TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Arquivologia Resumo

Por:   •  10/12/2019  •  Artigo  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Segundo Jardim, como se desenvolveu o trabalho arquivístico até a década de 1990.

Até os Anos 90 do século passado, o conhecimento arquivístico foi gerado, sobretudo, a partir das práticas de gerenciamento de instituições e serviços arquivísticos. Não por acaso, boa parte desse conhecimento plasmou-se em manuais que, até 20 anos atrás, constituíam a base quase exclusiva daquilo que se entende por Arquivologia. Os modos do fazer arquivístico eram registrados, comunicados e ensinados com forte ênfase nas dimensões empíricas. Se essa visão predominante não impediu o amadurecimento de vários aspectos teóricos da disciplina, tampouco favoreceu a constituição de um cenário teórico com evidente densidade. Não por acaso, os arquivistas viram-se obrigados a repensar os universos teóricos, metodológicos e empíricos da Arquivologia a partir do quadro informacional que emerge em especial após a Década de 90.

  1. Que razões são apontadas para as mudanças no fazer arquivístico após a década de 1990.

Num quadro histórico de alterações frequentes do ponto de vista científico, tecnológico, organizacional, político, etc. a pesquisa em Arquivologia se faz cada vez mais necessária. A partir desse momento é preciso produzir conhecimento não apenas para as motivações mais imediatas de gestão arquivística, mas também para os cenários em vias de emergir. Não se trata mais apenas de produzir conhecimento para um programa de classificação arquivística a ser estabelecido nos próximos dois anos. Agora é preciso também investigar e obter respostas que reorientem esses programas de classificação nos médios e longos prazos, em um quadro das redes de informação, face aos usos remotos dos acervos, políticas e práticas de governo aberto, por exemplo. Atuar com eficiência sob essa dinâmica requer investimento em pesquisa.

  1. Como e por quê a Universidade se insere na produção de conhecimento da área arquivística?

A produção de conhecimento arquivístico não poderia mais estar restrita aos espaços das práticas arquivísticas. A qualificação dessas práticas, por sua vez, demandava cada vez mais adensamentos teóricos e metodológicos. A produção do conhecimento arquivístico passa a ser uma tarefa também das universidades, relativizando o domínio quase absoluto, ao longo de décadas, das instituições arquivísticas como espaços de produção e legitimação do conhecimento na área. A indissociabilidade entre ensino, produção e difusão do conhecimento demanda novas posturas e diálogos entre universidades, instituições e serviços arquivísticos. Ampliam-se também as exigências de diálogos interdisciplinares.

  1. Pontue as características da Arquivologia enquanto disciplina científica.

Uma disciplina científica, segundo Heckhausen (1972), envolve sete critérios: o domínio material ou objeto de estudo; o conjunto dos fenômenos que são observados; o nível de integração teórica; os métodos; os instrumentos de análise; as aplicações práticas; e as contingências históricas.

  1. Identifique a percepção do autor em relação à fragmentação do saber.

A história da Ciência revela, especialmente a partir do Século XX, sob o norteamento da racionalidade capitalista, uma forte tendência daquilo que vários autores chamam de fragmentação do saber, ou seja, um quadro de excessiva especialização científica. Se, de um lado, a fragmentação da ciência favoreceu diversas conquistas científicas em vários momentos, por outro lado, este seria um obstáculo a novos avanços científicos. O excesso de especialização impediria hoje uma percepção mais ampla do real e diminuiria as possibilidades da ciência enquanto conhecimento efetivamente a favor do desenvolvimento humano e social. Nesse cenário, o cientista é convidado a um olhar não exclusivamente especializado, mas também transversal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com