TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galera, Quero Comprar Um Ultrabook, Será Se Ele Roda FIFA 14?

Dissertações: Galera, Quero Comprar Um Ultrabook, Será Se Ele Roda FIFA 14?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Objetivos

O objetivo do relatório é expor uma aula prática que tivemos em um dos laboratórios de mecânica, o foco principal dos nossos experimentos, foi trabalhar com a medição de blocos de aço utilizando o paquímetro para as tais medições. Com isso podemos observar como as medições podem conter erros, observando que as medições podem variar. O objetivo é fazer com que os futuros engenheiros se habituem a fazer essas “novas” medições.

2 – Resumo

3 – Desenvolvimento

Antes de expormos os resultados obtidos no laboratórios precisamos conhecer um pouco mais sobre o paquímetro:

O PAQUIMETRO

1-Encosto Fixo e Móvel;

2-Orelha Fixa e Móvel;

3-Haste de Profundidade;

4-Escala Fixa de Milímetros;

5-Escala Fixa de Polegadas;

7-Nônio ou Vernier (polegada);

8-Impulsor.

Um paquímetro (por vezes também chamado de craveira) é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. Vernier, ou nônio, é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20ºC. A medida de um comprimento com uma escala métrica, graduada em milímetros, em geral permite obtenção de resultado aproximado até décimos de milímetro, desde que se faça avaliação visual da fração de milímetros que possa estar contida no comprimento que se mede. Um observador treinado,em escala bem feita (quando as condições de observação forem favoráveis), pode avaliar até 0,1 de divisão.Entretanto,ao estimar um desvio cometido na medida de um comprimento, com escala métrica,deve-se levar em conta que há duas coincidências a serem observadas: a do inicio a do fim do objeto,o que acarreta dupla incerteza.

O paquímetro é um instrumento dotado de três pares de bases de referencia. Entre todos os se pode ajustar a medir. O paquímetro é bastante utilizado para medidas de pequenos comprimentos em geral e, em particular, para medidas de diâmetros externos, diâmetros internos e profundidades, conforme o par de bases entre as quais for intercalado o objeto a medir. No corpo do instrumento está gravada a escala principal e nele estão, ainda, as primeiras bases de cada um dos três pares. Sobre uma peça móvel deslizante, encontram-se as segundas bases e acha - se gravada uma escala auxiliar nônio ou vernier que facilita a leitura de frações de divisão da escala principal. Seja n o numero de divisões do nônio e u a amplitude (comprimento) de cada divisão. O comprimento total da escala do nônio será nu.

Quando o paquímetro está fechado, isto é quando as duas bases de medidas de cada par estão encostadas uma na outra, a distancia entre elas, evidentemente, é nula e o traço zero da escala do nônio coincide com a continuação do traço zero da escala principal. Quando se desloca a parte móvel do paquímetro, a distancia que houver entre as bases de medida será igual a distancia entre o traço zero da escala e o traço zero do nônio. Assim, o traço zero do nônio serve do índice para as leituras de comprimento na escala principal. Quando o zero do nônio cai entre uma divisão p e a divisão seguinte p+1 da escala principal mais uma fração f dessa unidade.

Características:

O cursor ajusta se a régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou Venier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de: 0,05mm, 0,02mm. As superfícies dos paquímetros são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável.

O paquímetro é um instrumento de medição cujo ponto alto está na versatilidade, de vez que ele apresenta recursos específicos para medir dimensões internas (orelhas), profundidade de orifícios (haste), ressaltos (extremidades anteriores das partes fixa e móvel), dimensões externas entre superfícies curvas (bico, parte fina, sempre na direção radial) e dimensões externas em geral (bico, parte larga).

A parte fixa do paquímetro apresenta, em geral, duas escalas, a superior em polegadas e a inferior em milímetros, estando os nônios correspondentes gravados na peça móvel.

Para um trabalho correto com o paquímetro, é necessário:

segurá-lo adequadamente (polegar no apoio específico existente na parte móvel, demais dedos envolvendo a parte fixa, que contém as escalas - o paquímetro, assim como muitos instrumentos, foi projetado para um mundo só de destros...);

selecionar a maneira correta de aplicá-lo à peça;

cuidar do perfeito ajuste entre o instrumento e a peça.

seus encostos limpos;

a peça a ser medida deve estar posicionada corretamente entre os encostos.

Manejar o paquímetro sempre com todo cuidado, evitando choques.

Não deixar o paquímetro em contato com outras ferramentas, o que pode lhe causar danos.

Evitar arranhaduras ou entalhes, pois isso prejudica a graduação.

Ao realizar a medição, não pressionar o cursor além do necessário.

Limpar e guardar o paquímetro em local apropriado, após sua utilização

É de bastante importância o conhecimento do paquímetro para que possamos fazer as medidas corretamente.

4. Resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com