TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A poluição é geralmente conseqüência da atividade humana, é causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades. A questão ambiental é um reflexo do espaço produzido pelo ser humano ao longo de sua história, pautada nas relações que se estabelecem entre eles. Com isto, Callai (1997) expõe que os homens relacionam entre si e esta relação assume formas diferenciadas ao longo do tempo e da história, decorre daí, o tipo de relação que os homens estabelecem com o meio.

Nos pequenos municípios, como é o caso de Toledo – PR, a produção de resíduos não é muito grande, o que dá a impressão de não haver problemas. Mas se a gestão do serviço de limpeza urbana for ineficiente, não tomando os cuidados legais referentes ao tratamento e destinação final desses resíduos, por expor a população ao risco de contaminação, onde a coleta não tenha distinção e tratamento dos diferentes tipos de resíduos (como tóxicos, hospitalares, etc) e sua destinação final compreenda em um local impróprio que coloque em risco o meio e a saúde pública, este problema também passa a ter relevância.

Esta pesquisa trabalha com a hipótese de que dentre as várias opções de descarte, o aterro sanitário é o que mais atende a necessidade do município, desde que haja uma conscientização e um comprometimento da população com o descarte desse lixo para que esse projeto seja complementado com um programa de reciclagem a partir da coleta seletiva.

2 BIODIVERSIDADE

A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de espécies animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconseqüentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

Chamamos de Biodiversidade tudo e qualquer objeto vivo na terra. De acordo com OÉBIO (2010), "Bio" significa "vida" e diversidade significa "variedade". Então, biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos...), possuindo então uma classificação própria para cada segmento.

Somos movidos de culturas, formas, feições totalmente diferentes e se a maior parte das espécies hoje fossem ficar sem seu habitat natural que é as florestas haveria além do desaparecimento de número enorme de espécies, a atmosfera da Terra passaria a ter muito mais gás carbônico, agravando o efeito estufa e o conseqüente aquecimento global.

Portanto, a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza por ser responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.

RESÍDUOS SÓLIDOS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define resíduo sólido como “qualquer coisa que o proprietário não quer mais, em certo local e em certo momento, e que não apresenta valor comercial corrente ou percebido.” Já a Comunidade Européia, por sua vez, estabelece que resíduo é “toda substancia ou todo objeto cujo detentor se desfaz ou tem a obrigação de se desfazer em virtude de disposições nacionais em vigor.” (BIDONE, 2001).

A nova Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos número 12.305, de 2 de agosto de 2010, em seu artigo terceiro inciso XVI dispõe:

Em função de possíveis riscos que podem causar ao meio ambiente, os resíduos sólidos são classificados para que seu descarte seja correto. A classificação será analisada no tópico seguinte.

Os resíduos sólidos são classificados quanto a seus riscos ao meio ambiente e à saúde pública. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (apud CASTRO, 1995, p. 184) em sua NBR 10004 de 1987, classifica os resíduos em três classes:

1) Classe I – Resíduos Perigosos: que são aqueles que apresentam riscos a saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenecidade.1. Exemplo: lixo hospitalar, lixo de aeroporto;

2) Classe II – Não-Inertes Resíduos Não-Inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico. Exemplo: borras da indústria metalúrgica, pneumáticos usados;

3) Classe III – Inertes. Resíduos Inertes: são aqueles que em contato com a água, ainda permanecerá potável. Muitos desses resíduos são recicláveis. Não se degradam ou tem degradação muito lenta. Exemplo: entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações.

Além dos resíduos apresentados nesta classificação, outros precisam ser destacados, como: os coletados de residências ou os decorrentes da incineração de resíduos domésticos.

A Lei 12.305, em seu capítulo I, artigo 13° apresen ta uma nova classificação para os resíduos sólidos, dividindo-os em duas classes. (SENADO, 2010). Nas cidades o impacto é ainda maior, Sem perceber, você já deve ter sentido a poluição do ar. É aquela fumaça mal cheirosa e escura que faz o céu mudar de cor e dificultam a respiração. Os carros e as fábricas são os principais responsáveis pela contaminação do ar: os gases que saem dos escapamentos são responsáveis por 40% da poluição nas grandes cidades. Em encostas de lagos essa poluição alem de se tornar visível é de auto risco.

Desenvolver uma conscientização na população de forma geral, instalando uma característica dentro das próprias casas é o primeiro passo para auxiliar todo o processo do aterro despoluir um pouco o solo e classificar meios de controlar essa poluição.

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Nosso País é repleto de paisagens e lugares naturais deslumbrantes toda a fauna flora e nós seres humanos necessitamos de água potável para a nossa sobrevivência Todos sabem que os recursos hídricos são de determinadas regiões ou bacia, e se caracterizam como sendo qualquer coleção d’água superficial ou subterrânea que pode ser obtida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com