TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Desempenho

Trabalho Escolar: Gestão Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.057 Palavras (13 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Baseado no comportamento humano, uma avaliação implica sérias conseqüências que podem ser positivas ou negativas em relação aos seus objetivos, dependendo de uma série de fatores, entre os quais as bases informativas utilizadas, as variáveis consideradas, os critérios, conceitos e princípios adotados, e até mesmo, crenças, valores e habilidades do avaliador.

Em geral, a organização empresarial, tomada como um sistema aberto possui uma identidade própria, que caracteriza uma cultura organizacional particular, influenciando a sua dinâmica. O ato de avaliar é inerente à própria natureza humana: é o exercício da análise e do julgamento sobre qualquer situação que exija uma apreciação de fatos, idéias, objetivas e também uma tomada de decisão, a fim de se atingir uma situação desejada.

O termo avaliação refere-se ao ato ou efeito de se atribuir valor, sendo que valor pode ser entendido num sentido quantitativo (mensuração) e qualitativo (mérito, importância). Assim, avaliar reportar-se á idéia de fazer uma estimativa e a apreciar de algo. O conceito de desempenho relaciona-se estreitamente ao de eficácia e se refere, de forma genética, a execução de um ato. As avaliações sempre as dão comparando o “executado” com o desempenho “esperado”.

O conceito de desempenho materializa-se através do processo de gestão. No planejamento estebelece-se a expectativa, na execução implanta-se essas expectativas e no controle avalia-se o desempenho das expectativas estabelecidas e implantadas. Assim, conclui-se que a avaliação de desempenho exige expectativas preestabelecidas.

Esse è um grande passo para o sucesso de qualquer modelo voltado á avaliação de desempenho da empresa.

Se a empresa não ficar atenta para esse aspecto, o modelo de avaliação de desempenho corre grande risco de fracassar. Um processo de avaliação de um modo geral, não pode ter um fim em si próprio, mas sim, voltado ao contexto onde se insere.

Desenvolvimento.

Modelo de Gestão

Um modelo de gestão resume-se nos conceitos relativos aos procedimentos gerenciais de uma empresa. Por gestão entende-se o processo de tomada de decisão que compreende as fases de planejamento, execução e controle, tendo por finalidade orientar o processo administrativo de uma organização.

Deve ser compreendido como um subsistema do sistema institucional que é impactado pelas crenças, princípios e valores dos proprietários e gestores da organização.

Embora os valores, as crenças e os princípios não sofram alterações constantes, novas realidades e novos conhecimentos podem modificar a postura não adequada do gestor, levando-o a uma nova situação.

Modelo de Decisão

Um modelo de decisão é entendido como um processo de tomada de decisão para os gestores no exercício de suas funções. A partir de uma visão sistêmica da empresa, agentes externos e internos influenciam no processo decisório.

Outro ponto importante a ser mencionado diz respeito à incerteza inerente ao processo de escolha, que tende a diminuir quando utilizados modelos consistentes de decisões que levam o gestor á melhor escolha.

Para reduzir o grau de incerteza na escolha da melhor alternativa, utilizam-se técnicas probabilísticas, que determinam à freqüência das ocorrências e influenciam o resultado de uma decisão.

As decisões são tomadas tanto do ponto de vista estratégico, como do operacional e administrativo, ou seja, as decisões estratégicas são relacionadas com o ambiente da organização, enquanto as decisões operacionais envolvem a transformação interna dos recursos. Por sua vez, as decisões administrativas preocupam-se com a estruturação dos recursos da empresa de modo a criar possibilidades de execução com os melhores resultados.

Importante que se faça uma conceituação mesmo que sumária de planejamento estratégico e CHAVENATO (4) nos oferecem uma abordagem bem simples e objetiva:

"A estratégia empresarial é a determinação da postura futura da empresa, com especial referência aos seus produtos-mercados sua lucratividade, seu tamanho, seu grau de inovação e suas relações com seus executivos deve ser equacionada pelo planejamento estratégico da empresa, que é elaborado a partir de três atividades básicas, a saber":

• Analise organizacional - análise de condições atuais e futuras da empresa, recursos disponíveis e recursos necessários.

• Análise ambiental - análise das condições e variáveis ambientais, suas perspectivas atuais e futuras, as coações, contingências, desafios e oportunidades percebidas no contexto ambiental.

• Potencialidades, forças e franquezas da empresa, sua estrutura organizacional, sua capacidade e competência.

• Formulação de estratégias - tomada de decisões globais e abrangentes que produzirão efeitos no futuro da empresa dentro de um determinado horizonte estratégico, isto é, dentro de um determinado horizonte de tempo situado em longo prazo.

Um modelo de decisão não deve considerar apenas como as decisões devem ser tomadas, observando apenas as características próprias de cada gestor, mas concentrar várias diretrizes, baseadas em um modelo de gestão pré - estabelecido, que normalize os procedimentos de tomada de decisão que devem ser seguidos, independentemente das características individuais dos gestores.

As diretrizes básicas do modelo de decisão segundo GUERREIRO (5) são:

• O modelo da função objetiva do modelo de decisão do gestor corresponde á otimização do resultado econômico das operações;

• O modelo de decisão do gestor deve estar harmonizado com a missão da sua área de responsabilidade, e esta harmonizada com a missão da empresa:

• O modelo de decisão deve ser caracterizado considerando o aspecto de motivação do gestor, que impulsiona á eficácia da organização.

• A função objetiva do modelo de decisão do gestor corresponde á otimização do resultado econômico das operações;

• O modelo de decisão não deve ser caracterizado apenas com base em metodologia descritiva, tendo em vista que os gestores não utilizam necessariamente os melhores modelos, e que, por outro lado, esses modelos estão condicionados á informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com