TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ge -celma

Monografias: Ge -celma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  507 Visualizações

A estratégia corporativa se refere a duas questões diferentes: de que negócios o grupo deve participar e como a matriz deve gerenciar a variedade de unidades de negócios.

A estratégia corporativa é o que faz com que o grupo represente mais do que a soma de suas unidades de negócios.

Os três testes indicativos de sucesso em diversificação colocam os padrões que uma estratégia corporativa deve atingir; atingi-los é tão difícil que a maioria das diversificações fracassa. Muitas empresas não dispõem de uma conceitualização clara de estratégia corporativa ou perseguem um conceito que não diz respeito aos testes. Outros fracassam porque implementam mal a estratégia.

A identificação de quatro conceitos de estratégia corporativa que vêm sendo postos em prática – a gerência de carteira, a reestruturação, a transferência de habilidades e compartilhamento de atividades. Mesmo não se tratando de conceitos sempre mutuamente exclusivos, cada um deles se baseia em um mecanismo diferente pelo qual a corporação cria valor para o acionista e requer que a empresa diversificada se organize e gerencie de formas diferentes. Os dois primeiros não requerem qualquer ligação entre unidades de negócios; os dois outros dependem dessas ligações. Embora os quatro conceitos de estratégia tenham sido empregados com êxito nas circunstâncias adequadas, hoje alguns fazem mais sentido que os demais. Deixar de lado todos os conceitos é talvez o caminho mais rápido para o fracasso.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com