TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Monografias: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  3.277 Palavras (14 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 14

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Conceito de Sustentabilidade

Sustentabilidade é o principio de ir alem do presente, usando hoje o necessário, mas preservando o universo para as futuras gerações. É equilibrar as relações entre o sistema produtivo e o sistema sociocultural, por meio de ações coletivas.

Sustentabilidade é um processo que permite que recursos (naturais ou não) existam por certo tempo ou por tempo indeterminado, visando um desenvolvimento sustentável. Esse desenvolvimento atende as necessidades da sociedade no presente, sem colocar em risco os recursos naturais e sem prejudicar as gerações futuras em suas necessidades.

O desenvolvimento sustentável caminha em torno do equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental de forma indissociável, preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais (NETO, 2010).

A sustentabilidade é um processo sistêmico e contínuo, girando em torno das dimensões (social, econômica e ambiental).

A preocupação tem aumentado cada vez mais em relação ao comprometimento e escassez dos Recursos Naturais. Devido ao aumento da população e ao uso indiscriminado desses recursos, as indústrias e empresas estão se preocupando mais com a qualidade ambiental. Assim eles buscam alternativas que reduzam o impacto ambiental, como diminuição do uso de materiais tóxicos, redução da geração de lixo e economia do consumo dos recursos naturais (TORCCHETTO; PEREIRA, 2008).

No desenvolvimento da sustentabilidade é necessário ter competência técnica/gerencial, tecnologias de acordo com o tripé (social, econômico e ambiental), educação ambiental, comprometimento com os recursos humanos e honestidade (NETO, 2010).

O comprometimento global com a sustentabilidade é tema de debates cada vez mais freqüentes em todos os âmbitos da sociedade. Escolas, ONGs, empresas privadas e órgãos governamentais já procuram caminhos sustentáveis para a sociedade.

Temos vários casos de empresas que adotaram os conceitos reais de sustentabilidade e suas empresas passaram a colaborar com o meio ambiente, como por exemplo, a Natura que é uma das empresas pioneiras em ações socioambientais no Brasil. Atualmente ela utiliza somente óleo vegetal em seus produtos e já neutraliza toda a emissão de carbono gerada nas operações. Só no ano passado foi investido R$54 milhões em responsabilidade corporativa. E esse é apenas um dos muitos exemplos que podemos citar de empresas que adotaram a política de responsabilidade social contribuindo assim para um futuro melhor e sustentável para nosso planeta.

Porém o primeiro passo tem que partir de cada um de nós como cidadãos, como habitantes desse planeta.

Para garantirmos um desenvolvimento sustentável devemos adotar atitudes ou costumes simples no nosso cotidiano, como por exemplo:

-Em casa; Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou lavamos a louça, apagarmos as luzes ao sair de um cômodo da casa.

-No trabalho; Levar nosso próprio copo evitando o uso de copos descartáveis em excesso, desligar o computador ao terminar o trabalho

- Na rua; Não jogar papel no chão que aos poucos se acumulam nos bueiros causando alagamentos, e outros diversos gestos simples que evitarão futuros danos a natureza.

Política Nacional do Meio Ambiente

A Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981 estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente, cria o Conselho Nacional do Meio Ambiente e institui o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental (Lei n 6.938 /1981).

Esta Lei deve ser aplicada visando à preservação de ecossistemas, recuperação de áreas degradadas, controle de atividades poluidoras, no uso do ar, água, solo ou subsolo.

De acordo com a Lei 6.938 / 1981 a Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental da vida de um cidadão e ainda assegura condições para o desenvolvimento sócio econômico e a proteção da dignidade da vida humana. Para isso a Política Nacional dispõe de alguns princípios:

I. Ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico

II. Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar

III. Planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais

IV. Proteção dos ecossistemas

V. Controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras

VI. Incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias

VII. Acompanhamento do estado da qualidade ambiental

VIII. Recuperação de áreas degradadas

IX. Proteção de áreas ameaçadas de degradação

X. Educação ambiental a todos os níveis de ensino

Segundo a Lei 6.938 / 1981 os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente são o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; o zoneamento ambiental; a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltadas para a melhoria da qualidade ambiental; a implantação de reservas, parques ecológicos e áreas de proteção ambiental pelo Poder Público Federal, Estadual e Municipal; o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente; o cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental; e as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.

A Lei nº 6.938 constituiu o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), para aplicação da Política, instituiu o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), composto pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, tendo como seu Órgão Superior o Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O CONAMA, ou Conselho Nacional de Meio Ambiente, é o órgão consultivo e deliberativo do SISNAMA que estabelece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com