TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Conhecimento

Exames: Gestão Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 10

Gestão do Conhecimento é o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização, ou seja, o conjunto de contribuições não materiais que se entendem como o principal ativo das organizações, aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.

É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

Gestão do Conhecimento é organizar recursos intangíveis e capacidades organizativas para obter objetivos empresariais. A Gestão do Conhecimento se baseia fundamentalmente em compartilhar conhecimento e permitir o uso de tal conhecimento.

Corresponde também ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nesta trabalham de maneira de que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos.

A criação, armazenamento, colaboração e o compartilhar informação de empregados em torno do trabalho. Através de compartilhar e colaborar, aumenta-se a eficiência, produtividade e rentabilidade de uma organização. Respaldado por ferramentas e métodos de Tecnologia da informação avançados.

O sistema de Gestão do Conhecimento se define como uma infra-estrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados , de informação e de conhecimentos estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes , permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas clientes.

É uma disciplina emergente que tem como objetivo gerar, compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explicito existente num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento. Isto se centrou na necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais como mecanismos básicos para o fortalecimento de uma região ou espaço em relação com as visões de futuro que vão determinar seus planos estratégicos de desenvolvimento no médio e longo prazo.Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.

Quatro modos de conversão do conhecimento podem ser identificados:

socialização (deconhecimento tácito para conhecimento tácito); externalização (de conhecimento tácito paraconhecimento explicito); combinação (de conhecimento explicito para conhecimento explicito)e a internalização (de conhecimento explicito para conhecimento tácito).Segue desenho ilustrativo com os quatro processos de conversão do Conhecimento:

1-Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa? Mais do que simplesmente adotar nas empresas nacionais soluções espelhadas em experiências de paises de cultura e economia diversas da brasileira, é premente, a esta altura, uma reflexão crítica sobre o que o Brasil, em contrapartida, pode criar e, porque não, oferecer ao mundo em termos de metodologias de gestão do conhecimento sintonizadas a uma realidade onde pequenas e médias empresas são maioria que dispõe de escassos recursos para investir em tecnologia voltada à gestão do conhecimento. Sem contar, também, a grande quantidade de micro empresas e de pequenos negócios familiares, muitas vezes informais, que detêm significativo grau de conhecimento transmitido entre gerações e que, até o momento, têm sido completamente ignorados pelo business tecnológico da gestão do conhecimento. Esquece-se que gestão do conhecimento pode ser feita por todo e qualquer tipo de empresa.

2-Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

O reconhecimento do valor e da importância do conhecimento para a gestão do negócio é intrínseco, por exemplo, ao próprio sistema de venda por relações, adotado como opção estratégica para comercializar os produtos da marca Natura. Esse sistema constitui-se de um modelo comercial que busca a construção de relações e a disseminação de conceitos e produtos entre os clientes. Tal modelo comercial foi objeto de revisões na década de 90 e, desde então, tem buscado acompanhar o grande crescimento do negócio, sofrendo constantes adaptações, evoluções e aperfeiçoamentos que exigem significativos investimentos. Em 2002 decidiu-se investir num sistema estruturado de registro e disseminação interna da inteligência desse modelo comercial.

3-Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Encontrar meios de preservar e de fazer circular as informações vitais para o dia-a-dia de umaempresa. Esses dados que estão dispersos na cabeça de todos,vão desde o simples número detelefone de um fornecedor, até detalhes de projetos e contratos, passando pelos motivos pelosquais uma solução foi escolhida para certa questão, e não outra. E o motivo pode ser algo tão banal quanto à incompatibilidade do computador com o software, ou algo estratégico, como umacordo que seria assinado - e não foi. Assim, a gestão de conhecimento existe para fazer comque todos tenham acesso aos dados necessários para trabalhar bem, e na mesma direção. Alémdisso, impede que informações importantes sejam perdidas com a mera saída de um funcionárioda empresa.O que as organizações já sabem também, por experiência, é que a empresa pode ter seuvalor rapidamente dissipado, quando os talentos saem pela porta da frente e não voltam mais,levando embora os conhecimentos adquiridos. Sabem também, que hoje as pessoas possuemmuitos conhecimentos específicos e distintos, e que evoluem muito rapidamente. Por isso, cadavez mais, tem-e buscado o trabalho coletivo e o compartilhamento das experiências,acelerando a velocidade do conhecimento dentro das organizações.

Descreve a trajetória de crescimento e a visão e iniciativas pioneiras e inovadoras da Natura Cosméticos S.A, maior empresa brasileira do setor de cosméticos, na gestão da informação e oconhecimento, como oportunidade de agregar valor e diferencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com