TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRANDES CONSUMIDORES DE ELECTRICIDADE NO MUNDO

Tese: GRANDES CONSUMIDORES DE ELECTRICIDADE NO MUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Tese  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

MAIORES CONSUMIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA NO MUNDO

Revista Brasileira de Política Internacional

Print version ISSN 0034-7329 - Rev. bras. polít. int. vol.52 no.2 Brasília July/Dec. 2009

A expansão acentuada do consumo de energia, embora possa refletir o aquecimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, tem aspectos negativos. Um deles é a possibilidade do esgotamento dos recursos utilizados para a produção de energia. Outro é o impacto ao meio ambiente produzido por essa atividade. O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade.

A expansão acentuada do crescimento mundial de energia verificado nos últimos anos esta relacionado diretamente com o crescimento da economia mundial, refletido pela variação crescente do PIB: 3,6% em 2003; 4,9% em 2004; 4,4% em 2005; 5% em 2006 e 4,9% em 2007, segundo o Ipea.

O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado pelo Banco Mundial. - Os países que compõem as 20 maiores rendas, incluindo os emergentes, contam por 80% do consumo global de energia - aponta o relatório.

Os americanos e chineses juntos consomem mais que todas as outras oito posições da lista, sendo responsáveis por cerca de 40% de todo o consumo mundial. Cerca de 1,2 bilhões de pessoas em todo o mundo- quase a população completa da Índia - não têm acesso à eletricidade. Outras 2,8 bilhões de pessoas têm que confiar em madeira ou outros tipos de biomassa para cozinhar e aquecer suas casas. Quanto o quesito é déficit energético, a lista é encabeçada justamente pela Índia. Lá, 306 milhões de pessoas não têm acesso à eletricidade.

De acordo com o IEA, alcançar o acesso universal à eletricidade em 2030 vai exigir um investimento médio anual de US$ 45 bilhões (em comparação com os US$ 9 bilhões estimados em 2009). Mais de 60% do investimento requerido teria que ser feito na África Sub-Saariana e 36% nos países em desenvolvimento na Ásia.

Um alto nível de compromisso para alcançar estes objetivos por parte das lideranças de cada país e a integração de forma realista às formas de acesso a energia como uma estratégia global de desenvolvimento do país e processos orçamentários adequados são importantes para alcançar estas metas - analisa o relatório.

Edson Alves Tolêdo, Acadêmico do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Goiás – Uni-Anhanguera. Professora: Regina de Amorim Romacheli.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com