TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO AMBIENTAL ACV

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclo de vida do produto  -  (FLÁVIA)

A análise do ciclo de vida (ACV) do produto é um importante mecanismo de gestão. A grande vantagem da ACV é a sua abrangência: ela avalia os impactos ambientais da mercadoria em diferentes níveis, desde a extração da matéria-prima até o seu descarte.  

Análise do ciclo de vida do produto   -   (RICARDO)

Avaliar o ciclo de vida de um produto não é tarefa fácil. Para calcular seu impacto ambiental, é indispensável quantificar o consumo de água, matéria-prima e energia em todos os estágios. Não se deve deixar de lado a emissão de efluentes, pois esses resíduos também afetam a natureza.

Ciclo de vida do produto (Etapas) (ACV)   -   (VANDER)

Para ser completa, a ACV precisa abranger 5 etapas:

[pic 1]

  1. Aquisição de matérias primas (extração de matéria-prima)

A primeira etapa do ciclo diz respeito à avaliação do custo ambiental do consumo de matéria-prima.

2- Manufatura (Transformação da matéria-prima em mercadoria)

A segunda etapa da ACV também merece atenção. Afinal de contas, é durante o processo de transformação que são liberadas substâncias tóxicas no meio ambiente: o dióxido de carbono e os efluentes industriais líquidos são apenas alguns exemplos de como as fábricas podem ser nocivas para a natureza.

3- Distribuição (transporte)

Embora o transporte seja frequentemente ignorado quando pensamos na ACV, ele compõe uma etapa importante da cadeia produtiva.

4- Uso (consumo)

A forma como é consumida.

5- Descarte

Conhecido como o “túmulo” dos produtos também deve ser incluído na “matemática” ambiental. Para ser considerado ”verde”, o produto precisa incluir um destino ecológico pós-utilização.

Modalidades de reaproveitamento  -   (REGIO)

[pic 2]

Normas ISO de Ciclo de vida do produto (ACV)  -  (FELIX)

Além de definir o objeto de estudo da ACV, a ISO 14040 propõe um processo de quatro etapas para a análise: Segundo a norma ISO, o estudo sobre o ciclo de vida do produto deve incluir pelo menos: 1 - definição de objetivos e âmbito, 2 - análise de inventário, 3 - análise de impacto e

4 -interpretação dos resultados.

 

[pic 3]

Curiosidade:  (FLÁVIA)

A falta de padronização dos processos de rotulagem e AC V levou à formulação de diferentes métodos de avaliação, o que criava barreiras para o comércio internacional. A fim de facilitar as trocas comerciais em nível internacional, a ISO propõe a uniformização dos selos e da avaliação do ciclo de vida: o objetivo é usar a padronização para evitar o surgimento de obstáculos comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (192.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com