TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gasolina Cadeia De Suprimentos

Dissertações: Gasolina Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  4.027 Palavras (17 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 17

Tratamentos das frações

Frações destiladas e processadas quimicamente são tratadas para que as impurezas como compostos orgânicos contendo enxofre, nitrogênio, oxigênio, água, metais dissolvidos e sais inorgânicos sejam removidas. O tratamento costuma ser feito ao passar as frações pelas seguintes etapas:

Uma coluna de ácido sulfúrico remove hidrocarbonetos insaturados (os que possuem ligações duplas carbono-carbono), compostos de nitrogênio, compostos de oxigênio e sólidos residuais (alcatrão, asfalto).

Uma coluna de absorção preenchida com agentes secantes para remover a água.

Tratamento para remover o enxofre e compostos de enxofre

4 – Mistura das Frações

Após o tratamento das frações, elas são resfriadas e misturadas para formar vários produtos, por exemplo, as diferentes misturas de cadeias podem criar gasolinas com diferentes índices de octanagem, além de:

Óleos lubrificantes de diferentes pesos moleculares e tipos (por exemplo, 10W-40, 5W-30);

Querosene de vários tipos;

Combustível de aviação;

Óleo diesel;

Óleo combustível;

Diferentes tipos de produtos químicos para a produção de plásticos e outros polímeros.

Octanagem da Gasolina

A octanagem ou número de octano pode ser definido como a medida da capacidade de pré-ignição ou autoignição de um combustível no momento de sua reação com oxigênio, proporcionando a força propulsora suficiente para movimentar motores de combustão.

O combustíveis são classificados de acordo com seu número de octanagem, obtidos através de curvas de analíticas, que são determinadas através de experimentos realizados por espectroscopia na região do infravermelho. A octanagem de combustíveis como a gasolina visa medir a detonação da mistura de gasolina + ar, no interior do motor.

Uma gasolina que apresente alto teor de hidrocarbonetos de cadeia grande ou ramificado, certamente ocasionará uma maior detonação na mistura citada, por que no momento em que o pistão do motor volta, antes do ciclo ser completado.

Onde ele é interceptado no meio do caminho pela explosão causada pela mistura gasosa sofrida pela queima incompleta causando o desgaste do motor e possível fusão dos pistões, além de outros sérios problemas que provocam a degradação do veículo em virtude de todo o complexo ser interligado.

O índice de octanagem estabelece relação de equivalência à porcentagem de mistura em um octano e o n-heptano. Nesse sentido, uma gasolina de octanagem 90 possui resistência de detonação equivalente a uma mistura de 90% de isoctano e 10% de n-heptano. No Brasil, a unidade de medida empregada é o Índice Antidetonante (IAD).

Motores muito potentes exigem combustíveis com elevados índices de octanagem, visto que a utilização de gasolina com valores inferiores irão aumentar o consumo, reduzir a potência do motor, além de desencadear problemas mecânicos. Porém, é importante elucidar que altos índices de octanagem não garantem a qualidade do combustível e o melhor desempenho do automóvel, pois para que isso ocorra é necessário haver compatibilidade de octanagem com a capacidade do motor.

Conforme dados da Petrobras (Petróleo Brasil S/A), o Índice Antidetonante (IAD) das gasolinas produzidas no país são:

Gasolina Comum: 87%

Gasolina Aditivada Supra: 87%.

Gasolina Podium: 95%.

Tipos de Gasolina

A Petrobras produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.

A escolha do tipo de combustível mais adequado para cada veículo deve ser feita de acordo com a orientação do fabricante, através de consultas ao manual do proprietário ou ao serviço de atendimento ao cliente, nos casos em que estas informações não estejam claras. Alguns fabricantes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem (RON), cabendo ao usuário à escolha do tipo da gasolina mais adequado dentre as opções disponíveis no país. Os tipos de gasolina são oferecidos de acordo com as principais características de projeto dos motores, em função da taxa de compressão do motor e outras variáveis que afetem a temperatura e pressão dentro do motor, e em função do tipo de sistema de injeção do combustível.

Desta forma, os Postos Petrobras oferecem os seguintes tipos de gasolina: Comum, Supra Aditivada e Petrobras Podium. Confira as características de cada uma delas: Gasolina Comum: É a gasolina mais simples. Apresenta índice antidetonante (IAD) = 87, e possui 1000 ppm de teor de enxofre. Não recebe nenhum tipo de aditivo, apenas adição de álcool anidro, conforme legislação vigente. Também não recebe corante, possuindo assim a coloração natural das gasolinas (incolor a amarelada). Este tipo de gasolina pode ser usado em qualquer veículo movido à gasolina.

Gasolina Supra Aditivada: Possui a mesma octanagem da gasolina comum (IAD = 87), diferenciando-se desta em razão da presença de detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, os bicos injetores e as válvulas do motor. A adição de álcool anidro é feita conforme legislação vigente e também possui teor de enxofre = 1000 ppm. Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum. Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica.

Gasolina Petrobras Podium (Premium): Lançada em junho de 2002, a Gasolina Petrobras Podium reúne características únicas no mercado nacional. É um novo conceito de gasolina, desenvolvida com a mesma tecnologia utilizada na concepção da gasolina de Fórmula 1. Possui octanagem superior às das melhores gasolinas do mundo (IAD = 95), proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e melhor desempenho nas retomadas de velocidade.

A Gasolina Petrobras Podium contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção etc.). Também apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com