TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Contemporanea

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

PAPER 1 - Origem e evolução da Administração

Disciplina: Gestão Contemporânea / Prof.: Marcos Calazans

INTRODUÇÃO

A administração pode ser estudada de uma forma especial para que possamos entender como ela evolui e como hoje se encontra sendo operacionalizada no sentido do status ou posicionamento como Gestão Contemporânea.

Na realidade, essa forma especial não deixa de ser uma leitura da administração desde a sua origem até a sua época moderna de atuação. Assim fazendo, obteremos uma visão clara de sua evolução e as diversas características que a administração possui através dos tempos ou eras constituídas.

Se entendermos que a administração sempre existiu, pois o seu conceito se traduz concretamente e principalmente na realização de uma ação de comando, direção ou liderança de recursos e esta mesma ação existe desde que o homem conduz outros homens no exercício de trabalhos ou tarefas iremos verificar que a administração sempre esteve presente. Ela pode ser explicada através do tempo caracterizando uma origem e um meio chegando-se até o contemporâneo.

Classificamos a administração nas seguintes eras ou estágios de evolução;

• Origem;

• História;

• Modernidade e

• Atual (Contemporaneidade) .

Origem

A administração ainda que de forma incipiente aparece na era da pré-história assim podemos dizer ou pensar.

Grupos de homens que viviam nesta era se reuniam para ir em busca de sua subsistência através da caça, pesca e do extrativismo. O ato de se reunirem para trabalhar faz com que a liderança ou o comando passam a ser praticados. Apesar dessas ações serem ainda empíricas, podemos afirmar que isso é em parte a prática de elementos de administração. Não talvez da melhor forma ou da forma adequada, mas operando os primeiros atos administrativos que a administração utiliza ou emprega para a sua agilização.

Na realidade, dentro do grupo de homens dessa era um passa a ser o líder e a orientar e comandar os demais sendo essa ação talvez a mais antiga praticada pela administração.

História

Verificamos que na era da pré-história dois elementos básicos surgem que caracterizam a administração: a liderança com o comando de voz e a verificação (controle) para

checar se os objetivos foram alcançados.

Já entendendo que a liderança é uma das características mais marcantes da administração bem como o controle, talvez estes não fossem melhor praticados mais o conceito que surgem são determinantes para afirmar a ocorrência da administração em sua base na pré-história ainda.

Nota 1:

A liderança é uma ação administrativa sem dúvida da maior importância. Significa o ato de quem comanda agir para a mudança de comportamento de seus liderados no sentido de fazer com que os mesmos cumpram com determinadas tarefas ou trabalho solicitados. A liderança de uma forma geral, possui quatro estilos que a fundamentam:

 autocrático (baseado no comando pelas regras e procedimentos descritos ou regulamentados);

 democrático (baseado no diálogo, na participação dos liderados na execução das ordens e deveres);

 ditatorial (apenas baseado no ditado do líder, no que ele diz que tem para fazer,

apenas ele dando o comando de voz muitas das vezes sem orientação), e

 liberal (praticamente o líder não se intromete na quilo que os liderados devem fazer, apenas apura se os objetivos foram alcançados).

Já o controle é uma ação administrativa de verificação/check para se constatar se os objetivos das tarefas foram alcançados, e ainda se os mesmo foram alcançados com o melhor desempenho possível (avaliação).

==========================================================

A era da história podemos dizer, é o momento em que a administração aparece de modo mais forte, com maior consistência. Surgem os grandes empreendimentos e magníficas construções erigidas durante a idade média, tais como ojardim da babilônia e as pirâmides do Egito.

Enfim, podemos caracterizar a presença da administração em três grandes momentos: o artesanal, o militarismo e o eclesiástico.

No período artesanal a administração é praticada nas primeiras organizações de origem comercial estabelecidas nos chamados burgos que caracterizavam vilarejos que comercializavam produtos artesanais e venda e troca de produtos principalmente de uso pessoal tais como vestimentas, sapatos, cintos etc.

Neste período alguns elementos ou atividades que envolvem administração são praticados e desenvolvidos seu aperfeiçoamento. São eles: compras, vendas, controle de

estoque, armazenagem e processo de produção individualizado porém com princípios administrativos bem amplos tais como: ordem, disciplina e procedimentos rudimentares descritos que funcionavam como regras de produção artesanal.

No período do militarismo, principalmente ativado pelo povo grego e romano, a caracterização da administração se torna mais desenvolvida. Princípios tais como ordem, hierarquia, disciplina e estruturas de organização militar estão presentes e vigoram como forma de se obter eficácia e eficiência na condução dos recursos organizacionais constantes.

Nota 2:

Os recursos organizacionais são na realidade aquilo que se administra numa organização. São os elementos fundamentais para o funcionamento das empresas. Eles são 4: humanos:humanos, materiais, financeiros e tecnológicos.

 humanos: se referem as pessoas que trabalham na empresa. Devem ser administrados com muito cuidado pois são complexos dado que o comportamento de cada pessoal é individualizado e diferenciado As pessoas ocupam cargos e funções. Possuem chefe, e constroem relações; devem ter um tratamento específico para que os seus respectivos comportamentos atendam as ordens transmitidas corretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com