TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologicos Da Educação

Casos: Fundamentos Sociologicos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Daniele Yasmin Alves dos Santos Vieira

Titulo: Fundamentos sociológicos da Educação da Educação

Professora: Noemi Oliveira

Taguatinga 2014

Fundamentos sociológicos da Educação da Educação

Sociologia é a ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas.

Envolvem heranças sociais, político, econômica, cultural, um dos primeiros passos e entendermos o que é sociológico, como foi que surgiu.

Sociologia estuda a gêneses o desenvolvimento e a transformação da sociedade humana essas dimensões que precisa ser estudada, a dimensão social, herança cultural, político as heranças religiosas a questão do conhecimento, racionalismo e empirismo são essenciais na questão do conhecimento.

Racionalismo, afirma a razão com a chave para entender a realidade.

Descartes, autor central dessa teoria do racionalismo, temos a teoria empirismo de Bacon, Locke...

Os sentidos são as chaves para que se possa apreender a realidade.

Temos a teoria do racionalismo e empirismo a experiência e um ponto de partida no conhecimento, que através de nossa experiência e que apreendemos. Na sociologia o positivismo e todas as teorias: racionalismo, iluminismo, nacionalismo, liberalismo, são teorias que influência o positivismo.

Segundo Comte a educação volta-se para todos ultimo entendimento por, mas simples que seja ele pode alcança ao longo do tempo, para Comte o educador deve ser polivalente ele deve ter um destaque, o educador e aquele que faz essa intermediação entre o individuo e todo o legado cultural do conhecimento, o educador e o educando tem muitas responsabilidades. Para Émile Durkheim a sociologia é a ciência, pois analisa suas gêneses e seu funcionamento para ele a escola mantem a ordem social regras e deveres. As transformações ocorridas nessas instituições no desenvolvimento de uma sociedade. Não cabe ao individuo decidir se quer ser educado, isso esta definida antes mesmo dele nascer, a educação tem o papel de generalidade, as formas de ver, sentir ou pensar estar relacionada à consciência coletiva a ordem social. As regras de normas se realizam em processo de socialização do sujeito, no contexto do pensamento de Comte está expressa a lei dos três estados ou estágios como ela pode ser explicada? E uma teoria fundamental. A educação e classificada como um fato social por Emile Durkheim

Estagio teológico.

Estagio da metafisica. Estagio positivo.

Comte o pai do pensamento positivista e um dos grandes pilares da sociologia, sociologia surge para explicar a dinâmica das sociedades. É influenciada pelo positivismo de Comte.

A sociologia estuda as instituições sociais e o seu papel, sociologia como ”física social”. Leis dos três estágios: Teológico, meta físico e positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com