TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO

Casos: GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  5.095 Palavras (21 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 21

ÁREA TEMÁTICA:

GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO: GPT

Algumas Reflexões sobre Ética nas Organizações

Resumo

Hoje, para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado, não basta só auferir qualidade a seus produtos ou serviços. Embora esse fator seja primordial e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é mais ampla. Ela engloba outros itens relacionados ao portfólio da empresa e a ética é um desses itens. Nossa sociedade vive na atualidade uma redescoberta da ética. Há exigências de valores morais em todas as instâncias sociais. Nossa sociedade passa por uma grave crise de valores, identificada por alguns como falta de decoro e por outros como falta de respeito. Este artigo tem por objetivo discutir a importância da ética dentro das organizações, de maneira a contribuir para a reflexão das práticas administrativas atuais. A motivação para este estudo fundamenta-se na premissa de que a ética, entendida como a ciência dos costumes ou dos atos humanos, passa a ser uma questão de sobrevivência para organizações submetidas a pressões constantes, nos setores mais dinâmicos da empresa.

Palavras-chave: ética; administração; organização; responsabilidade.

Abstract

Nowadays, so that a company obtains together credibility to the market, it is not enough only to gain quality its products or services. Although this factor is primordial and the consuming public is each more demanding time in this direction, the conquest of the credibility is ampler. It agglomerates others subjects related to the purposes of the company and the ethics is one of these. Our society lives in the present time one rediscover of the ethics. It has requirements of moral values in all the social instances. Our society passes for a serious crisis of values, identified for some as honor lack and others as respect lack. This article has the objective to inside argue the importance of the ethics of the organizations, in way to contribute for the reflection of practical administrative the current ones. The motivation for this study is based on the premise of that the ethics, understood as the science of the customs or the human acts, start to be a question of survival for submitted organizations the constant pressures, in the sectors most dynamic of the company.

Keywords: ethic; management; organization; responsibility.

Introdução

Nas relações empresariais atuais tem-se a identificação de que a ética pode ser considerada uma essência de sucesso para as organizações modernas. Esta essência apresenta-se por meio das ações entre agentes empresariais, como por exemplo, clientes, fornecedores, concorrentes e entre os próprios colaboradores da empresa.

O agir com ética, nesse contexto, significa agir de acordo com determinadas regras e preceitos. Porém verifica-se que muitas empresas divulgam regras, ou até mesmo códigos de ética, mas não os cumprem. Com isso observa-se a dificuldade de se coordenar o discurso com a prática diária. Mas como se podem disseminar tais valores e ao mesmo tempo obter sua aplicação? Como gerenciar os mais diversos interesses dos colaboradores levando-se em consideração a importância da ética? Estas são algumas das questões que o artigo apresenta para reflexão a partir de exemplos práticos, incluindo a exibição dos conceitos envolvidos.

A razão de ser da discussão dessas questões se deve ao fato de que as pessoas demonstram níveis mais elevados de comprometimento ao sentir que suas empresas trabalham com lisura e integridade. É o chamado exemplo, o qual contribui para a disseminação destes valores dentro das organizações.

1. Definições

A discussão ética passa a ser mais abrangente a partir da compreensão conceitual envolvida. Pode-se dizer que a ética estuda uma forma de comportamento humano na qual os homens julgam valioso. Ela é também a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

A ética é a ciência da Moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. Etimologicamente, as duas palavras possuem origens distintas e significados idênticos. Moral vem do latim mores, que quer dizer costume, conduta, modo de agir, enquanto ética vem do grego ethos e, do mesmo modo, quer dizer costume, modo de agir. Essa identidade existente entre elas marca a tendência de serem tratadas como a mesma coisa. Porém a Moral não pode ser considerada como ciência, mas sim como objeto dela e, dessa forma, é por ela estudada e investigada. A ética também não é Moral e, portanto, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições; seu objetivo é explicar a Moral efetiva e, neste sentido, pode influir na própria Moral. Seu objeto de estudo é constituído por um tipo de atos humanos: os atos conscientes e voluntários dos indivíduos que afetam outros, incluindo determinados grupos sociais ou a sociedade como um todo.

Para Gouvêa (2002:13), “se desobedecer aos preceitos e não conseguir seguir os padrões de conduta, a pessoa vive na imoralidade. Se os preceitos e padrões do grupo social a que a pessoa pertence tornam-se irrelevantes para ela, então pode ser chamada de “amoral”. Se também confundir a moral de sua cultura ou a de seu grupo social com ética, torna-se um moralista. O moralismo é absolutização e universalização de sua própria moral”.

Dessa maneira, ética e moral se relacionam como uma ciência específica e seu objeto. A palavra moral vem do latim “mos” ou “mores”, “costume” ou “costumes” como dito anteriormente, no sentido de abordar o conjunto de normas e regras adquiridas por hábito. A Moral se refere, então, ao comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem. Já a palavra ética vem do grego “ethos”, significando “caráter” enquanto forma de vida, também adquirida ou conquistada pelo homem. Ao aproximar este conceito junto ao ambiente corporativo, tem-se que a ética pode representar a natureza das empresas, uma vez que estas são formadas por um conjunto de pessoas. A ética é, portanto, um conjunto de princípios e valores que têm por objetivo guiar e orientar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com