TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO

Tese: GESTÃO E OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Nessas duas primeiras etapas entenderemos o conceito e a aplicabilidade da administração de produção e operações.

Analisaremos ainda como ela é aplicada na empresa onde um dos integrantes da equipe trabalha, e também a importância do planejamento para decidir onde a organização será instalada.

ETAPA 1 – ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES.

Passo 1.

O conceito de produção originou-se de uma forma simples e artesanal, na qual os seus pioneiros foram os artesões que ao decorrer do tempo, acabou sendo substituído pela industrialização. A evolução da produção aconteceu devido à transformação de produzir pequenas quantidades em grandes escalas, que fora acompanhado por estudos que ajudasse a melhorar a produção, como: menos gastos e maiores quantidades e qualidades. Isso fez com que se investisse cada vez mais na tecnologia.

A revolução industrial fez com que surgisse a necessidade e adequação da padronização em massa, que tinha como visão produzir o máximo possível, porém outros fatores diferenciais e necessários surgiram, como: treinamento de mão de obra, qualificação profissional, criação de cargos de gestão, planejamento de controle da produção e financeiro, desenvolvimento na área de vendas.

Just-in-time: seu significado é na hora certa e tem como objetivo fazer com que o produto ou matéria prima chegue ao momento exato que for necessário, em outras palavras, não existe estoque parado, todos os produtos são fabricados ou entregues a tempos de serem vendidos ou montados.

Engenharia Simultânea: tem como foco todas as áreas funcionais e etapas no processo de produção no desenvolvimento de um projeto.

Tecnologia de Grupo: Tem como objetivo identificar as similaridades básicas e físicas dos componentes, na qual conta com alguns roteiros de fabricação semelhantes.

Consórcio Modular: Surgiu na década de 1990, na indústria automotiva, pela Volkswagen. Onde o fornecedor fica responsável pela as instalações de montagem, pois dessa maneira a uma redução custos e investimentos por parte da montadora. Ficando a montadora responsável pela engenharia, controle de qualidade, comercialização e logística do produto final.

Células de Produção: São unidades que consiste em uma ou mais estações de trabalho e/ou serviços, na qual possui um mecanismo de transporte e estoque intermediários entre elas. Normalmente essas estações de trabalho possuem um formato de “U” pois seu objetivo é de haver uma maior velocidade de produção.

Desdobramento da função qualidade: é uma metodologia que leva em conta todas as exigências do consumidor em relação a um determinado produto, visando não apenas atende-las como suprimir as mesmas.

Comakership: seu termo pode ser traduzido como “Co-Fabricação”, já que o fornecedor participa ativamente e se envolvendo com as varias fases de algum projeto, pois dessa maneira o mesmo pode ter a garantia de fazer um contrato de fornecimento de longo prazo.

Sistemas Flexíveis de Manufatura: É um sistema na quais máquinas que possuem comando numérico, estão interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte.

Manufatura Integrada por Computador: Todas as operações manufatureiras são totalmente integradas por um meio de sistemas de computadores (CIM).

Benchmarking: São comparações das operações feitas de um setor ou de uma organização, em relação aos outros setores ou outras organizações que são lideres do segmento comparado.

Produção Customizada: São as produções que esta direcionada para o consumidor, conforme a exigência do mesmo.

Passo 2.

A Empresa Moto Leme Yamaha é uma empresa atuante no ramo de comércio de motocicletas 0 km e seminovas, peças e acessórios, concessionária autorizada Yamaha, e prestadora de serviços mecânicos especializados na área. É Localizada na principal avenida da cidade, Avenida 29 de agosto, atendendo ao público geral, e atendendo motocicletas de todas as marcas e cilindradas.

O contato dentro da empresa é com a integrante do Grupo Marina Marcondes Fioramonte, que atualmente trabalha no setor financeiro de recebimentos.

Passo 3.

O setor de produção da empresa está localizado na da oficina, em que é a área relacionada à prestação de serviços mecânicos especializados, em que são realizados serviços de todos os tipos, variando desde troca e conserto de pneus, revisões, lavagens e retíficas, até serviços de grande porte, como preparação, abertura para reparo, e fechamento de motores.

O ambiente é formado por cinco rampas hidráulicas para execução de serviços, cinco bancadas, cinco quadros de ferramentas, contando ainda com torno para retíficas, lavadores equipados e cinco mecânicos especializados, e formados para melhor atender, e resolver as solicitações do cliente.

Os três elementos básicos do setor são:

- Inputs: Entrada das motocicletas para conserto;

-Transformação: Transformação do conhecimento do funcionário em mão de obra para a realização do serviço solicitado;

-Outputs: Saída da motocicleta pronta, lavada e revisada.

ETAPA 2 – LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS. O PRODUTO.

Passo1.

Consórcio Modular: O Novo Paradigma do Modelo de Produção

O conceito de consórcio modular é a utilização do “Outsowrcing” que nada mais é a terceirização dos serviços, que no caso da Volkswagen são mais ou menos cinco pontos de montagem para a fabricação de um caminhão ou ônibus.

Como podemos observar no vídeo assistido o que diferencia o consorcio modular dos demais modelos de produção, é que neste novo modelo podemos levantar varias questões ligadas à forma de organização de trabalho e organização de produção, sendo que como já havia mencionado o produto é dividido em módulos e estes fornecidos e montados em conjunto por empresas, seguindo a mesma planta ou o mesmo projeto, trabalhando um produto final.

No consórcio modular é fundamental entender a escada de transformações das relações entre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com