TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geraçao Y

Seminário: Geraçao Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

A Geração Y já é o maior grupo consumidor em alguns dos mais importantes segmentos da economia, além de ser criadora de tendências para muitos outros setores. No entanto, seus hábitos de consumo são bastante diferentes dos hábitos das gerações anteriores.

Ou seja, profissionais de marketing e de vendas terão que reaprender tudo o que sabem se quiserem manter suas receitas e lucros crescendo – e suas marcas relevantes.

Sobre a Geração Y

Vejamos alguns dados sobre a Geração Y

• Já são considerados como o maior segmento em importantes setores da economia mundial (volume de compras e quantidade de consumidores).

• Representam cerca de 20% da população brasileira (40 milhões) e outros 210 milhões no restante do mundo em desenvolvimento.

• É tida por alguns como a geração na história, e em todo mundo, com o maior nível de escolaridade e formação e com maior flexibilidade de conceitos e, portanto, menor nível relativo de preconceitos.

• Cresceram com disponibilidade tecnológica e acesso instantâneo a informações e foram os primeiros a adotar tecnologias como redes sociais, redefinindo a forma de pessoas se relacionarem entre si e com a tecnologia. São, portanto, o maior grupo de internautas da Web.

• Apresentam expectativas sobre as questões de responsabilidade social corporativa, ambiental e trabalhista mais próximas ao comportamento de membros de uma ONG do que de qualquer outro grupo.

• O outro lado da moeda: geralmente são vistos como descompromissados, superficiais, egoístas, sem ideologias ou causas genuínas.

Diferentes Hábitos de Consumo

A disponibilidade e forma de ligar com a tecnologia é a principal causa da diferenças entre os hábitos de consumo da Geração Y frente as gerações anteriores.

A convivência com celulares, internet, mp3 players, videogames e afins contribui sensivelmente para o desenvolvimento de características como: imediatismo, pragmatismo e capacidade de ser multitarefa.

A internet e a forma como os jovens a utilizam são uma das grandes causas das mudanças de consumo. A rede mundial de computadores e o seu poder proporcionam a liberdade de comunicação, a posse da informação e o espaço para disseminá-la.

A maneira pela qual esses consumidores adquirem e compartilham opiniões e mensagens sobre marcas e produtos vem sendo redefinida por sites de comparação, como o Buscapé, sites de reclamação, como o Reclame Aqui, e sites/blogs de opiniões, comunidades de clientes e ex-clientes das respectivas marcas. Ou seja, profissionais de Marketing e de vendas terão que reaprender tudo o que sabem se quiserem manter suas receitas e lucros crescendo – e suas marcas relevantes. Um exemplo dessa mudança é a customização de serviços e produtos. A necessidade de diferenciar-se dos demais e expressar sua individualidade reflete-se nas formas de consumo e obriga as empresas a se adaptarem a estes clientes.

A NikeID permite que seus clientes customizem seus tênis.

Diante desse contexto, houve uma grande mudança no Marketing como conhecemos. As empresas e os profissionais da área vêm desenvolvendo novos formatos para tentar capturar a atenção da Geração Y, como Marketing de Guerrilha, Marketing Experiencial, campanhas em redes sociais, Marketing de Causas, entre outros.

Observamos atualmente diversas discussões a respeito das mudanças da Geração Y no mercado de trabalho, mas também é visível que os impactos sobre o consumo serão ainda mais significantes.

Os aspectos comportamentais e as expectativas da Geração Y aliadas às novas mídias assumem um papel fundamental na transformação de conceitos. A resistência aos formatos tradicionais de comunicação e relacionamentos unidirecionais desta geração é um convite ao novo. Ciente dessa evolução cada vez mais visível e constante, cabe às empresas saberem assumir esse papel e atenderem a essas novas expectativas

O Papel dos Meios de Comunicação

A formação dos hábitos de consumo de baby boomers e gerações anteriores foi significativamente influenciada pelaTV e rádio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com