TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fármacos No Meio Ambiente

Ensaios: Fármacos No Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  3.543 Palavras (15 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 15

Fármacos no meio ambiente

Pharmaceutical drugs in the environment

Daniele Maia Bila; Márcia Dezotti*

COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, 21945-970 Rio de Janeiro - RJ

________________________________________

ABSTRACT

Pharmaceutical drugs have been detected in sewage treatment plants, surface waters, underground waters and potable waters. Some investigations have been conducted in several countries such as Germany, Brazil, Canada, United States, The Netherlands, England and Italy. Patients and animals excrete part of pharmaceuticals used for human and veterinary medicine after administration in domestic sewage or on the soil. Drugs residues which have not been completely removed during passage through a sewage treatment plant (STP) enter the aquatic environment. The effects of such residual drugs in terrestrial and aquatic organisms are scarcely known.

Keywords: pharmaceutical drugs; water pollution; environment fate.

________________________________________

INTRODUÇÃO

Recentemente, o monitoramento de fármacos residuais no meio ambiente vem ganhando grande interesse devido ao fato de muitas dessas substâncias serem freqüentemente encontradas em efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e águas naturais, em concentrações na faixa de µg/L e ng/L. Stumpf et al.1relataram em seu estudo que a presença de fármacos residuais em águas superficiais pode ser um indicativo de contaminação por esgoto das ETEs.

Após a administração, uma parte significativa dos fármacos é excretada por humanos no esgoto doméstico. Estudos demostram que várias dessas substâncias parecem ser persistentes no meio ambiente e não são completamente removidas nas ETEs1-3. Sendo assim, muitos fármacos residuais resistem a vários processos de tratamento convencional de água.

Em todo mundo, fármacos, tais como, antibióticos4,7-10, hormônios2,11-15, anestésicos1,2,6,16, antilipêmicos1,2,6, meios de contraste de raios-X17-19, antiinflamatórios1,2,20-22 entre outros, foram detectados no esgoto doméstico, em águas superficiais e de subsolo. Na Alemanha, 18 antibióticos foram identificados em efluentes de ETEs e águas superficiais por Hirsch et al.8. Ternes et al.3,12 detectaram estrogênios em concentrações na ordem de µg/L em efluentes de ETEs. O ácido clofibrico, um metabólico de três antilipêmicos, foi identificado em rios, águas de subsolo e água potável na Alemanha, em concentrações na faixa de µg/L por Sacher et al.6 e Ternes2.

Os fármacos são desenvolvidos para serem persistentes, mantendo suas propriedades químicas o bastante para servir a um propósito terapêutico. Porém, segundo Mulroy5, 50% a 90% de uma dosagem do fármaco é excretado inalterado e persiste no meio ambiente. O uso desenfreado de antibióticos acarreta dois problemas ambientais: um, é a contaminação dos recursos hídricos e o outro, é que alguns microorganismos criam resistência a esses fármacos. As bactérias podem fazer, e freqüentemente o fazem, mudanças no seu material genético, adquirindo resistência aos fármacos. Assim, uma bactéria presente em um rio que contenha traços de antibióticos pode adquirir resistência a essas substâncias23.

De acordo com Kummerer24 alguns grupos de fármacos residuais merecem uma atenção especial, dentre eles estão os antibióticos e os estrogênios. Os antibióticos têm sido amplamente discutidos na literatura, devido ao seu potencial de desenvolvimento de bactérias resistentes no meio ambiente23,25-28 e por serem usados em grandes quantidades, tanto na medicina humana, quanto na medicina veterinária (crescimento do gado, na aquicultura e produção avícola e suína)29-31.

A importância dos estrogênios reside no seu potencial de afetar adversamente o sistema reprodutivo de organismos aquáticos como, por exemplo, a feminização de peixes machos presentes em rios contaminados com descarte de efluentes de ETEs32-37.

A presença desses fármacos residuais na água pode causar efeitos adversos na saúde, seja humana ou de outros organismos presentes nas águas, como os peixes. Os efeitos causados no sistema reprodutivo de organismos aquáticos são demonstrados em alguns estudos33,36,37. Kang et al.36 e Gimeno et al.37 examinaram o efeito do estrogênio natural 17 -estradiol no sistema reprodutor dos peixes. Sumpter33 descreve a feminização de peixes machos expostos a estrogênios lançados nos rios através dos efluentes de ETE.

Atualmente, existe uma preocupação no desenvolvimento de métodos analíticos suficientemente sensíveis na determinação dos fármacos residuais em ambientes aquáticos, com limites de detecção na ordem de µg/L e ng/L4,6,7,38.

OCORRÊNCIA DE FÁRMACOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS

Algumas toneladas de medicamentos são produzidas por ano e aplicadas na medicina humana e veterinária. Geralmente, a produção exata não é publicada na literatura.

A ocorrência de fármacos residuais no esgoto doméstico e águas naturais é um importante tópico internacional. Estudos demonstram que esses fármacos e seus metabólitos estão presentes em ambientes aquáticos em várias partes do mundo, como Alemanha3,4,6,10,12,18, Brasil1,3, Canadá3,21, Holanda13, Inglaterra14, Itália13,15, Suécia16,20,39, Estados Unidos9 e Reino Unido40.

Kolpin et al.9 detectaram antibióticos, como tetraciclinas (oxitetraciclina, tetraciclina e clorotetraciclina), sulfonamidas (sulfadimetoxina, sulfametazina, e sulfametoxazol), macrolídeos (roxitromicina, claritromicina), fluoroquinolonas (ciprofloxacina, norfloxacina), lincomicina, trimetoprim e tilosina, em amostras de águas superficiais nos Estados Unidos.

Sacher et al.6 reportaram a ocorrência de sulfametoxazol em amostras de águas de subsolo na Alemanha. Roxitrocina, trimetoprim e sulfametoxazol foram detectados em concentrações na faixa de µg/L em efluentes de ETE e águas superficiais na Alemanha por Hirsch et al.8. Hartig et al.10 detectaram antibióticos sulfonamidas (sulfadiazina, sulfametoxazol) em águas superficiais e efluentes de ETE na Alemanha.

Tanto os estrogênios naturais (estrona e 17-estradiol), como o sintético

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com