TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GABRIELLA MICAELLY MALAQUIAS DA SILVA PAULA

Por:   •  7/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE

GABRIELLA MICAELLY MALAQUIAS DA SILVA PAULA

VILLA SAVOYE

Le Corbusier

Rio Branco

2020

GABRIELLA MICAELLY MALAQUIAS DA SILVA PAULA

VILLA SAVOYE

Le Corbusier

Relatório final, apresentado ao professor (a) Mariane Scarpinale, discente da disciplina de História, como parte das exigências para a obtenção de parte da nota N1.

Rio Branco, Acre. 17 de março de 2020.

SUMÁRIO

  1. Introdução                 4
  2. Ficha Técnica         5
  3. Descrição da obra         6
  4. O autor         8
  1.  Biografia         8
  2.  Principais obras         9
  1. História da edificação         10

5.1 Villa Savoye         10

5.2 Localização         11

5.3 Opinião da autora         11

  1. Fotos         13
  2. Desenhos arquitetônicos         16
  3. Referências         17

1 – Introdução

        O trabalho de pesquisa é importante pois com ele adquiramos um conhecimento maior sobre arquitetura moderna internacional. O que nos leva a termos um olhar mais crítico a esse tipo de arquitetura. Esse é um dos objetivos da disciplina de História no curso de Arquitetura e Urbanismo, termos mais conhecimento sobre certas épocas importantes da arquitetura para que tenhamos assim mais inspiração na hora de projetar, pensar, desenhar nossos projetos na carreira e até mesmo na vida acadêmica.

        Esse trabalho fala sobre a casa Villa Savoye, uma das casas mais famosas do mundo, projetada e construída por Le Corbusier, localizada em Paris na França. Muito visitada, a casa passou a ser um museu com a sua falta de moradores e beleza incomparável. Temos no decorrer do trabalho sua ficha técnica, sua descrição e explicação com materiais usados, temos também fotos, plantas dos seus pavimentos e, ainda temos um pouco sobre a vida do seu autor juntamente com algumas outras obras desenvolvidas por ele, algumas nem tão famosa como Villa Savoye, porém tão importante quanto.

        A pesquisa foi toda feita via web, em sites de arquitetura importantes, blogs que apresentam e contam um pouco sobre algumas épocas arquitetônicas, sites da própria Villa Savoye. Todas as informações e fotos são de fontes confiáveis. Ao final do trabalho existem as referências que podem ser consultadas.

 

2 – Ficha Técnica

Nome da obra: Villa Savoye;

Nome do arquiteto: Le Corbusier;

Local da execução: Poissy, Paris, França;

Ano de início da obra: 1928;

Ano de conclusão da obra: 1931;

Tamanho da edificação: 487m²;

Uso atual da edificação: Casa-Museu;

Uso original da edificação: Casa Unifamiliar de Veraneio.

3 – Descrição da Obra

        A Villa Savoye é uma casa com 487m², situada num terreno com 10.365m² que fica localizado no bairro de Poissy, na cidade de Paris, França.

        A casa possui os cinco pontos da arquitetura moderna da época ditadas por Lê Corbusier, são eles:

  • Os pilotis: grande parte da casa é suspensa e todo seu peso é sustentado por várias colunas que se distribuem no decorrer da edificação.
  • Terraço jardim: O telhado já não eram telhas, com muitas águas que era o comum da época. Agora o telhado era mais um ambiente da casa, podia ser usado como área comum e tinha um pequeno jardim.
  • Planta livre: com a descoberta do concreto armado, as paredes deixam de serem estruturais, essa função passa a ser dos pilotis. Então a planta é livre para ser criada em todo e qualquer ordem e/ou em conceito aberto, conforme desejar o arquiteto e morador.
  • Fachada livre: A fachada também deixa de ser estrutural, sendo descansada sobre os pilotis, e é livre de ornamentação.
  • Janela em fita:  as fachadas podem ser abertas largamente com longas janelas horizontais que fornecem luz e transparência ao interior das edificações.

A casa possui térreo, primeiro andar e telhado jardim. A sua parte principal – sala, quartos, cozinha, banheiros – ficam no primeiro andar. No térreo temos a ala de acesso, serviços e empregados. A garagem foi inovadora para época, pois possui capacidade para três carros, o que não era comum. No telhado temos um jardim.

No térreo temos um exterior completamente funcional, o peso da construção descansa sobre os pilotis. O piso térreo tem uma forma curvada para enfatizar o movimento dos carros. A garagem fica de um lado do térreo e ocupa um quarto do tamanho total do piso. Na parte da frente do pavimento temos as entradas tanto dos automóveis quanto as dos pedestres. A entrada dos pedestres possui uma parede de vidro, que leva a um salão onde possui dois elementos principais: a rampa e a escada, os dois se estendem do gramado ao terraço, passando pelo primeiro andar. Todo interior desse salão é pintado de branco representando os cuidados com a saúde em uma época em que as cidades estavam sofrendo de superlotação e epidemias. Um pouco mais distante das entradas ficam a ala dos funcionários com três quartos e também a área de serviço da casa.

No primeiro andar temos uma planta em “L”, mesmo que a propriedade pareça ser quadrada. Os setores são separados por um quarto. Em toda casa pode se desfrutar de luz e vistas. O funcionalismo da Villa Savoye é determinado por um “designer para a vida cotidiana” e não por uma simples eficiência mecânica. A sala de estar pode ser considerada a parte coberto de uma ampla área de recepção, ela ocupa dois terços de um pátio aberto para uma área de paisagem que podem ser vistas através de janelas horizontais de tamanho grande – quase um rasgo na parede – de modo que o vidro não passe de um diafragma. Os três quartos possuem acesso através de um corredor que separam o banheiro da suíte. Essa distribuição dos quartos e seus anexos lembram muito as mansões do séc. XVIII. O banheiro recebe muita luz do dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com