TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusão Das Casas Bahia

Trabalho Escolar: Fusão Das Casas Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

Os riscos de uma fusão entre empresas até então bem sucedidas são inegáveis, mas, quando se deseja aumentar os lucros que são expressivos uma união de forças é bem viável.

Foi nessa concepção que a família Klein e o grupo Pão de Açúcar decidiram unir-se pela Viavarejo para dar mais ênfase nas suas transações comerciais, a hipótese funcionou, os lucros das Casas Bahia aumentaram significativamente, apesar de haver alguns problemas de relacionamento entre os componentes do grupo, pois, dentre os mesmos havia a ocorrência de quem não apoiava a mudança de direção do grupo.

Todavia, é provável que depois da percepção do progresso alcançados nos lucros a desconfianças e a desaprovação por parte de quem desaprovava a permuta de liderança tenha diminuído.

Nessa perspectiva é que é apresentado o seguinte trabalho que tem por objetivo evidenciar a historia do fundador das Casas Bahia e os motivos pelos quais o mesmo buscou a fusão com o grupo Pão de Açúcar, bem como expor os resultados desse processo.

2. DESENVOLVIMENTO

A Família Klein tem origem alemã, mais especificamente da divisa com a França, numa região chamada Unsrick, a qual fazia parte das regiões mais pobres da Alemanha, e atualmente tornou-se uma das mais prosperas depois da Segunda Guerra Mundial as bases americanas escolheram esse local para se instalarem, e, segundo informações é de onde vem mais de 70% dos alemães que vieram no Brasil.

A relação da Família Klein com a empresa Casas Bahia é finíssima, pois, a organização tem como fundador o Sr. Samuel Klein, o qual é polonês de nascimento, mas naturalizado brasileiro, o mesmo possui na história vários fatos importantes como sua prisão pelos nazistas aos dezenove anos de idade, e com a profissão de mascate terminou por fundar um comércio que se tornou conhecido em escala nacional.

Samuel Klein fez com que seu nome se tornasse ícone em administração e empreendimento, pois, conseguiu criar e fixar sua política de crédito no mercado nacional estabelecendo assim o crescimento da sua rede de comercio que prioriza a familiaridade e a dedicação ao ciente.

A história do membro mais conhecido da Linhagem Klein começou no Brasil em 1952, sendo que sua família se estabeleceu em São Caetano do Sul, SP, e desde então seu império começou a se formar, começando humildemente com a carreira de comerciante.

Para inicio nosso empresário comprou uma charrete e começou a vender de porta em porta, roupas de cama, mesa e banho.

E ao cabo de cinco anos Samuel Klein tinha capital suficiente para montar seu primeiro comercio fixo, em 1957, e deu a ele o nome de Casas Bahia em homenagem a seus clientes que na maioria eram baianos vindos que se aventuravam no sudeste brasileiro. No novo estabelecimento Samuel aumentou a variedade de produtos, colocando no estoque produtos como móveis, colchões e outros itens. O movimento da loja engrossou e a clientela adotou o sistema de crediário, pois, permite o pagamento de prestações e compra imediata de outros produtos.

A tática formada pela Casas Bahia, é focar e promover negociações favoráveis às classes mais baixas, as Classes B e C, que por conterem, juntas, a maior parte da população brasileira, sustentam e impulsionam o desenvolvimento da rede.

Em 04 de dezembro de 2009 o grupo Pão de Açúcar fechou um acordo de associação com as Casas Bahia. Depois da validação do contrato o grupo Pão de Açúcar passou a liderar o grupo que a partir do momento se tornou um só grupo de associados.

Todavia, o maior desafio depois da associação efetivada foi comportar as culturas que por serem tão diferentes geram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com