TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO SOCIAL E AMBIENTAL

Trabalho Universitário: GESTAO SOCIAL E AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL EM UMA ORGANIZAÇÃO.

AUTOR: MARINA DE OLIVEIRA SANTOS

INTRODUÇÃO

É notável que a responsabilidade socioambiental vem influenciando cada vez mais no desempenho econômico de qualquer empresa atualmente e que este fato pode ser evidenciado pela criação dos índices financeiros. Assim, a realização de uma gestão ambiental correta e sustentável, mais do que ser condição para manutenção das organizações no mercado, torna-se um importante diferencial competitivo para as mesmas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de empresa que representa o tema do mesmo, a NATURA COSMETICOS S/A pode ser considerada um modelo de cidadania corporativa e responsabilidade socioambiental. Suas diretrizes contemplam responsabilidade para com as gerações futuras, educação ambiental, minimizar entradas e saídas de materiais e gerenciamento do pacto do meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços.

A EMPRESA

A Natura é uma empresa que atua no mercado de cosméticos, vendendo produtos inovadores essencialmente produzidos com elementos naturais tipicamente encontrados na flora brasileira. Com sede em Cajamar, no estado de São Paulo, a empresa possui “instalações verdes”, ou seja, construídas levando em consideração práticas ambientalmente corretas, que abrigam um moderno centro integrado de pesquisa, produção e logística. Além disso, existem polos operacionais, administrativos e comerciais em Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Além do Brasil, a empresa está presente também na Argentina, no Chile, no México, no Peru, na Venezuela e na França. A distribuição dos produtos é realizada por meio da venda direta. Fazem parte dessa rede, aproximadamente, 7 mil colaboradores, 1,6 milhão de Consultoras e Consultores Natura e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras - além de mais de 5 mil fornecedores e terceiros e 32 comunidades agroextrativistas. Essa rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores, chegando em 58,5% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano. As atividades da empresa são guiadas por uma forte cultura organizacional e por uma política socioambiental bem consolidada, que prima pelo desenvolvimento sustentável e pela manutenção de um bom relacionamento com a sociedade. Como os seus produtos são fabricados com matérias-primas naturais extraídas em grande escala, a Natura possui inúmeros programas, que têm como objetivo a minimização dos impactos negativos causados à Natureza, dentre os quais destaca-se a manutenção de uma grande área de reflorestamento da qual parte de seus insumos são retirados.

Desde 2005, a Natura trabalha para substituir todas as matérias-primas de origem animal, mineral ou sintética por matérias-primas provenientes de fontes renováveis, em respeito ao meio ambiente e às gerações futuras. Em 2007, firmou o compromisso voluntário de reduzir um terço das emissões relativas de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. A meta foi superada e a Natura diminuiu em 33,2% as emissões de CO2.

Para cumprir com o objetivo, a empresa contemplou o envolvimento de todos os processos de sua cadeia de valor, desde o fornecimento de matérias-primas até a disposição final das embalagens. A companhia reforçou o olhar sobre toda essa cadeia pensando no compromisso de trabalhar em uma economia de baixa emissão de carbono e essa postura tem gerado um importante aprendizado sobre os impactos e investimentos em novas ações da empresa.

Atualmente, o tema do carbono já está incorporado na tomada de decisão de qualquer nova iniciativa. “É muito gratificante para a Natura atingir essa meta, pois assumimos a responsabilidade, há sete anos, de reduzir todas as emissões causadas por nossa operação”, orgulha-se Denise Alves, diretora de Sustentabilidade da Natura. “Nossos gestores de inovação têm o compromisso de avaliar as emissões de qualquer produto a ser lançado desde o momento do planejamento, que devem ser menores do que os produtos já em linha”, completa a executiva.

Com o nome “Programa Carbono Neutro”, a iniciativa se sustenta em três pilares fundamentais: Inventário de Emissões, Redução das Emissões e Compensação. Para garantir a redução de 1/3 das emissões, a Natura fez o inventário medindo todas as emissões geradas desde a extração das matérias-primas e materiais de embalagem, realizada por nossos fornecedores, até o descarte das embalagens após o uso pelo consumidor. Todos os resultados das emissões da Natura foram auditados por empresas externas independentes tais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com