TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Atividade Colaborativa

NOME

Ellen Carlla Ferreira da Silva

RA

7635726342

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (Ana Roberta V de Alcantara).

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

A sociologia de Pierre Bourdieu mostra a escola um lugar de reprodução de estruturas sociais e de transferências culturais de uma geração para outra. Bourdieu numa visão otimista desenvolveu a problemática desigualdade social e escolar, atribuindo à escola um papel central no processo do atraso econômico, do autoritarismo e dos privilégios associados às sociedades tradicionais, construindo assim uma nova sociedade justa, moderna e democrática.

Com a chegada das escolas públicas, todos teriam acesso à educação, podendo assim competir, garantindo a igualdade de oportunidades à todos. E aqueles que conseguissem se destacar, por uma questão de justiça e não por privilégios, avançariam nos estudos e por hierarquia social ocupariam posições em cargos superiores.

Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades

Apesar das grandes mudanças na educação brasileira, ainda é notória a diferença ao acesso no campo educacional entre ricos e pobres, brancos e negros, população urbana e rural.

Assim, como em toda sociedade, no ambiente escolar, há  desigualdades. Nas escolas particulares o nível do ensino é outro, apesar de serem basicamente os mesmos conteúdo ministrados nas escolas públicas.

A rede pública acolhe a maioria dos alunos, numa esfera incomparável à rede particular, que por sua vez é frequentada exclusivamente pelas classes dominantes. E essas classes dominantes têm acessos às oportunidades que as classes dominadas não têm.

 Os avanços vistos nas escolas particulares ainda estão longe de chegar ao ensino público. E os serviços educativos (quantidade e qualidade) dessas redes variam muito de um lugar para outro dentro de um mesmo Estado.

Nas regiões rurais, o ensino particular é bem pouco desenvolvido, a oferta se limita às escolas municipais e estaduais, onde as famílias que residem nessas regiões, escolarizam seus filhos a dezenas de quilômetros de seus domicílios.

Segundo Bourdieu, o sistema educacional sofre diferenciação, numa espécie de violência simbólica nas relações de dominação entre classes. De um lado a classe dominante que exerce poder de cultura sobre as classes populares. Onde ele se posiciona contra todas essas formas de dominação e de mascaramento da realidade social.

A escola ignora essas diferenças, onde as classes dominantes lidera por possuir patrimônio cultural diferenciado, constituído de formas de condutas, de valores e normas de falar, e as classes dominadas possuem outras características culturais. Impondo à essas classes se inserirem em um contexto diferente do que eles vivem, do que lhes são permitidos pela possibilidade escassa de oportunidades.

É como se tudo que aprenderam sobre sua cultura, valores e saberes de suas práticas não tivessem valor, que são desprezados, ignorados e descontruídos, ou seja, necessitam aprender novos padrões ou modelos de cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (167.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com