TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ge Celma

Trabalho Escolar: Ge Celma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  3.502 Palavras (15 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo traçar um histórico e discutir os principais conceitos relacionados à temática da Responsabilidade Socioambiental das empresas no Brasil e no mundo. Muitos fatores contribuíram para a ascensão do tema. Mudanças ocorridas, principalmente nas últimas duas décadas, no contexto sócio-político-econômico, tais como: a quebra do modelo fordista/keynesiano de trabalho, avanços tecnológicos e de gestão, desemprego, exclusão social, questões relacionadas aos impactos negativos causados ao meio ambiente, mercado consumidor mais exigente e participativo, dentre outros, desenharam um novo panorama mundial, voltado para as questões de cunho social.

Atualmente, dada a relevância do tema, a Responsabilidade Social deixou de ser uma opção para tornar-se fator estratégico na política das empresas. Quando se aborda o tema são recorrentes discussões acerca da ética empresarial ligada ao marketing social, por exemplo. O termo Responsabilidade Social implica em uma forma das empresas conduzirem seus negócios “de tal maneira que as tornem parceiras e corresponsáveis pelo desenvolvimento social” (INSTITUTO ETHOS, 2002).

A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes envolvidas no negócio (stakeholders): acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente, de forma a conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos. Por ser a Responsabilidade Social Empresarial uma forma de gestão estratégica que vai muito além da obrigatoriedade legal e do marketing social, são apresentados algumas discussões acerca da gestão interna desta proposta, as possibilidades de atuação do psicólogo na área de RH como disseminador de uma cultura socialmente responsável e as principais práticas, assim como resultados de uma pesquisa realizada pela FIRJAN com empresas do Estado do Rio de Janeiro, revelando o perfil de suas ações sociais e seus desafios.

2 DESENVOLVIMENTO

A responsabilidade social tem como objetivo principal investir em práticas que desenvolvam a sociedade como um todo, para alguns ela representa a ideia de responsabilidade ou obrigação legal; para outros, significa um comportamento responsável no sentido ético. A responsabilidade social visa melhorar as condições de vida da comunidade, não somente para ganhar mercado, e nem como uma forma de amenizar os impactos negativos por ela gerados, mas acrescentar conhecimento á comunidade implantando programas como despoluição de rios, reflorestamento e outros.

Deve haver maior conscientização tanto por parte das empresas quanto das entidades que conferem os certificados de empresa socialmente responsável, procurando estabelecer critérios mais rígidos quanto aos investimentos, para que realmente as empresas possam gerar externalidades positivas nos mesmos patamares que internalizam as externalidades negativas, não havendo assim diferenças substanciais de investimentos. É muito comum ver empresários e empresas divulgando nos meios de comunicação a participação ou o apoio a projetos sociais, através de doações. No entanto, a questão da responsabilidade social abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais. De acordo com Grajew (1999), trata-se “da relação ética, da relação socialmente responsável da empresa em todas as suas ações, em todas as suas políticas, em todas as suas práticas, em todas as suas relações”, sejam elas com o seu público interno ou externo.

No Brasil, O movimento de responsabilidade social no surgiu tendo como base uma série de iniciativas de movimentos empresariais. No início da década de 60, um grupo de empresários fundou em São Paulo a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) que através dos ensinamentos cristãos tinha como objetivo estudar as atividades econômicas e sociais do meio empresarial. De acordo com Saraiva (2002):

Assumem o compromisso de negar a concepção individualista e lucro como únicos fins da empresa, atribuindo a sua função social através de dez princípios: respeitos éticos, funções sociais, serviço à comunidade, lucro como remuneração, exigências legais, contribuição efetiva, respeito aos colaboradores, produtividade para todos, condições motivadoras e abertura ao diálogo.

Para Ashley (2003), até os anos 30, as empresas desconheciam a responsabilidade social e as informações empresariais, além de guardar segredo de seu desempenho financeiro onde a lei obrigava a divulgar somente algumas poucas informações das empresas. Permaneceu assim até a metade dos anos 60, quando os problemas ambientais começaram a ser questionados internacionalmente. A partir dos anos 80, com a globalização, as mudanças econômicas e socioculturais começaram a afetar o modo de agir das pessoas que estavam habituadas a se preocuparem apenas com os lucros e não prestar contas à sociedade.

O Instituto Ethos (2002) define a empresa socialmente responsável como aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários, além de pressupor o bom relacionamento da empresa com seus públicos. Diante disso, a comunicação posiciona-se como importante ferramenta de gestão organizacional por tratar de incrementar as relações com os diversos públicos e contribuir para o sucesso dos projetos sociais empresariais. A responsabilidade social exercida pelas empresas faz com que elas ouçam os interesses das partes, dos acionistas aos seus colaboradores, o meio ambiente e o governo incorporando-os as suas atividades e buscando atendê-los.

A sociedade atual exige uma redefinição do papel social da empresa, onde cresce a conscientização de que não basta gerar empregos, criar produtos, oferecer benefícios à sociedade, pois elas também produzem resultados indesejáveis que causam impactos ao meio ambiente, tais como:

a) O aquecimento global que é um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura media da superfície terrestre e que influencia o regime de chuvas e secas afetando plantações e florestas. Alguns cientistas apontam como causa do aumento do aquecimento global o elevado nível de concentração de poluentes antropogênicos (impactos no meio ambiente gerados por ações do homem) na atmosfera.

b) O derretimento das geleiras da Antártida, que já vem sendo detectado. De acordo com um encontro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com