TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE SUPRIMENTOS, SUA INTER-RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGISTICA

Trabalho Escolar: GESTÃO DE SUPRIMENTOS, SUA INTER-RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO- ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS- ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS, SUA INTER-RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGISTICA:

UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

Formulário de Composição de Equipe ..................................pág05

Apêndice A- Cronograma de Atividades Previstas ...............pág06

Apêndice B- Registro de Atividades Realizadas...................pág07

Introdução..............................................................................pág08

Fundamentação Teórica........................................................pág09

- Importância da Logística ..............................................pág10

- Gestão de estoques......................................................pág11

Estudo de Caso .....................................................................pág13

Considerações Finais .............................................................pág17

Anexos.....................................................................................pág18

Bibliografia...............................................................................pág19

INTRODUÇÃO

O trabalho em questão ira abordar as questões de fabricação e entrega de medicamentos de uma farmácia localizada na zona sul de São Paulo. Será levantado questões relacionadas á logística e a gestão dos suprimentos, a forma como ela é elaborada e os problemas enfrentados, no entanto, vamos desenvolver uma possível forma de melhoria para a empresa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos usados para proporcionar uma melhor integração de todos os setores, como por exemplo: transportes, estoques, custos entre outros. A gestão adequada da rede permite uma melhor produção para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo por fim é reduzir custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente, já que o objetivo é entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.

Esta gestão é bastante difícil, principalmente para um sistema que não tenha controle sobre toda a cadeia, por exemplo, uma empresa que terceiriza uma parcela da produção ou da logística, deixou de ter o controle sobre uma parte importante do processo. É difícil também, pois a demanda do cliente é desconhecida na maior parte das vezes e tem uma variação considerável entre os meses, o que exige um planejamento da produção um pouco mais elaborado. O produtos a serem fabricados podem mudar, o que ressaltará a necessidade de uma estratégia de preços e cálculos de custos de fornecimento e estoque.

O problema aparece também em novos lançamentos de produtos, onde os modelos prontos não podem ser aplicados e exigem, assim, novas soluções. Há outros tipos de planejamento que também devem ser considerados: o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional. Isso faz parte do conhecimento que se tem sobre sua própria rede de distribuição já existente com os controles de estoque sendo utilizados e do inicio de uma estratégia de coordenação da entrega de produtos, iniciada antes da fabricação deles. Deve-se também utilizar os modelos de tomadas de decisão tendo como base uma programação linear e modelos de transportes adequados, que evidenciam os custos e as interdependências entre as etapas da gestão dos suprimentos e a logística.

Para ser um bom profissional em questão de logística, é preciso conhecer muito além da própria logística, é necessário que ele conheça as bases do transporte, da estocagem, da movimentação, da integração e tecnologia da informação entre outras áreas, e com tudo isso saiba ainda aplicar de forma correta, fazendo com que a organização esteja na mesma perspectiva do mercado.

Importância da Logística

A importância da Logística para as Empresas Brasileiras, já que as mesmas atualmente vivem uma fase de muitos desafios. Este novo cenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados às expectativas dos clientes alvos. Para superar estes desafios, algumas empresas buscam tomar reduzir os custos. Estas ações, às vezes se fazem necessárias, no entanto, quando tomadas de forma isolada, não garantem o melhor resultado. No entanto, há casos de empresas que enxergam a logística como uma estratégia competitiva bastante eficaz. Estas empresas planejam e coordenam suas ações gerenciais de uma forma integrada, avaliando todo o processo desde o fornecimento da matéria prima até a certeza de que o cliente teve suas necessidades e expectativas atendidas pelo produto ou serviço entregue. O resultado é a superação dos desafios apresentados e assim um melhor posicionamento no mercado. Como pontos centrais da logística podemos destacar: Visão integrada e sistêmica de todos os processos da empresa. A ausência deste conceito faz com que cada departamento da empresa pense e trabalhe de forma isolada gerando assim conflitos internos, fazendo com que os maiores concorrentes de uma empresa estejam dentro dela mesma; Fazer com que as informações e movimentem o mais rápido possível, conseguindo assim otimizar os investimentos em estoque; • Enxergar toda a cadeia de suprimentos como parte importante do seu processo.Perceber que seus fornecedores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com