TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da dança

Por:   •  19/9/2016  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Curso Técnico Produção de Eventos Culturais

Disciplina: Fundamentos da Dança – Flávio Sampaio

Aluna: Yasmin Ferreira Silva

A dança pode ser compreendida como forma de movimento que comunica algo subjetivo como sensações, desejos, sentimentos, o belo ou sua falta. Dentro de suas classificações temos as danças sociais, urbanas, tradicionais, regionais, nacionais, étnicas, sagradas e artísticas. Cada tipo de dança tem as suas particularidades e origens, o que a torna na maioria das vezes como uma característica daquela localização geográfica. Como a relação Brasil e samba, por exemplo. As primeiras manifestações de dança vem desde muito cedo mesmo antes de cantar ou falar, ainda na era do homem primitivo na pré-história, segundo representações feitas em cavernas. A dança no Egito era utilizada como ritualística, dançavam-se pra os Deuses. Caminhando para a Roma, a dança dá uma decaída por ser considerada profana e apesar de continuar sendo praticada pelos camponeses, só recupera sua importância no renascimento. Ao chegar ao renascimento os olhares sobre a dança tomam outro rumo, ela começa a ser apreciada pela nobreza e a adquirir um aspecto social, além de começar a ter estudos específicos feitos por pessoas e grupos. E é aí que a dança deixa de ser algo improvisado e com o puro intuito de divertimento, para ser algo mais disciplinado.  

A dança contemporânea surgiu como forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea não é um conjunto de técnicas ou movimentos específicos, o bailarino tem autonomia para construir as suas coreografias a partir de métodos que dão base para o intérprete criar suas composições relacionando a temas que retratam questões políticas, sociais, culturais, comportamentais. Há também uma relação da dança contemporânea com as outras artes e com o espaço, a coreografia pode ser tanto no palco como em lugares menos convencionais. Diferentemente da dança clássica, na contemporânea não existe um corpo ideal, o corpo deve ser multicultural.  

Segundo relatos, até o século XIX, não existia nenhuma espécie de programa de arte. Modificando com a vinda de D. Jõão VI que trás os hábitos da corte europeia para o Brasil, a fim de criai condições favoráveis para a família real portuguesa permanecer no Brasil. Um importante passo para a dança no Brasil foi a criação do primeiro balé apresentado no Rio de Janeiro, no Real Theatro de São José. Quando se fala em dança no Ceará, podemos citar alguns nomes que contribuíram para o fortalecimento dessa linguagem como Hugo Bianchi, Regina Passos, Dennis Grays, Flavio Sampaio e David Linhares.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará foi criada em 1997, por David Linhares, com o intuito de ampliar o cenário da dança contemporânea no Ceará e se consagrou como uma das grandes mostra de dança contemporânea no cenário nacional. O surgimento da bienal desencadeou uma serie de conquistas para o Estado como a implantação do colégio de dança do ceará, que oferecia não somente o aperfeiçoamento técnico e artístico, mas criou também um novo modelo de artista capaz de articular e propor políticas publicas.

A dança sempre se fez presente em todos os momentos da história, tem uma grande contribuição no desenvolvimento cognitivo do ser humano e é  extremamente eficiente quando se usa com ferramenta de educação. É importante para o produtor cultural compreender a dança e para que o despreparo não influencie no produto final, é comum encontrar produtores que não tem conhecimento na área produzida, por conta disso e atrelado à falta de recursos financeiros, muitos artistas tem de se autoproduzir, o que de fato também pode acabar influenciando no produto final já que estes muitas vezes não compreendem as funções administrativas de um produtor.  O produtor precisa dominar as linguagens e suas especificidades para desempenhar suas funções de forma eficiente, compreendendo as necessidades da criação e sabendo dialogar com o artista.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com