TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL E TRATAMENTO DE RESÍDUOS

Ensaios: GESTÃO AMBIENTAL E TRATAMENTO DE RESÍDUOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

TECNÓLOGO EM GESTÃO DA QUALIDADE

MÓDULO AMBIENTAL E SEGURANÇA

MARILENE SILVA – RA 213462011

PORTFÓLIO 01

GESTÃO AMBIENTAL E TRATAMENTO DE RESÍDUOS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2012

MARILENE SILVA – RA 213462011

PORTFÓLIO 01

GESTÃO AMBIENTAL E TRATAMENTO DE RESÍDUOS

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Qualidade da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão Ambiental e Tratamento de Resí

Guarulhos

2012

1.Os critérios estabelecidos para a classificação de resíduos industriais;

R: Os resíduos são resultados da sobra de atividades da comunidade em geral, sejam industriais, domésticas, hospitalares, comerciais ou agrícolas. Resíduos podem ser ainda resultado das atividades da área de serviços, assim como de uma simples atividade pública, como a varrição. Eles podem se apresentar nos estados: sólido, semissólido e líquido, e foram classificados pela Norma Brasileira Registrada – NBR sendo assim, podem da Associação

Brasileira de Normas Técnicas – ABNT de 2004 em resíduos classe I e resíduos classe II que subdividem em classe II A – não inertes e classe II B - inertes. Segundo NBR 10004 (ABNT, 2004).

Este Procedimento estabelece os critérios básicos para o gerenciamento de resíduos perigosos e não perigosos provenientes de atividades administrativas em instalações industriais, ou seja, para coleta, segregação, classificação, manuseio, acondicionamento, armazenamento temporário, transporte, tratamento e disposição final desses resíduos, de modo a proteger a saúde humana e o meio ambiente.

2. Pesquise sobre a experiência francesa e/ou europeia na gestão de resíduos, e compare com a brasileira;

R: Gestão de resíduos na Europa: O sistema dual é um sucesso: em 2002, a reciclagem gerou uma economia de cerca de 67 bilhões de megawatts de energia, além de reduzir a emissão de aproximadamente 1,5 milhões de toneladas de gases poluentes na atmosfera. O presidente do DSD, Hans Peter Repnik, explicou que o sistema dual é um mecanismo que contribuiu para a economia de energia e preservação do meio ambiente: "Três lixos amarelos cheios economizam o equivalente à energia gasta em 24 horas numa moradia".

De nada adiantaria colocar selos indicando o reaproveitamento das embalagens se a população não aderisse à ideia. "O bom resultado dos últimos anos só foi possível graças à participação dos consumidores que se dispuseram a separar seu lixo doméstico sistematicamente", frisou Repnik.

Em 2002, cada cidadão separou em média 29,5 quilos de garrafas, 28,9 quilos de lixo seco e 18,3 papéis, totalizando 76,7 quilos de lixo. Pode parecer muito mas é bem menos do que a quantidade registrada há 12 anos, quando cada cidadão produzia uma média anual de 95 quilos de lixo reciclável.

O sucesso e o bom exemplo da empreitada tem angariado seguidores, segundo revelou Repnik: "A ideia já foi aderida em 17 países da Europa. Estamos especialmente orgulhosos porque todos os novos países que farão parte da União Europeia estão montando sistemas semelhantes de coleta e reaproveitamento do lixo com a nossa ajuda."

Gestão de resíduos no Brasil: No Brasil foram registrados os primeiros vestígios de reciclagem em 1896 quando catadores de lixo tinham ordens para encaminhas garrafas, ferros, folhas e outros materiais para fabricas e locais em que seriam reutilizados. Mas as preocupações em relação aos problemas trazidos pelo lixo excessivo no meio ambiente ganharam força em 1920 devido as aglomerações e divulgações que vinham sendo realizadas por países estrangeiros que realizavam a reciclagem do lixo, em que de instância o interesse era realmente ligado ao rendimento econômico que a reciclagem resultava.

No ano de 1970 o país viu-se mais possibilitado a realizar com maior extensão a reciclagem do lixo, isso se deu devido ao surgimento e criação de novas ferramentas e produtos que facilitavam a realização de cada processo para a reciclagem do lixo, o que inclui o retorno do lixo descartado para as indústrias e fabricas que reutilizam durante a produção de determinados produtos e serviços.

A partir dai surgiram vários projetos e programas de incentivo a reciclagem do lixo procurando conscientizar a população brasileira de como é danoso ao meio ambiente e consequentemente a todos os seres vivos esses descarte excessivo de lixo que é realizado diariamente e que prejudica todo o ecossistema do planeta.

3. O Pré-tratamento de resíduos industriais destinados a aterros;

R: Geralmente denomina-se de aterro sanitário o local para onde são destinados os resíduos urbanos provenientes do serviço de coleta municipal, mas ele também pode receber alguns resíduos industriais não perigosos, podendo ser chamado também de “Aterro Classe II”. O solo do local onde será despejado o resíduo deve ser impermeabilizado e são implantadas canaletas para coleta do chorume que será enviado para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Também é feito o monitoramento do lençol freático e das emissões atmosféricas, podendo haver a captação dos gases gerados no aterro para geração de energia.

O local de despejo dos resíduos deve ser protegido das chuvas e o resíduo, compactado e enterrado todos os dias. Geralmente é feita a triagem dos resíduos (separação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com