TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Beneficios

Casos: Gestao De Beneficios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DE BENEFICIOS

1.INTRODUÇÃO

Investir em programas de benefícios para os colaboradores tem feito as empresas ganharem muito mais que um bom clima organizacional. As ações têm refletido no bolso das companhias e na redução do turnover (rotatividade), ajudando a reter talentos e equilibrar operações. As alternativas envolvem tanto instrumentos de compensação financeira quanto ações que promovam qualidade de vida, tão valorizada nos dias atuais. Elevar o grau de satisfação dos profissionais, e dar-lhes razões para querer permanecer na empresa, é o grande desafio colocado à mesa dos gestores de pessoal.

O modelo antigo de benefícios, que obedeciam a uma hierarquia e eram iguais para todos os colaboradores, não funciona mais, para satisfazer o funcionário, os benefícios flexíveis – aqueles que vão além dos obrigatórios por lei – devem se ajustar às necessidades dos profissionais. As organizações não existem sem as pessoas. As pessoas constituem "a peça diferencial" que compõem a organização como parte de um todo. O comportamento individual é um aspecto fundamental do Comportamento Organizacional, pois interfere diretamente e indiretamente nos resultados. As temáticas discutidas e as perspectivas sobre a maneira das pessoas ao desempenhar o trabalho marcaram indelevelmente a maneira como elas foram tratadas pelas organizações e a preocupação destas com o futuro do funcionário. A questão abrange a qualidade de vida, salários, benefícios e consequentemente a satisfação do funcionário ao desempenhar seu trabalho. A questão que norteia muitos administradores abrange o motivo porque as organizações oferecem benefícios aos seus funcionários. Qual a importância dos benefícios e serviços na gestão de recursos humanos nas organizações?

Muitas empresas oferecem benefícios e serviços de maneira para facilitar a vida dos colaboradores. Os benefícios e serviços aos colaboradores são formas indiretas da compensação total. È importante ressaltar a importância dos pacotes de benefícios e dos programas de incentivos, como mais uma ferramenta para a gestão dos recursos humanos das organizações que prevalecem em um cenário de competição no mercado. As organizações precisam dispor de atrativos para reter talentos dentro das organizações. Mas é preciso investir em benefícios? E os custos proporcionados são recompensados? Ao investir em benefícios sociais de forma planejada, estruturalizada e contextualizada com a realidade da organização, se torna em estratégia para auxiliar as organizações a manter seus profissionais preparados, parceiros, profissionais que "vestem a camisa da empresa". Chiavenato (2004), define:

"Benefícios são regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que faz parte da remuneração pessoal. Os benefícios e serviços sociais incluem uma variedade de facilidades e vantagens oferecidas pela organização, como assistência médico-hospitalar, etc. (...) Na verdade, os benefícios além do seu aspecto pecuniário ou financeiro servem para livrar os funcionários de uma série de transtornos, (...). Os benefícios sociais estão intimamente relacionados como aspectos da responsabilidade social da organização (Chiavenato, 2004: 314-315).

A partir desta premissa as origens dos benefícios e o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com