

Trabalho Universitário: Fundamentos Sociologicos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia

Disciplina:Fundamentos Sociológicos da Educação

Turma: N – 40

Nayana Pereira Braga RA – 380443

nayana_braga18@hotmail.com

Rita Grazieli Barrios Werlang Marques RA – 380438

ritagrazieliwm@r7.com

Sociologia da Educação e sua representação na sociedade.

Professor (a): Ma. Mariciane Mores Nunes.

Tutora Presencial: Maria Cristina da Silva

Luziânia, 20 de Novembro de 2013.

Introdução

A educação comporta todos os processos que contribuem para a formação e mudança da consciência e do caráter das pessoas. A análise da vida social fundamentava-se em uma dialética que tentava ocasionar mudança através de fatos concretos. É não, ter na educação o meio de dominação política, que servi a conduta do comunismo. Marx enfatiza que a mudança organizacional tem que ser na estrutura social, quando diz que:

“(...) A educação é peculiar no sentido de que...” de um lado, é preciso que as circunstâncias sociais mudem para que se estabeleça um sistema adequado de educação, mas, de outro lado é necessário um sistema educacional adequado para produzir-se a mudança das circunstâncias sociais (MARX, 1964, p.83).

A Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas e a sociedade em que vivem e interagem nela, surge em decorrência aos acontecimentos de duas grandes revoluções sociais: a revolução industrial e a francesa, onde nesse período a sociedade e os cidadãos que a compunham passavam por grandes transformações. Essas transformações originaram-se por grande parte de indagações e descontentamento presentes na maioria cidadãos, que iniciaram uma série de manifestações motivados por pensamentos de renovação social. O foco principal dessas revoluções era a derrubada do poder que estava centralizado nas mãos de poucos e contra a opressão da massa.

Com o passar dos tempos a Sociologia foi integrada a vários campos que compõem a sociedade, exercendo o papel de preparar os indivíduos para conviverem de forma harmoniosa no meio em que vivem, respeitando as diferenças de cada um. Ela define qual os principais parâmetros e definições da sociedade.

Na educação a sociologia exerce papel de aprendizagem para a convivência e interação com indivíduos que possuem particularidades distintas, aplicando as principais definições da sociedade, já que a ideia principal da educação é a construção do cidadão. O movimento de lutas por um sistema de educação de sucesso vem se construindo historicamente em um processo lento que remonta às lutas dos setores populares por educação e de uma luta por espaço para todos e pela igualdade social.

Visto que, as estruturas sociais econômicas, ideológicas e políticas são interligadas com as contradições internas desta luta de classes. Neste contexto, a divisão social do trabalho e os interesses do capital, legitimam e corroboram as desigualdades sociais. A função básica da educação é justamente a de transmitir os valores morais, o professor exerce o seu poder em nome da sociedade instituída. Os fatos sociais são considerados como externo e coercitivos de que a relação entre educação e sociedade, abriu as portas do conflito em educação. Dessa maneira, o meio social é analisado como local de uma enorme segmentação, diferentes grupos lutando por recursos limitados.

Ensino, cultura e sociedade

O filme apresenta a situação encontrada em uma escola do subúrbio de Paris, de acordo com a perspectiva e experiências vivenciadas por um professor. Nesse filme que é baseado no livro desse professor é apontada a problemática da convivência social nesse âmbito escolar que apresenta um multiculturalismo particular.

O reconhecimento da multiculturalidade da sociedade leva a constatação da diversidade de raízes culturais que fazem parte de um contexto educativo como uma sala de aula. Nesse sentido, autores como Candau (2000;2002), Forquin (1993), entre outros autores, que enfatizam a relação existente entre escola e cultura, nos instiga a buscar uma melhor compreensão acerca das influencias das raízes culturais nas práticas pedagógicas.

O cotidiano escolar revela um amplo desenvolvimento de aprendizagem e uma afetiva reconstrução do conhecimento quando se dá espaço para a integração entre as diferenças e possibilidades de expressão, abrindo possibilidades da escola reconhecer efetivamente o aluno como sujeito da reconstrução do conhecimento.

Os estudos sobre o papel da escola, na sociedade moderna, apontam para o fato de que não existe uma função única, consensual, universal da escola. Se vivemos, na modernidade, em uma sociedade contraditória – uma sociedade de classes com interesses antagônicos e contraditórios – cada grupo social compreende este papel segundo seu próprio conjunto de valores e interesses sociais, culturais e políticos. Isso significa dizer que a escola não é uma instituição social neutra, uma instituição educativa a serviço de todos, igualmente. A forma como se realiza o processo de formação humana na sociedade moderna, portanto, a educação no interior da instituição social chamada escola, diz respeito aos valores, ideologias e intenções dos diferentes grupos sociais que disputam seu lugar na hierarquia social. Assim, os estudos da sociologia da educação apontam para a ideia de que a educação escolarizada nestas sociedades tem, em geral, algumas funções. Pode ter o objetivo “redentor” de salvar a sociedade da situação em que se encontra como pode ter como objetivo “reproduzir” a sociedade na sua forma de organização, ou ainda, mediar a busca de entendimento da vida e da sociedade, contribuindo assim para “transformá-la” (LUCKESI, 1990). Muitos estudos sobre a função da escola têm refletido sobre o antagonismo destas três funções: redentora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com