TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Sistemas de Informação

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.718 Palavras (11 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 11

1. Descreve o que é Tecnologia Disruptiva e cite exemplos.

2. Quais são os benefícios do comércio eletrônico para uma organização?

3. Quais são os principais tipos de comércio eletrônico?

4. Quais são os desafios do comércio eletrônico?

1) Trata-se de recursos e soluções tecnológicas que revolucionam e aprimoram ferramentas de forma significativa, bem como produtos e serviços que antes não existiam. Geralmente, os pontos que tornam uma solução disruptiva são as facilidades que trazem para os usuários, o custo-benefício, o desempenho, a performance e as mudanças proporcionadas aos mais diversos processos. Na prática, é qualquer inovação que muda a maneira como empresas, indústrias e consumidores operam. Vale frisar que, para ser realmente considerada disruptiva, a tecnologia deve ser acessível. Em muitos casos, só quando ela é refinada o suficiente para ser sustentável é que será considerada como inovadora para o mercado.

Cloud Computing

Também conhecida como computação em nuvem, é um dos recursos mais populares e utilizados pelos negócios. O armazenamento de dados na internet revolucionou a forma como as empresas e usuários lidam com seus documentos, dados e arquivos, os quais estão mais seguros e acessíveis a partir de qualquer localização, bastando um dispositivo conectado. Isso sem contar que o imenso volume de informações geradas com o auxílio da tecnologia só se tornou possível em função desse banco de dados ilimitado que é a nuvem.

Internet das coisas (IoT)

Essa tecnologia disruptiva que integra conectividade e inteligência à infraestrutura física tem transformado áreas como logística, vendas, saúde e meio ambiente. Isso porque, a partir dela, todas as coisas, como TVs, carros, acessórios vestíveis com sensores e eletrodomésticos estão conectados à internet. Um exemplo é a Amazon Go, loja da Amazon sem funcionários nem filas. No local, o espaço é todo equipado com câmeras, sensores e QR Codes que captam quais são os itens que os clientes tiraram ou colocaram de volta nas prateleiras. Assim, a cobrança é feita diretamente no cartão de crédito, de forma totalmente automatizada.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é um recurso tecnológico já consolidado em um grande número de empresas. Inclusive, conforme pesquisa da Accenture, ela deve ser responsável por 40% da produtividade nos próximos 15 anos, o que significa que as companhias que a utilizam provavelmente darão um salto importante nas operações. As máquinas inteligentes são capazes, por exemplo, de realizar atendimentos telefônicos e chats, gerar relatórios de análises comportamentais do consumidor, direcionar transações e atuar em jornadas de trabalho muito superiores e menos custosas do que a realizada por seres humanos.

Machine Learning

Também chamado de aprendizado de máquina, é a tecnologia disruptiva que está por trás de várias outras, já que, por meio de algoritmos e outros processos, permite aos sistemas evoluírem em desempenho conforme novos dados são coletados, armazenados e analisados. Alguns exemplos de uso corporativo são no cruzamento de dados para detectar problemas de saúde, observação de padrões de consumo como os de energia elétrica, navegação inteligente em aplicativos como Waze e Google Maps e recomendação de produtos no varejo.

Blockchain

Outra tecnologia disruptiva que vale a pena ser citada é a Blockchain, ou cadeia de blocos. Foi criada em 2008 com o objetivo de servir de base para a criação de moedas digitais como a Bitcoin e outras criptomoedas. No entanto, essa estrutura de dados criptografada e altamente segura passou também a ser utilizada para outros tipos de transações, como em assinaturas digitais, gestão de contratos, gestão de cadeias de abastecimento e proteção de ativos.

2)

Mais agilidade e rapidez

Ao contrário do varejo tradicional, sua loja virtual pode estar pronta e funcionando em apenas alguns cliques (se você estiver procurando por uma loja básica). Plataformas de e-commerce como Magento ou Shopify permitem que você use modelos pré-fabricados para criar uma loja virtual. Marketplaces como Mercado Livre exigem que você somente configure uma conta antes de começar a vender. Para os empreendedores que procuram um início rápido, o E-commerce será a sua melhor aposta. Contanto que você tenha uma conexão com a internet e um computador, você pode começar seu negócio de qualquer lugar, até mesmo do seu sofá, depois que você fizer, é claro, um curso de E-commerce.

Baixo custo

Em muitos casos, é possível abrir uma loja virtual com pouco investimento. Veja como: Há várias plataformas de e-commerce que custam menos de R$ 100,00 por mês. Redes sociais, marketplaces, pesquisa orgânica e Google Adwords são maneiras econômicas de comercializar sua empresa. Executar e gerenciar negócios sozinho para eliminar custos de folha de pagamento. Quando você vai abrir uma loja virtual, o E-commerce permite que você evite muitos dos gastos iniciais que o varejo tradicional tem. Você pode ir construindo seu negócio à medida que suas vendas forem crescendo.

Aumentar a presença e alcance da marca

Em 2018, 81% dos compradores realizaram pesquisas online antes de comprar. É seguro assumirmos que esses números aumentarão a cada ano. Os clientes pesquisam online para saber a qualidade do produto ou serviço e comparar preços, além de buscar opiniões e avaliações de outros consumidores. Dessa forma, abrir uma loja virtual ajuda a garantir que os clientes em potencial encontrem suas informações sobre o produto e possam compará-los. Isso aumenta o alcance e força de sua marca para que você esteja sempre à frente de seus concorrentes. Para aprender todos esses detalhes, você tem que fazer um curso de E-commerce.

Atingir novos mercados

O E-commerce abre as portas para você alcançar muito mais clientes. Se você está apenas começando ou já é um vendedor há algum tempo, na Internet sempre existirá um público-alvo em busca do que você tem para vender. Basta encontra-lo. Os vendedores de lojas físicas estão limitados por sua localização. Afinal, os clientes devem se locomover para visitar suas lojas. Com o E-commerce é diferente, você pode vender para clientes em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia, sua loja virtual nunca fecha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com