TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIA

Trabalho Universitário: GESTÃO EMPRESARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A definição de negócios para a empresa americana SARA LEE, significa marcas de confiança, dessa forma os consumidores confiam nos produtos da marca SARA LEE, seja para preparar uma alimentação saborosa, fazer um lanche rápido ou degustar um café de sabor marcante. No Brasil, dificilmente ao tomar um café o consumidor não estará degustando alguma marca da empresa americana.

Na década de 50, a empresa se firmou no mercado e popularizou-se com a tendência em produzir e distribuir alimentos processados e embalados. Com uma política agressiva de promoções nos pontos de venda para manter o melhor espaço possível para seus produtos nas prateleiras dos supermercados, a empresa crescia em um ritmo forte e consistente.

No mercado desde 1939, a Sara Lee encanta milhões de consumidores e clientes ao redor do mundo.

1 - IDENTIFICAÇÃO

EMPRESA: DROGARIA ARAGUAIA LTFA

COMÉRCIO DE VENDA DE MEDICAMENTOS

FARMACÊUTICA RESPONSÁVEL: MARIA BEATRIZ FARIA

PROPRIETÁRIOS: MARIA BEATRIZ FARIA; ALESSANDRA FARIA REIS LEMOS E ROGÉRIO FARIA REIS

A estrutura hierárquica da farmácia é regida pelos três sócios. Todo diretor, gerente, chefe e encarregado exercem estas sete funções administrativas, a saber: Planejar; Comandar; Organizar; Coordenar; Avaliar; Supervisionar; Controlar. O conjunto dessas funções e suas interações constituem o conceito de administração.

Nível Institucional: Direção

Gerente é o indivíduo responsável pelo planejamento e controle da execução dos trabalhos de seus subordinados no dia-a-dia de uma determinada empresa.

Nível Intermediário: Gerência

Os responsáveis pela gerência de uma empresa deverá assegurar cuidadosamente preparação dos planos e sua execução; cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa; estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única; harmonizar as atividades e coordenar esforços; formular as decisões de forma simples, nítida e precisa; organizar a seleção eficiente do pessoal; definir claramente as obrigações e de acordo com Mintzberg as habilidades de se relacionar com colegas, de resolução de conflitos, de processamento de informações e tomar decisões em condições de ambigüidade, de alocação de re

Nível Operacional: Supervisores

Termo supervisionar costuma ser utilizado na indústria, quando um funcionário realiza o mesmo trabalho que os demais em seu segmento, mas ganha um adicional em seu salário para verificar como anda o processo para o dono da companhia. A supervisão é um passo atrás da gerência, já que quanto mais especializada e exercida para um número maior de funcionários, sem funções produtivas, pode tomar a posição de planejamento e controle.

O gerente de recursos humanos, é o profissional responsável por planejar e administrar a rotina dos empregados de uma determinada empresa.

Ele é o responsável por criar um ambiente que estimule a competitividade e a produtividade, visando assim a satisfação de empregados e empregadores e o aumento de lucros.

Descrever um cargo consiste em enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribuídas ao seu ocupante.

Vale ressaltar, que quando vamos descrever um cargo, não podemos levar em consideração a pessoa que ocupa atualmente, e sim o que esse cargo deve realizar, quais são as suas atribuições.

O RH é responsável por administrar os salários, recrutar,selecionar, contratar e registrar, pela integração, treinamento e desenvolvimento de um funcionário.

As atribuições do departamento de gerência da empresa Drogaria Araguaia é responsável por todo o planejamento da empresa e as decisões são centralizadas na pessoa da Sr. Maria Beatriz.

Os Gerentes são os outros dois sócios que ficam responsáveis por dar andamento ao planejamento estratégico da empresa bem como cumprir com os objetivos propostos.

A principal atividade da empresa é venda de medicamentos, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com