TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PROJETOS

Monografias: GESTAO DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 12

INDICE

• A GESTÃO DE PROJETOS............................................................. pg: 3

• A DOCERIA....................................................................................... pg: 5

• RISCOS DO PRJETO....................................................................... pg: 6

• CRONOGRAMA............................................................................... pg: 7

• DIÁRIO DE BORDO......................................................................... pg: 8

• SIMULAÇÃO DO EVENTO............................................................ pg: 9

• ORGANOGRAMA.............................................................................

• A COMUNICAÇÃO...........................................................................

• CONCLUSÃO.....................................................................................

A GESTÃO DE PROJETOS

Para entender o que Gestão de Projetos, deve-se incialmente entender o que são Projetos. De acordo com o dicionário Aurélio, Projeto é uma ideia que se forma de realizar algo no futuro. A segunda definição, do dicionário, Projeto é um empreendimento a ser realizado dentro de um determinado esquema; um plano geral de edificação. Um projeto diferencia-se de certas atividades da rotina pelo fato de ter seu caráter único e temporário.

Todo e qualquer projeto deve-se ter um responsável, que é aquele que além de gerencia-lo, deve formar a equipe de trabalho, e esse responsável é o elo entre os patrocinadores e o seu projeto.

Segundo PMBOK (Project Management Body of Knowledge 2008) Gestão de Projetos, pode ser definida como a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto. Para atender aos seus requisitos, o gerenciamento de um projeto deve ser realizado por meio de 5 grupos de processos de gerenciamento: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento. Aplicando essas técnicas, a probabilidade do projeto atingir os objetivos para o qual foi criado, aumento significativamente, dentro do prazo estipulado e do custo esperado. Isso é uma grande vitória, já que é fato que a maioria dos projetos é concluída com custos acima do planejado e com atrasos.

Para Verzuh (2000), a Gestão de Projetos, envolve uma serie de técnicas que se unem em 3 funções: Definição de Projetos, Planejamento e Controle. Na Definição de Projetos determinam-se as bases do projeto, onde se estabelece os objetivos, as metas e as limitações do projeto, definindo a equipe do projeto e as responsabilidades de cada um. No Planejamento é feito o detalhamento, visando como as metas serão alcançadas, estimando os prazos e os custos para o projeto, e ao decorrer dessa segunda etapa, o grupo gerencia os riscos, identificando as áreas de incertezas e criar estratégias para gerenciá-las da melhor maneira. Na ultima etapa, o Controle do Projeto a ser realizado, incluirá as atividades que manterá o projeto em andamento, tais como mediação de progresso se comunicando com os participantes do grupo, intervenção corretiva e o gerenciamento dos problemas.

Na figura abaixo é ilustrado a dinâmica das 3 funções da Gestão de Projetos.

Figura 1: As três funções da Gestão de Projetos. (Fonte: Verzuh, pg:40)

A Internation Standars Organization (ISO 10006:1997) define a Gestão de Projetos como: “Aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos”.

De acordo com o artigo indicado de Alcides Pietro, para entender o que é Gestão de Projetos, deve-se primeiramente entender o que são Projetos. Para ele, Projeto é o ponto de partida para um projeto, sendo único de certa forma, seja no cliente do projeto, na sua localização, no grupo envolvido ou em qualquer outro fator. Se o projeto for bem sucedido, terá um fim bem definido, ou seja, através de seus objetivos claros, quando atingidos caracteriza o fim do projeto. Entendendo isso, para Alcides Pietro, Gestão de Projetos é a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para garantir que certo projeto obtenha sucesso. Do mesmo jeito que existe varias técnicas para executar as atividades do projeto, há também ferramentas bastante sofisticadas para auxiliar na realização dessas atividades, tais como: Softwares (Microsoft Project, Timecontrol, ABT). Uma Gestão de Projetos envolve saber lidar com pessoas, ate porque essas estão presentes a todo o momento no projeto, são eles: a equipe do projeto, os clientes do projeto, aqueles que financiam o projeto, os fornecedores e entre outros.

É sempre bom lembrar que por mais que foi informado ao longo do resumo, há muito mais o que se explorar e aprender. Sempre utilizando conceitos modernos de gerenciamento, dará o melhor resultado para o projeto e consequentemente para a empresa, atingindo a satisfação do cliente e de todos envolvidos no projeto. Dessa forma pode-se concluir que, para um bom gerenciamento de projetos, varias e diversas disciplinas de gestão são exigidas, ate mesmo com a escolha de padrão ideal para prosseguir o projeto. Cada projeto pretendido possui um conjunto de series de desafios, para gerenciá-los é necessário os procedimentos formais de gerenciamento. Assim, pode-se entender que um gestor de projetos deve dominar os ambientes da organização, sempre atualizado no campo de atuações de seu projeto e ser altamente qualificada em Gestão de Projetos, Gestão de Negócios e Técnicas.

A DOCERIA

Inicialmente o grupo pensou em montar uma doceria, a principio simples, mas depois com os lucros e mais investimento expandirá o tamanho e as encomendas. Começaremos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com