TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Operacoes E Logistica

Ensaios: Gestao De Operacoes E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

1. Segundo assertiva formulada pela APQC-Internacional Benchmarking Clearinghouse, as atividades logísticas devem ser divididas em processos operacionais e gerenciais, que uma vez integrados, geram produtos, serviços e informações que agregam valor para o consumidor final.

Descreva, em um texto de 10 a 15 linhas, uma situação na qual esteja claro que a falta de integração entre processos operacionais e gerencias podem conduzir a uma perda de valor para o consumidor final. (2,5 pontos)

As atividades operacionais e gerenciais devem estar fundamentalmente interligadas, Vou tomar como exemplo uma fábrica de refrigerantes, o gerente de venda efetua uma venda de 1000 palets de refrigerante enlatado para um cliente, com prazo para entrega de 10 dias uteis, porém, esse gerente desconhece a quantidade de palets armazenados no estoque que soma somente 300 palets, o setor de produção não consegue atender o pedido do montantante que falta no prazo estabelecido.

Isso posto, por consequência o gerente irá solicitar ao cliente mais prazo para entrega do produto, podendo gerar uma insatisfação e um pedido de desconto pelo atraso ou até uma desistência por parte do cliente, procurando o produto na concorrência.

Para não perder a venda será dado o desconto, gerando prejuízos para a fábrica em relação ao valor que poderia ter ganho se houvesse uma boa comunicação entre o gerente e o operacional.

2. Um exemplo obtido da realidade da importância do tempo na escala de valor do cliente nos é dado pela empresa Benetton, conhecida em todo o mundo como confecção de roupas. A Benetton não tinge seus produtos na própria fábrica, tendo em conta a ampla diversidade de gostos, influências de moda e variedade das estações climáticas nos países em que atua. Os produtos, todos na cor de fundo cinza, são encaminhados aos países destinatários, ficando o tingimento final, pouco antes do encaminhamento aos centros de consumo, a cargo de uma empresa de serviços logísticos.

Esta sistemática, capaz de reduzir prazos de entrega e incertezas ao longo da cadeia de suprimentos, é denominada postponement logístico, cujo significado corresponde a postergação ou adiamento logístico.

Em relação ao exposto acima, apresente um exemplo, obtido da vida prática, de postponement logístico. Após isso, em um texto de 10 a 15 linhas, justifique o seu exemplo de forma a argumentar porque ele é considerado um postponement logístico. (2,5 pontos)

Apresente aqui seu exemplo:

Vou citar a fábrica da Toyota, quando um carro fabricado no Japão é comprado nos EUA, a última etapa de montagem ocorre em um porto próximo a Nova Iorque. A finalização e feita bem próximo ao cliente e atrasada o máximo possível, isso é postponement. A montadora tem equipes que verificam e reparam qualquer problema que tenha acontecido na viajem e o trabalho de customização acontece bem próximo ao cliente, quando o carro já está importado.

Apresente aqui seu texto:

Este um bom exemplo de uma estratégia de postponement: atrasar a diferenciação do produto até que a demanda, se ainda não é totalmente conhecida, também não é totalmente desconhecida. A finalização próximo ao cliente, dá aos vendedores várias semanas para determinar se eles realmente precisam daquelas rodas X ou do GPS Y nos carros.

Uma alternativa seria deixar que o vendedor faça a instalação dos acessórios, o que também existe. No entanto, a instalação centralizada deve ter alguma vantagem em relação aos vendedores. Primeiro, consegue-se um trabalho mais consistente. Isto não faz diferença para alguns eletrônicos que basta ligar um cabo e estão prontos, mas faz quando modificações físicas são necessárias, como por exemplo quando os racks são parafusados no teto. Segundo, o estoque centralizado diminui os custos ao exigir menos estoques. Uma grande pilha de estoque certamente é maior do que cada um dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com