TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL

Casos: GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  5.795 Palavras (24 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 24

Importância estratégica da gestão ambiental para as empresas

O papel estratégico da gestão ambiental para as organizações tem sido evidenciado por uma série de constatações relacionadas ao ambiente onde atuam as empresas. Uma síntese desse fato deriva da observação de que as empresas tornaram-se expostas a cobranças de posturas mais ativas com relação à responsabilidade sobre seus processos industriais, resíduos e efluentes produzidos e descartados, bem como o desempenho de seus produtos e serviços em relação à abordagem de ciclo de vida.

Não é mais suficiente apenas analisar o processo produtivo, mas também olhar o produto em toda sua trajetória, ou seja, desde a matéria-prima até o descarte final. As empresas, notadamente consideradas pela sociedade como as principais responsáveis pela poluição, tornaram-se vulneráveis a ações legais, boicotes e recusas por parte dos consumidores, que hoje consideram a qualidade ambiental como uma de suas necessidades principais a serem atendidas.

Essa percepção existente por parte do público consumidor tem um fundamento muito objetivo, representado principalmente pelas observações do impacto ambiental causado por empresas do ramo industrial. Os dados relacionados à deterioração ambiental, apesar de apresentarem certa redução nos últimos 20 anos, apontam que as indústrias dos países desenvolvidos contribuem com, aproximadamente, 1/3 do Produto Nacional Bruto, ao passo que as externalidades negativas têm sido proporcionalmente maiores. Quanto a poluição do ar, o ramo industrial é responsável por 40 a 50% das emissões de óxidos de enxofre e 50% do efeito estufa. Com relação à poluição da água, a indústria contribui com 60% da demanda bioquímica de oxigênio e de material em suspensão e 90% dos despejos tóxicos na água. Quanto ao lixo, o setor industrial produz 75% do lixo orgânico. As informações provenientes do macroambiente indicam uma situação preocupante e servem para alertar para o impacto causado por diferentes nichos de atuação industrial.

O QUE É GESTÃO AMBIENTAL

A gestão ambiental (GA) é uma prática que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas, para a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e do ambiente de trabalho, levando-se em conta o fator ambiental.

Para exercer a gestão ambiental, precisamos entender melhor o que significa esse termo. Por muito tempo, as questões ambientais eram uma preocupação exclusiva dos ambientalistas. Frente às mudanças globais e à insustentabilidade do crescimento do consumo de recursos naturais e da geração de resíduos, a sociedade tem refletido sobre a necessidade de rever o modo de vida e trabalhar, para reverter ou minimizar o quadro de degradação gerado pelas atividades antrópicas.

A gestão ambiental tem por objetivo organizar as atividades humanas de modo a gerar menor impacto possível, o que compreende desde a escolha das melhores técnicas de produção, uso, descarte de artigos ou insumos, redução de consumo e de geração de poluentes até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.

O objetivo maior da Gestão Ambiental é minimizar os impactos das atividades de negócio sobre o meio ambiente e estabelecer a busca contínua de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambientes de trabalho.

INTRODUÇAO

O Artigo aborda a importância para organização de se ter um certificado da ISSO 14000, qual sua finalidade, surgimento e o porquê da idéia de se criar um certificado ambiental. O Sistema de Gestão Ambiental é uma forma imposta pela ISO 14000 de padronização dos processos industriais para que se consiga a excelência ambiental. Tem-se o interesse de demonstrar os principais tópicos do Sistema de Gestão Ambiental.

Citam-se os aspectos e impactos ambientais, que os produtos ou serviços de uma organização podem causar no meio ambiente, tanto de maneira positiva quanto negativa.Será discutido como a sociedade nos dias de hoje se preocupa com o meio ambiente e a escassez das matérias primas. Identificando as oportunidades e ameaças presentes no mercado, a necessidade de mudanças desde os comportamentos dos consumidores até a política organizacional.

Existe neste trabalho uma preocupação de se demonstrar a importância de ter uma conscientização ambiental em planos gerais, a capacitação e a motivação dos colaboradores para que os mesmos tenham possibilidade de transmitir essa idéia adiante e agregar valores aos produtos e serviços.

Foca os benefícios econômicos e estratégicos como mais um motivo de integração ambiental, utiliza-se de alguns princípios criados pela Câmara do Comercio Internacional (CCI) em meados de 1990 colocando em pratica as informações contidas no Business Charter For Sustainable Development. A função ecológica é um dos assuntos mais discutidos para que façam parte da realidade das organizações, ou seja, a maneira que a empresa trata a questão ambiental, abordando de forma organizada reflete de maneira positiva no ambiente interno e externo.

As organizações possuem uma visão distorcida a respeito da gestão ambiental, pois encaram como um custo que acarreta na perda da competitividade no mercado em decorrência desse investimento, seria correto às empresas terem esse tipo de pensamento?

ISO 14000

ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), seu objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes e certificação, com o intuito de encorajar e padronizar o comércio de bens e serviços.

Esta organização é formada por representantes de 91 países, cada representado por um organismo de normas, testes e certificação. Por exemplo, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o representante do Brasil na ISO.

De acordo com Harrington e Knight (2001) a serie ISO 14000 foi escrita pelo comitê técnico 207 (TC 207), criado pela ISO, definem os elementos de um Sistema de Gestão

Ambiental (SGA), a auditoria, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental e analise de ciclo de vida, a série também propõe normas e diretrizes voluntarias. Tem por isso, vantagens significativas. Eis algumas vantagens:

. Reduz os conflitos entre agências reguladoras e indústrias.

. A natureza voluntaria, debatedora e empreendedora é, geralmente, um fator significativo ao se iniciar o processo de mudança.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com