TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Suprimentos E Logistica

Artigo: Gestão De Suprimentos E Logistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 7

FACEMG – FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGISTÍCA

Trabalho Integrado de Administração

Objetivos e desempenho

Belo Horizonte

2013

Trabalho Integrado de administração apresentado como exigência para 5º período, do curso de Administração da Faculdade de Minas Gerais – FACEMG.

Orientador (a):

Rede Habib’s

BELO HORIZONTE

2013

Historia

A Rede Habib's surgiu em 1988 na capital paulista, aliando o cardápio árabe com uma política de preços acessíveis. O resultado foi à expansão da marca e a consolidação do negócio como um dos maiores e mais respeitados do País. Com 22 anos de história e 18 mil funcionários, soma, atualmente, 330 lojas no Brasil, distribuídas em 90 cidades de 16 estados e do Distrito Federal. Mas esse crescimento só foi possível, porque a empresa adotou o sistema de franquia, que ampliou o leque de atuação da marca com a conquista de novos Estados e consumidores.

Em 1992, a Rede desenvolveu um modelo de franquia com estrutura diferenciada, para oferecer total apoio ao investidor, com suporte avançado em todas as fases do processo, desde a escolha do ponto comercial, passando por treinamento de toda a equipe, além de reciclagens e constantes incentivos para que lojas e funcionários pudessem atingir os melhores resultados. Após 18 anos do início da expansão, via sistema de franquias, mais da metade das 330 lojas são franqueadas.

A Rede Habib's faz parte de um grupo de empresas denominado Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's (fast-food árabe), Ragazzo (italian fast-food), Voxline (contact center), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa do Grupo possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo.

A Ragazzo é responsável pelo preparo da comida italiana, que leva ao consumidor o conceito de vender qualidade e preço baixo. Já a Voxline foi criada para atender o Delivery 28 minutos e o CRC, Alô Tia Eda, que oferecem o suporte às lojas. A Promilat é responsável pela produção de laticínios e a Ice Lips/Porto Fino produz o sorvete que é vendido tanto nas lojas quanto em supermercados. A Arabian Bread produz a maior parte dos produtos disponíveis nas lojas, sendo a responsável pela produção mensal de 1,5 milhões de pães, entre eles o pão sírio e de hambúrguer, além de massas e discos de pizzas. A empresa ainda fabrica doces árabes e o famoso Pastel de Belém.

A logística de distribuição envolve as relações Empresa-Cliente-Consumidor. Por meio desta logística, há a distribuição física do produto acabado até ás lojas. A logística de distribuição moderna busca formar alianças com parceiros dos canais de distribuição a fim de atender as necessidades dos clientes.

Hoje, quase 20 anos depois, a Rede contabiliza 305 endereços no país é a maior Rede de Fast-food Árabe do mundo.

1. Missão, Visão e Valores da Organização

A empresa tem como missão “Servir bons produtos, da maneira mais rápida, sempre com muita atenção, aos menores preços possíveis, em um ambiente agradável e limpo.” A missão é o que guia a empresa em todas as suas atividades é o que a organização se propõe a fazer.

Já a visão da organização é: “Ser uma marca visionária ao combinar lucratividade com a autêntica vocação de servir as pessoas, oferecendo-lhes o máximo das vantagens funcionais e emocionais aos menores preços possíveis.” A visão demonstra os objetivos da empresa, o que a empresa busca.

“Acessibilidade, qualidade, empreendedor, ousadia, inovação, dignidade, perseverança, hospitalidade”. São os valores da empresa que representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações.

O Processo de Pedir

O Habib’s utiliza do sistema descontínuo de material, “conhecido como o método de empurrar o estoque, push” (CHING, 2010), a produção é empurrada da fábrica até a distribuição, para suprir a necessidade do cliente. O sistema começa com a previsão de vendas no período pré-determinado, que é convertido em planos de compra. O fluxo de informação corre no sentido do cliente e ocorre periodicamente quando os estoques são reabastecidos. O grande problema desse sistema é que os “procedimentos não conseguem responder com rapidez a mudança nas demandas e tornam-se, assim, ineficientes em um ambiente de constantes alterações.” (CHING, 2010)

E o método do sistema descontínuo de material utilizado é o de estoque para demanda, que busca manter os níveis de estoques proporcionais a sua demanda. O pedido se baseia na previsão de demanda e determinação de um estoque de segurança que considere as incertezas no pedido.

Logística da Rede Habib’s

A estratégia de comunicação da Rede sempre foi pautada na presença contínua na mídia e comunicação diferenciada na loja. O conceito de produção verticalizado do Habib's propicia a padronização de produtos e processos, garantindo qualidade e escala necessárias.

A rede conta com 12 centrais de produção, instaladas em regiões estratégicas do País, que respondem pelo preparo dos itens consumidos nas lojas e, ainda, pelo fornecimento dos principais insumos, como queijos, pães, sorvetes e doces e abastecem lojas instaladas num raio de até 300 km.

O esquema abaixo ilustra a relação entre as empresas do Grupo Alsaraiva, para a produção dos produtos do cardápio da loja Habib's.

A loja trabalha através de uma cadeia de suprimento, na qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com