TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Desempenho

Trabalho Escolar: Gestao De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 10

Avaliação do Desempenho e gestão por Competência estão diretamente ligadas, e ambas são essenciais para as empresas que buscam colaboradores capacitados e uma gestão eficaz.

As vezes a empresa possui uma excelente equipe, mas não consegue alcançar suas metas, ou ficam abaixo do rendimento esperado. Isto pode acontecer, quando não há avaliação do desempenho na empresa,as quando a gestão da empresa não foca na sua equipe, podendo gerar um mau aproveitamento dos profissionais.

No processo de Avaliação do Desempenho, a empresa consegue observar e assim detectar se o seu colaborador atende a todas as suas necessidades, se está sendo aproveitado de maneira correta dentro da organização. Assim mostrando uma maneira de destacar os profissionais que tiveram melhor desempenho na equipe, ou seja, os talentos da empresa tendo a possibilidade de remanejar seu quadro de funcionários, gerando promoções, bonificações, reajustes salariais e até demissões.

A Gestão por Competência também é bastante favorável para a empresa e também para o profissional.

Em um processo seletivo,o recrutador avalia se as competências dos candidatos estão de acordo com a vaga em oferecida se irá suprir as necessidades da empresa, se suas competências, pessoais e técnicas se encaixam no perfil da vaga.Podem ocorrer situações, em que o candidato não se encaixa no perfil da vaga que se candidatou, mas em outra que também está disponível e mais adequada às suas competências. Desta forma o processo seletivo torna-se mais proveitoso e com muito mais chances de acertos por parte da empresa na hora da contratação. É possível também detectar os problemas da empresa, onde é preciso haver mudanças, realizar treinamentos específicos por setor, para que toda a equipe caminhe para o sucesso da organização.

A Gestão por Competência, nada mais é do que o ato de observar, desenvolver e nomear as pessoas capacitadas para determinado cargo.

As competências podem ser analisadas através do CHA, no qual o C corresponde ao conhecimento, é o saber; o H são as habilidades, é o saber fazer; o A corresponde às atitudes é o querer fazer.

A Gestão por Competência ajuda as empresas a reconhecer rapidamente os pontos fortes e fracos de cada colaborador.

Iremos definir abaixo os pontos positivos e negativos da Gestão por Competência.

Pontos Positivos:

• Estímulo ao autoconhecimento, as pessoas avaliam onde precisam se desenvolver,

• Dá valor primeiramente à pessoa, depois ao cargo

• Melhora o nível de motivação,

• Melhora o relacionamento entre gestores e liderados,

• Aumenta a produtividade e qualidade dos produtos e serviços prestados,

• Facilita o processo de avaliação e o fornecimento de feedback,

• Diminui o Turnover (rotatividade na empresa);

• Aumenta a satisfação dos clientes,

• Possibilita o reconhecimento dos pontos fortes e fracos de cada funcionário;

• Adequação dos funcionários, ou seja, a pessoa certa no lugar certo, etc.

Pontos negativos:

• Dificuldade em equilibrar as expectativas da empresa e as expectativas das pessoas,

• Pode gerar angustia e ansiedade;

• Frustração do profissional que se desenvolveu, mas terá que aguardar uma oportunidade para ser promovido

• Pode gerar insatisfação entre funcionários que ocupam o mesmo cargo, porém com salários diferentes,

• Se o incentivo se rotinizar a motivação pode desaparecer ao longo do tempo;

• Superar dificuldades com a cultura da empresa,

• Insegurança nos funcionários inexperientes; etc.

História da havan

A sociedade com um amigo foi o ponto de partida para a abertura da empresa. Da junção dos nomes Hang e Vanderlei (o sócio), nasceu a marca HAVAN. A loja que começou pequena, nos anos 90, vislumbrou um novo potencial de mercado com a abertura das fronteiras para produtos estrangeiros. Passou a importar tecidos e artigos de baixo valor agregado.

Em 1999, Luciano Hang percebeu os rumos da economia com a desvalorização cambial e definiu uma nova vocação para a Havan, que a partir de então ingressava no segmento de lojas de departamentos.

Sempre inovando, em 2008, assumiu a restauração do antigo Castelinho da Moellmann, considerado um dos principais cartões postais de Santa Catarina e que encontrava-se em estado de abandono. Com um investimento expressivo e sua visão mercadológica, Luciano Hang implementou a primeira loja temática da rede, aliando o passado e o futuro.

Em 2010, ousa novamente, com a inauguração de uma megaloja em Barra Velha – a Parada Havan.

Hoje o Grupo Havan, liderado por Luciano, contempla além das lojas outros empreendimentos no Sul do Brasil, nos segmentos de geração de energia elétrica, postos de combustível, factoring, hotelaria, entre outros.

O empresário também acumula premiações, frutos do reconhecimento das comunidades onde atua, com um trabalho inovador. Recebeu o Top Turismo ADVB/SC em 2008 e 2010, em reconhecimento aos projetos Castelo Havan e Natal Luz Havan. Já o Prêmio Conceito Varejista foi obtido nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, conferido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau. Da mesma entidade recebeu em 2008 a menção Empresário 2008 e da FCDL/SC foi agraciado em 2009 com o Mérito Lojista Catarinense na categoria Empreendedorismo.

A Havan também recebeu diversas vezes premiações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com