TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções administrativas

Tese: Funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES:

1. Indique e descreva cinco categorias de funções administrativas citadas no texto.

2. Defina o termo sistema de informações gerenciais.

3. Como as informações eram coletadas e transmitidas para a administração antes do surgimento dos

computadores?

4. Defina o termo sistema de apoio à decisão.

5. Pesquise e comente sobre os sistemas ERP disponíveis no mercado.

Portifólio 2

Questão 1-

• Planejamento: É decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

• Organização: É o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

• Colocação de funcionários: Os gerentes de linha, ou supervisores, implementam os planos organizados pelos gerentes médios. Freqüentemente, isso envolve treinar e orientar funcionários, coletar informações sobre o progresso que está sendo feito na direção das metas organizacionais e relatar esse progresso

• Direção: É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.

• Controle: É o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.

Questão 2- Um sistema de informações gerenciais é um sistema, ou um conjunto de regras e procedimentos, para o fornecimento preciso e oportuno de informações às pessoas de uma organização, basicamente a área administrativa, mas também qualquer funcionário que precise ou use informações. Qualquer empresa ou organização que tenha uma estrutura administrativa também possui um sistema de informações gerenciais, formal ou não, documentado ou não.

Questão 3-

As informações eram coletadas através de uma estrutura chamada SIG. Naquela época eram poucos os meios de sistemas de informações apenas existiam telefones, e máquinas copiadoras os gerentes raramente orientavam e treinavam seus funcionários por este motivo a empresa muitas das vezes não chegava ao resultado esperado.

Questão 4-

É um software que ajuda um usuário a tomar as decisões dentro de uma organização.

Questão 5-

• Sigla para Enterprise Resource Planning, o sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações necessárias para gerenciar um negócio.A idéia de usar sistemas para ajudar no gerenciamento de uma empresa existe desde a década de 50, mas baseada nos gigantescos mainframes. O sistema, como conhecemos hoje, ganhou força no inicio da década de 90, principalmente pela revolução das redes de comunicação entre computadores, criando sistemas com servidores abastecendo PCs (computador pessoal) e deixando os preços mais competitivos.

• Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem ajudar a resolver os problemas comuns dentro da sua empresa. A abertura de informações em processos de negócios para todos os departamentos dentro da organização é um benefício inestimável. Uma pessoa de vendas pode estar usando o sistema para ver detalhes do cliente, tais como informações de contato ou encomendas anteriores. Durante este processo, eles terão as informações para saber se o cliente está em dia nos pagamentos, evitando problemas e falhas na comunicação com os departamentos de contabilidade.

Portifólio 2

Questão 1-

• Planejamento: É decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

• Organização: É o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

• Colocação de funcionários: Os gerentes de linha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com