TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento Hospitalar

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.461 Palavras (14 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 14

                                     

        Universidade Anhanguera-Uniderp                                               [pic 1]                                                                                       

           Centro de Educação a distancia              

Curso Superior Tecnologia em Gestão Hospitalar

Gerenciamento de Fármacia Hospitalar

Prof:

Tutor a distancia:

Tutor presencial:

Alunos:

Michelle Palatucci Arantes de Amorim – 427656

Claudiene Martins da Silva – 416562

Paulo José das Chagas Júnior – 430851

Gleika Isidorio da Silva – 406397

Rosane Carvalhedo Moraes – 406418

Lucineide Vieira Costa – 435960

                                                                  SOBRADINHO- DF, MAIO, 2015

                                     

Sumário

1....................................................... Introdução.

2...................................................... Conceitos e definições.

3...................................................... Tabela sobre padronização de medicamentos

4...................................................... Considerações finais

5...................................................... Bibliografia

Introdução

                   Quando os hospitais surgiram eles não visavam resultados econômicos.
Então, as técnicas de gerenciamento de estoques foram primeiramente estudadas e desenvolvidas para o processo produtivo industrial e, além disso, as empresas são mais antigas que os hospitais.
                 
No entanto, a preocupação com a logística hospitalar vem crescendo bastante, pois dela depende, entre outros setores, o abastecimento de todos os pontos de distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares dentro do hospital, independente do valor.

              A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. A execução de suas atividades é ligada aos resultados para o paciente e não apenas aos correlacionados aos produtos e serviços.

               É igualmente responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia da terapêutica, além da redução dos custos, voltando-se também para o ensino e pesquisa propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional.

                Um serviço de farmácia em um hospital é o apoio clínico integrado, funcional e hierarquicamente, em um grupo de serviços que dependem diretamente da Direção Central e estão em constante e estreita relação com sua administração.

                A principal razão de ser da Farmácia é servir ao paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. Sua missão compreende tudo o que se refere ao medicamento, desde sua seleção até sua dispensação, velando a todo momento por sua adequada utilização no plano assistencial, econômico, investigativo e docente. O farmaceutico tem, portanto, uma importante função clínica, administrativa e de consulta.

              O gerenciamento

              O Sistema de Gerenciamento de Farmácias (eFARMA) foi desenvolvido para subsidiar os gerentes de negócios nos processos de tomadas de decisões, bem como controlar a parte financeira do negócio, através do controle de contas a pagar e a receber, sendo estas de duplicatas, cheques pré datados, convênios e cartões de créditos.

               Permite manter informações cadastrais, de laboratórios, fornecedores, clientes, convênios, vendedores e produtos, com todos os dados necessários para melhor gerenciamento do negócio, nos seguintes módulos: gerenciamento de estoques, gerenciamento de produtos, gerenciamento financeiro.

              Gerenciamento de farmácia em um hospital,

              A Farmácia do Hospital Santo Antônio é dividida em farmácia central e farmácias satélites, responsáveis pelo armazenamento e dispensação dos medicamentos e materiais médicos hospitalares necessários para o bom atendimento do paciente internado.

        O setor segue protocolos que atendem às legislações vigentes, garantindo qualidade e segurança dos produtos armazenados e dispensados, além de um rigoroso monitoramento no local de armazenamento, visando condições adequadas de temperatura e umidade para os medicamentos. Oferece o serviço de farmácia clínica que possui protocolos específicos e equipe técnica. Disponibiliza o Serviço de Informações sobre Medicamentos (SIM) que reúne, analisa, avalia e fornece informações no uso correto dos medicamentos.

          A equipe de farmacêuticos participa ativamente de comissões para apoio às práticas de assistência ao paciente.

Farmácia Central

       A farmácia central está focada no gerenciamento das unidades de cada medicamento. Todo o processo é online, desde a prescrição médica até a separação do medicamento. Cada operador utiliza um palmtop com sistema de bipagem que verifica no código de barras se as unidades contidas no recipiente são relacionadas ao paciente de destino. O processo automatizado gera índices positivos de distribuição e reduz o risco de erros no envio de medicamentos para o quarto do paciente.

Farmácia Satélite

            Todas as unidades de risco do hospital como o Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva contam com a farmácia satélite dentro do setor. O conceito parte da proposta de que a Farmácia Satélite é interligada à Central, porém com autonomia para separar e enviar medicamentos. As farmácias satélites atendem individualmente, o que garante mais agilidade no atendimento ao paciente.

Farmácia Oncológica

     É responsável pelo armazenamento e manipulação de medicamentos quimioterápicos. Dispõe de estrutura exclusiva para o controle e dispensação desses produtos. Medicamentos de qualidade são preparados por farmacêuticos capacitados em um processo de manipulação conforme os parâmetros da ANVISA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com