TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: VALORES ÉTICOS E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Por:   •  9/5/2015  •  Monografia  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

A ética é Singular e Universal. Não existem distintas éticas. O que era ético para o homem das cavernas, nosso ancestral, permanece ético para nós e continuará ético para a sociedade cibernética, futuramente. Na realidade o que há são novas situações éticas. Exemplo: há certo tempo não tínhamos a ética do mundo virtual, pois os computadores não existiam. Nos dias atuais, a ética condena os hackers e os vírus.

Nesse contexto, verificamos que muitas das ações das organizações estão cada vez mais voltadas ao lucro, independentemente de questões morais e éticas. O que nos leva a refletir sobre os nossos valores pessoais relacionados, ou opostos, à cultura organizacional.

Atualmente, a sociedade como um todo, se envolve cada vez mais em uma era tecnológica virtual, acarretando mudanças nas culturas das organizações e evolução do modo de comunicação.


DESENVOLVIMENTO

"O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão."

(Karl Marx)

Os valores de uma empresa devem ser a base de sua gestão, cada atitude da organização deve ser relacionada com os princípios apontados para provar que os mesmos realmente existem e não estão lá apenas ‘de enfeite’.

Assim haverá uma maior identificação do funcionário para com a postura da empresa. Isso é fácil de ser notado, normalmente, quando perguntado onde trabalha, o colaborador, quando se identifica com a empresa, falará de boca cheia o nome desta, e falará bem da mesma. Agora façamos o contrário, se você perguntar para alguém que não se identifica com a organização que este trabalha, ele até baixa a cabeça para falar o nome da empresa.

Para obter essa entrega de um funcionário, não é tarefa das mais difíceis, basta ter uma administração séria pautada em RESPEITO AO SER HUMANO.

Com base no artigo “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR” (Disponível em: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/02/hsbc-e-condenado-por-espionar-152-funcionarios-segundo-o-mpt-pr.html), a estratégia de se verificar a ma fé de um funcionário baseada no ato de espionagem, não é uma forma de se demonstrar valores éticos empresariais. Ao contrário. Nesse ato, constatamos alguns valores invertidos praticados pela empresa: Invasão de privacidade, violação da intimidade, violação da honra e da imagem das pessoas, violação da dignidade da pessoa humana... e por aí vai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com