TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Conhecimento

Trabalho Escolar: Gestao Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 9

ECONOMIA DESCOMPLICADA.

Noções básicas de Microeconomia, Equilíbrio de Mercado, Lei da Demanda, Bens Substitutos e Complementares.

Demanda, oferta e equilíbrio do mercado, são sinônimos de microeconomia. Esse é o estudo que procura harmonizar a oferta e a demanda.

Se as empresas estiverem ofertando muitos bens o preço deles deve cair para que a produção seja vendida. Porém, se a procura por esse bem for muito elevada, a tendência do preço desse produto é subir. A estabilização da procura e oferta proporcionam o equilíbrio do preço no mercado.

Microeconomia é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo ,ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.

A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade.

A teoria valor utilidade diz que o valor dos produtos são relativos a sua utilidade, sendo assim, o valor do trabalho humano não deveria influenciar no valor do produto, independente do tanto de esforço e tempo despendidos por alguém na produção do bem. Por mais o produto gerado não exigisse tanto esforço humano, ele pode ter um valor elevado dependendo da sua utilidade para o comprador. A utilidade marginal, de certo modo, combina essas duas teorias, corrigindo suas deficiências. Ela diz que a satisfação dos consumidores pode ser menor, se o consumo de tal for maior que um. O consumo de um bem pode trazer satisfação ao comprador, pois se ele comprar mais que um o efeito pode não ser o mesmo.

O funcionamento da demanda e oferta é simples: Preços caem, demanda aumenta; Preços aumentam, demanda cai.

Esse comportamento é válido para quase todo o tipo de produto; ele é

chamado de lei da demanda.

A quantidade demandada de um bem diminui a medida que o preço dele aumenta.

Porém o preço não é o único fator importante para a demanda, claro que ele é um fator essencial, mas não é o único. Os outros fatores podem ser:

o preço dos bens substitutos;

o preço dos bens complementares;

a renda dos consumidores;

o gosto dos consumidores.

Existem produtos que podem ser equivalentes, que o gosto dos dos consumidores não seja maior ou menor por qualquer um deles. Digamos que o preço de um deles aumente, obviamente os consumidores irão atentar para o produto mais barato, já que o equivalente está mais caro. O consumo de um substitui o do outro.

Os bens complementares são aqueles que usamos em conjunto com outros, se o preço de um produto aumenta, logo o consumo de tal será menor, sendo assim, a procura pelo outro será menor, já que este não poderá ser utilizado sem o outro. Se cai a procura por um por causa do preço, com o outro acontece o mesmo, por mais que o preço deste não tenha sido alterado.

A renda dos consumidores também é outro fator essencial, quando ela aumenta, também aumenta o consumo da maioria dos bens, isto é, os consumidores compram mais de todas as coisas. Existem exceções como os bens inferiores, que já não seriam tão consumidos com o aumento da renda da população, pois sendo assim eles procurariam por produtos melhores; estes que eram consumidos anteriormente só eram comprados porque as pessoas não tinham condições de comprar algo melhor. A demanda também muda com a mudança do gosto dos indivíduos, que pode ser repentino por causa dos meios de comunicação; com tudo mais rápido as pessoas passam a aderir as coisas que estão na 'moda', esta que é influenciada por pessoas importantes. Trajes usados em novelas, celulares de alta tecnologia, alimentos, etc. Tudo isso por causa da propaganda. Os meios de comunicação ditam o que devemos fazer, como devemos nos apresentar perante a sociedade e, vendo que se não fizermos essas coisas seremos 'mal vistos' passamos a proceder de tal maneira.

A oferta é a quantidade de mercadoria que os vendedores querem oferecer de acordo com cada preço dado. Se o valor da venda do produto aumentar o vendedor terá uma inclinação maior a produzir mais, porém, se o preço do seu produto ficar mais barata, ele não terá tanto estímulo à produzir.

Essa relação direta entre o preço do bem e a quantidade ofertada é chamada de lei da oferta. A quantidade ofertada de um bem aumenta à medida em que o preço dele aumentar.

Lei da Oferta, Tecnologia e Preço dos Insumos, Estrutura de Mercado: Concorrência Perfeita e Monopólio.

No livre mercado, os preços são determinados pela lei da oferta e da procura. O encontro das duas curvas determina o preço de equilíbrio. Nem sempre esse preço permanece neste estado. Existem forças que podem alterar o preço ou a quantidade demandada e ofertada. Muitas vezes, o próprio governo pode agir para forçar o equilíbrio no mercado, subsidiando determinados produtos ou por outro lado, sobretaxando outros.

A decisão de consumir, por parte dos indivíduos, e a de produzir, por parte das empresas, é constantemente afetada pela lei da oferta e da procura.

Sendo Monopólio tem influencia no mercado econômico por serem a única fornecedora de determinado produto ou serviço detendo toda a demanda destes não possibilitando a concorrência e com isso a livre oferta de mercado e de redução de preços. Estas empresas influenciam diretamente no mercado local que atuam com a geração de novas empresas buscando lhes fornecer produtos e serviços e com isso gerando maior riqueza a região e aumentando o poder de compra das pessoas daquela região.

Noções básicas de Macroeconomia, Produto Agregado, PIB, Política Fiscal, Política Monetária, Políticas Cambial e Comercial, Fluxo Circular de Renda.

A demanda agregada é a relação entre a quantidade de produto demandada e o nível de preços agregado. Mostra a quantidade de bens e serviços que as pessoas querem comprar a qualquer nível de preços. Expressa a quantidade de bens e serviços que os agentes estão dispostos a comprar independentemente do nível de preços. Negativamente inclinada porque uma queda no nível de preços leva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com