TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto de desenvolvimento da cadeia de suprimentos no posto de gasolina

Projeto de pesquisa: O projeto de desenvolvimento da cadeia de suprimentos no posto de gasolina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.632 Palavras (15 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 15

Curso Superior de Tecnologia em Logística

3º Semestre

Adelino Giovani Rozolen RA 3811639890

Alan Fernando de Arruda Leite RA 3869753992

Estevan Carlos Armenio RA 3815658869

Jeremias Pereira de Souza RA 3830730518

Marcos José dos Santos RA 3824698691

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

Projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos em um Posto de Combustível

Professor Tutor EAD: Felipe Ricardo Rossi

SOROCABA/SP

2013

Adelino Giovani Rozolen RA 3811639890

Alan Fernando de Arruda Leite RA 3869753992

Estevan Carlos Armenio RA 3815658869

Jeremias Pereira de Souza RA 3830730518

Marcos José dos Santos RA 3824698691

Projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos em um Posto de Combustível

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Sorocaba, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) a Distância Felipe Ricardo Rossi

SOROCABA/SP

2013

Resumo

Podemos considerar um desafio de logística compreender como funciona a cadeia de abastecimento de uma rede de postos de combustíveis, e é através do desenvolvimento deste trabalho que iremos elencar todos os pontos importantes desta cadeia.

Tivemos a possibilidade de conhecer um estabelecimento integro que valoriza as pessoas que nele trabalha, e nos transmite segurança, quando o assunto é qualidade de combustíveis e qualidade no atendimento ao consumidos, tivemos a oportunidade de conhecer a sistemática de trabalho e controle das atividades corriqueiras do dia-a-dia e também as que necessitam de uma análise fria e calculista, como são realizados os controles no recebimento dos combustíveis e como é a sua escala de trabalho.

Tivemos as nossas dúvidas esclarecidas mediante a uma franca entrevista, que nos possibilitou aprofundar ou até mesmo adquirir novos conhecimentos a partir do entendimento do processo como um todo, desde como é realizado o ressuprimento dos combustíveis, quais são os fornecedores, como e quando é realizada tal atividade, como se é controlado o estoques, se existe um plano a ser seguido para tal, como se controla o fluxo de caixa.

Também aprofundamos as nossas pesquisas em conceitos, através de autores destacados ao final deste desafio, para que o entendimento destes conceitos nos proporcionasse o conhecimento necessário para dar andamento as pesquisas e estudo do estabelecimento, para realizar a leitura adequada do momento e poder vislumbrar um plano de melhoria a altura esperada.

Neste ponto, pesquisamos o nível de atendimento logístico em território nacional, verificando a deficiência devido a centralização das Usinas e Bases de Distribuição, onde a falta de sinergia é evidente.

Por fim, desenvolvemos um plano de melhorias para a cadeia de suprimentos do Auto Posto GP7 Ltda., procurando de uma forma bem objetiva, apresentar um plano real para ganho a curto, médio e logo prazo, em alguns casos com a necessidade de investimentos.

Sumário

Introdução 5

Apresentação da Empresa 5

Mapeamento dos Processos 6

Contextualização da Pesquisa 7

Fundamentação Teórica 9

Análise e Interpretação dos Dados 13

Apresentação do Plano de Melhorias 15

Considerações Finais 16

Referências 16

Introdução

No desenvolvimento deste trabalho, temos a premissa de pesquisar todo o conteúdo possível sobre o tema sugerido no desafio, que é a cadeia de suprimentos de um posto de combustível. Também será possível verificar a pesquisa e desenvolvimento em um estabelecimento real, ou seja, fomos a um posto pertencente a Rede de Postos Ipiranga, para assim conhecer o processo de Logística como um todo, fomo muito bem recebidos, e todos os nossos questionamentos respondidos, de uma forma clara e direta. Desta forma, transcrevemos todos estes conteúdos absorvido, tanto nas pesquisas literárias como na visita técnica, neste Projeto (PMA I). Esperamos assim que a leitura e interpretação sejam de amplo esclarecimento sobre o tema.

Apresentação da Empresa

Dentre as necessidades envolvidas neste projeto, realizamos a pesquisa exigida dentro de em um contexto, possibilitando o conhecimento de um Posto de Combustíveis situado próximo à residência de integrantes de nosso grupo de estudo.

Por sua vez, escolhemos o Auto Posto Ipiranga, situado a Avenida São Paulo, nº 2269, sendo a Razão Social Auto Posto GP7 Ltda. Este estabelecimento é de fornecimento exclusivo ao varejo, ou seja, está destinada ao atendimento de veículos de passeio e utilitários, onde os produtos comercializados são Gasolina Original Aditiva (Produto Ipiranga), Gasolina Original tipo Comum (Produto Ipiranga), Diesel Original Automotivo Comum (Produto Ipiranga), Etanol Comum, GNV (Gás Natural Veicular) produtos lubrificantes (óleos de motor e hidráulicos) de diversos tipos além de filtros de ar/óleo e combustíveis. Também possui um loja de conveniência destinada a ao atendimento do consumidor, fornecendo bebidas e produtos comestíveis, além de gelo e carvão. Esta loja, assim como o posto de combustíveis segue o padrão de franquia estabelecido pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com